quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hospital de Messejana realiza Campanha Coração na Batida Certa

Hospital de Messejana realiza Campanha Coração na Batida Certa
Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas, 12 de novembro, será realizada a Campanha “Coração na Batida Certa”, com o slogan “Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac). No Ceará, a campanha será realizada no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Nesta quinta-feira, 12, às 10 horas e às 16 horas, serão realizadas palestras educativas para pacientes e acompanhantes, distribuição de material educativos e aferição de pressão arterial. A palestra “Prevenção de Morte Súbita” será ministrada pela médica Stella Sampaio, coordenadora da campanha em Fortaleza e responsável pelo Serviço de Marcapasso do Hospital de Messejana.

A campanha acontece simultaneamente nas principais capitais do País, em 50 centros de referência em atendimento cardíaco, com a realização de atividades educacionais e assistenciais. O objetivo é esclarecer sobre os riscos das arritmias cardíacas e sua importância como causa de morte súbita, incentivando a prevenção da doença e sensibilizando os poderes públicos a tomarem as devidas providências em prol da sociedade.

A morte súbita é uma doença silenciosa, causada por uma arritmia ventricular grave. “Muitas vezes acomete pessoas que aparentemente estão bem, e não sabem que são portadoras da doença. Geralmente, as vítimas são pacientes com diagnóstico de doença cardíaca, ou jovens com histórico de morte súbita na família. Em parte dos casos os sintomas se apresentam através de palpitações e desmaios”, revelou Stella Sampaio.

A médica alertou ainda que a campanha também tem como proposta a criação de uma logística para difusão e a instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, estádios, shopping centers.

O que são Arritmias Cardíacas?

O coração normal trabalha com a batida certa, isto é, seqüência de batidas com ritmo. Quando isso não acontece, temos as chamadas Arritmias Cardíacas. Existem diferentes tipos de Arritmias, como aquelas em que o coração bate rápido (taquicardia), lento (bradicardia) ou apenas com certa irregularidade. Em geral, as Arritmias Cardíacas graves ocorrem em pessoas que possuem doenças do coração, tais como infarto e "coração inchado" (exemplo: Doença de Chagas). Por outro lado, pessoas saudáveis também podem ter Arritmias Cardíacas. Estas, mesmo se não interferem nas atividades do dia-a-dia e não provocam sintomas, podem ameaçar a vida.

Morte Súbita

A morte súbita é a que ocorre sem ser esperada, tanto em pessoas doentes como sadias. A morte se dá durante a primeira hora, entre o início dos sintomas até ser constatado o óbito. Se a pessoa é encontrada morta dentro das primeiras 24 horas depois da última vez em que foi vista com vida, isto também é considerado como sendo morte súbita.Detalhe - Na maioria das vezes, a Morte Súbita é de origem cardíaca

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças. A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.





Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (stella@hm.ce.gov.br / 85 3101.4092)

Nenhum comentário: