segunda-feira, 16 de novembro de 2009

USP tem novo reitor

Divulgação Científica
USP tem novo reitor
16/11/2009

Agência FAPESP – O novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) é João Grandino Rodas, atual diretor da Faculdade de Direito. A escolha foi feita pelo governador José Serra e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 13.

A escolha se deu a partir de uma lista tríplice definida pela USP no dia 11. Além de João Grandino Rodas, compuseram a lista Glaucius Oliva, diretor do Instituto de Física de São Carlos, e Armando Corbani Ferraz, pró-reitor de graduação. Rodas era o segundo nome da lista.

A posse do novo reitor, que cumprirá um mandato de quatro anos, será no dia 26 de novembro. Rodas será o 25º reitor da USP e o sexto vindo da Faculdade de Direito.

Em entrevista concedida à Rádio USP, Rodas lembrou que a USP praticamente dobrou o número de vagas na graduação nos últimos oito anos e que não se pode pensar nesse ponto apenas como um dado estatístico.

“A USP precisa aumentar o número de oferta de vagas na graduação. Entretanto, não podemos pensar na ampliação de vagas em detrimento da qualidade. No que se refere à graduação, o esforço principal é dar condições melhores para professores e alunos, melhorar laboratórios e bibliotecas. A partir daí, poderemos pensar na ampliação das vagas”, disse.

O professor falou da importância da transparência nas ações e de fortalecer também a extensão universitária. “A proposta é de uma reitoria aberta e que disponha na internet o orçamento e todos os gastos da USP”, afirmou.

Rodas é graduado em Pedagogia e em Direito pela USP (1969). Graduou-se também em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970) e em Música pela Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus (1964).

Defendeu três mestrados. Um em ciências político-econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (1970), outro em direito pela Universidade Harvard, Estados Unidos (1978), e um terceiro em diplomacia, pela Escola Fletcher School de Direito e Diplomacia, nos Estados Unidos (1985).

Em 1973, obteve doutorado em direito pela USP. É livre-docente pela mesma instituição desde 1976. Desde 1993 é professor titular pelo Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito. Antes, em 1990, obteve titularidade em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Rodas é diretor da Faculdade de Direito desde 2006. Na USP, também é representante titular da Comissão de Orientação da Cátedra Anvisa/USP de Vigilância Sanitária e membro do Comitê de Administração do Fundo Ryoichi Sasakawa de Bolsas para Líderes Jovens.

Mais informações: www.usp.br

Nenhum comentário: