sábado, 21 de novembro de 2009

Pecuarista cearense ganha prêmio nacional/Diário do Nordeste

Pecuarista cearense ganha prêmio nacional
Formatação
Imprimir Enviar Aumentar Diminuir Compartilhamento
delicous digg Google Reader Facebook MySpace Twitter Foto da matéria
Ademárcia Rosa conta que após o curso de empreendedorismo, passou a ser empresária rural em Crateús
21/11/2009


Participante do Programa de Empreendedorismo Rural no Ceará ganha premiação nacional

Fortaleza. A produtora rural, dona da Fazenda Jatobá, no município de Crateús, Ademárcia Temotéo Rosa, foi a ganhadora do prêmio nacional Empreendedor Rural, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE). Ela recebeu a premiação por realizar o projeto "Produção Sustentada de Ovinos e Bovinos de Corte". A entrega do prêmio (uma viagem ao Chile com direito a companhia), feita pela instrutora do Senar, Lurdemelo Macedo, responsável pelo acompanhamento do projeto empreendedor em Cratéus, foi ontem, na sede da CNA, em Brasília. Também foram agraciados mais dois ganhadores, um do Paraná e outro do Rio de Janeiro, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.

O superintendente do Senar-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto, disse que foi muito importante para o Ceará ter ficado entre os três melhores projetos do Programa em nível nacional e destacou que o programa visa desenvolver competências organizacionais na propriedade rural, contribuindo com a gestão da produção como um todo. Ele disse ser uma satisfação destacar o esforço da equipe do Senar-CE, capitaneada pelo titular Anísio Carvalho, presente também à solenidade. "A razão maior desta escolha deve-se à competência da nossa empreendedora Ademárcia Temotéo Rosa, nossa premiada, e o esforço e a dedicação de sua facilitadora, Lurdinele Macedo", afirmou ele. Flávio Saboya destacou que, no Ceará, tem 69 turmas implantadas no decorrer de 2008 e 2009, com mais de 1.200 participantes, em 33 municípios do Estado.

Por telefone, Ademárcia Rosa disse estar muito emocionada com a entrega da premiação e que não esperava pela homenagem. "Foi uma surpresa, melhorou minha autoestima depois do curso do Empreendedor Rural e hoje, com esta homenagem, me sinto cada vez melhor". Ela viaja hoje para o Chile, onde conhecerá fazendas de produção de ovinos, de frutas vermelhas e uva orgânica.

"O Empreendedor Rural superou minhas expectativas. No primeiro módulo achei que seria um outro curso chato, pois além do conteúdo técnico seria abordado o lado comportamental", destaca Rosa, por apreciar os cursos voltados para a área técnica. Segundo ela, a partir do segundo módulo Desenvolvendo Competências Pessoais, passou a aceitar o desafio proposto. E afirma "sem exagero, foi a melhor aula que já assisti".

De acordo com Rosa, antes do programa de empreendedorismo não enxergava a propriedade como uma empresa. Foi durante o curso que passou a ter esta visão, após um diagnóstico da situação da propriedade, onde foram descritos todos os capitais (natural, físico, financeiro, humano e social). A engenheira chegou a conclusão de que as atividades desenvolvidas na propriedade não davam prejuízo, mas também não davam lucro. Ela explica que o retorno anual era de 20,96%. "Estávamos trabalhando de graça", disse.

Para contornar a situação, Rosa, que é filha do proprietário da Fazenda, elaborou um planejamento estratégico, que deve dar um salto na qualidade dos produtos e também na vida dos moradores, fazendo a propriedade produzir baseada na sustentabilidade.

Entre as metas está a expansão da área irrigada; a produção de 100 ovinos/ano, com idade para o abate em até 8 meses e peso vivo, em média, de 37kg; a produção de 14 bovinos/ ano, com o peso vivo médio de 280kg e com idade para o abate de 24 meses; o cultivo de 2ha de milho por ano, além da implantação de um banco de proteína em uma área de 2ha, sendo um hectare de leucena e outro de cunha. Este suplemento deve diminuir o custo de produção. As medidas serão sentidas já no primeiro ano de instalação do projeto na propriedade.

Com a implantação do projeto, a fazenda deverá oferecer produtos de boa qualidade e, também, com baixo custo. A obtenção destas medidas é manter uma rentabilidade compatível com o mercado.

A propriedade da família Rosa tem uma área total de 106,93 há. Sendo 11ha situados na localidade Campo Alegre e 95,93ha na Fazenda Jatobá dos Rosa. A propriedade está limitada ao norte com as propriedades do Dão Chiquinho, Edílson e Rio Jaburu; ao sul, a estrada Jatobá dos Rosa; ao leste, com as propriedades do Manoel Morim e Joaquim Augusto e, à oeste, com o Rio Jucá. A vegetação predominante é a caatinga.

Critérios de Avaliação

A Comissão Julgadora do Programa Empreendedor Rural 2009 no Estado do Ceará, composta por representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) levaram em consideração mais de 20 itens para a avaliação dos projetos, indicando os três melhores projetos para concorrer com outros empreendedores a nível nacional.

O Programa Empreendedorismo Rural possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações. Em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. São 15 módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e humano.

FELICIDADE
"A premiação foi uma surpresa. Com o Empreendedor Rural e a homenagem, me sinto cada vez melhor"
ADEMÁRCIO TEMÓTEO ROSA
Produtora rural de Crateús

Nenhum comentário: