sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Canadá em busca de mão-de-obra no Ceará/FIEC/CIN - Mailclipping

Canadá em busca de mão-de-obra no Ceará

O Governo de Québec, no Canadá, está recebendo inscrição de profissionais interessados em migrar para aquele país com o objetivo de participar da vida econômica da província.

A iniciativa é fruto do crescimento econômico da região, que em 2008 foi de 2,5%, propiciando a criação anual de cerca de 75 mil novos empregos.

O baixo patamar de crescimento populacional - a taxa de natalidade da região é de 1,09%, quando o necessário seria 2,1% - propicia a demanda de mão-de-obra estrangeira.

Os imigrantes que chegam a Québec contam com suporte para a integração no mercado de trabalho, aulas de francês gratuitas, visto de residente, entre outros apoios.

Os profissionais mais buscados pela província canadense são os graduados em bioquímica, química, estatística, tecnólogos em engenharia civil, técnicos em farmácia, entre outros; e a remuneração anual varia de US$ 25 mil a US$ 50 mil. As exigências principais à imigração são que o candidato tenha até 35 anos e possua formação técnica ou universitária.

Québec fica localizada no leste do Canadá e recebe um expressivo número de imigrantes motivados por fatores como segurança, bons salários e sistema educacional moderno.

Informações

O Governo da província possui um site em português - www.imigracao-quebec.ca -, destinado aos brasileiros interessados em novas oportunidades de trabalho. Não existe prazo para o término das inscrições, nem limite de imigrantes. O candidato precisa apenas preencher o perfil exigido.

Mais vagas

Nos próximos anos, o mercado local projeta abrir 230 mil empregos no Québec. A província representa cerca de 22% do PIB do país. Em 2008, apresentou uma taxa de crescimento econômico de 2,5%. Este contexto propicia a criação anual de aproximadamente 75 mil novos empregos, que necessitam de mão-de-obra estrangeira devido ao inexpressivo aumento populacional registrado.

Com área equivalente a quase três vezes o tamanho do estado de Minas Gerais e somente 7,7 milhões de habitantes, possui uma densidade demográfica de aproximadamente cinco habitantes por km².

A solução encontrada foi fomentar a ida de imigrantes, para que estes possam participar da vida econômica do Québec. Os imigrantes que chegam contam com suporte para a integração no mercado de trabalho, além de aulas de francês gratuitas, entre outros apoios recebidos logo na chegada.

Fonte: Diário do Nordeste - 19/11/09

Nenhum comentário: