terça-feira, 3 de novembro de 2009

Turistas lotam Fortaleza durante feriadão

Turistas lotam Fortaleza durante feriadão
Ocupação hoteleira no feriado em Fortaleza chega a 96,3%, em média, e gera renda de R$ 166,7 milhões. Os dados são da Setur que comemora os resultados e prevê fim de ano e alta estação com resultados inigualáveis

Artumira Dutra
artumira@opovo.com.br
03 Nov 2009 - 01h56min

Os meios de hospedagem de Fortaleza e do Ceará tiveram mais um fim de semana de lotação. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE) a média de ocupação na capital cearense chegou a 96,3%. A pesquisa direta, realizada pelo setor de Estudos e Pesquisas da Setur, mostra que em alguns equipamentos esse número chega a 100%. O impacto na economia gerado pelo fluxo turístico é de R$ 166,7 milhões de reais.

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, afirma que não foi só no feriadão, mas ao longo deste segundo semestre, praticamente em todos os finais de semana, a rede hoteleira alcançou altas taxas de ocupação. Destaca ainda que o crescimento do fluxo turístico também foi grande em março, abril e julho foi o melhor da história do Ceará. ``O Beach Park recebeu mais turistas em julho do que em janeiro``, comenta. Por tudo isso, ele aposta num fim de ano e alta estação inigualáveis.

Destaca ainda que a taxa média de ocupação de Fortaleza está 10% acima da média brasileira. E a média do movimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins, de janeiro a setembro, é de quase 21%, enquanto o segundo colocado no Nordeste fica abaixo dos 10%. Para Maia, tudo isso é resultado do dever de casa cumprido e do investimento em infraestrutura e promoção o ano inteiro. ``Estamos concluindo, nos próximos dias, a sinalização de todo o litoral e construindo uma infraestrutura que vai deixar o Ceará diferente``, diz, ressaltando muitas obras estarão prontas no final de 2010.

O titular da Setur afirma que o Estado apostou numa comunicação diferente e constante para que o público brasileiro tenha o Ceará sempre no imaginário. Explica que, além da publicidade em grandes revistas nacionais fez parceria com apresentadores e programas da Rede Globo. Maia aponta o Seguro Sol, que garante ao turista uma nova viagem de graça se chover durante dois dias seguidos, como outro grande diferencial.

``Não é apenas Fortaleza que recebe turistas. Apenas neste final de semana prolongado, destinos como Canoa Quebrada, Jericoacoara e Porto da Dunas, apresentam taxa de ocupação superior a 87%``, afirma Maia. O empresário pernambucano Carlos Prachedes, 45, foi um dos muitos turistas que estiveram em Fortaleza e passaram pela Praia do Futuro.

Nenhum comentário: