quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Projeto Tradings elevará exportações de pequenas empresas

Projeto Tradings elevará exportações de pequenas empresas
A Apex-Brasil vem buscando novas estratégias para promover o aumento das exportações brasileiras. Uma dessas alternativas – o Projeto Tradings – se concretiza a partir de agora e envolve as comerciais exportadoras (ou tradings), pequenas e médias empresas e compradores internacionais. A meta estabelecida é aumentar em 10%, em 2010, o número de micro e pequenas empresas exportadoras em relação a 2008. Nesse ano, elas foram 11.120 empresas, responsáveis por 1,2% das vendas brasileiras no período (US$ 2,37 bilhões).

No Brasil, 28% das empresas exportadoras são tradings (5.670 pelos dados de 2008). No ano passado, elas foram responsáveis por US$ 21 bilhões em exportações. O Projeto, no entanto, foca suas ações em um número menor de tradings, cujo perfil atende às metas estabelecidas.

A Agência lançou, no início do ano, um banco de dados na Internet (dtb.apexbrasil.com.br/ ), de acesso gratuito, que hoje abrange 538 tradings operando no país, selecionadas pela Apex-Brasil. Todas estão envolvidas nas ações de promoção da Apex-Brasil, junto às pequenas empresas brasileiras por meio de encontros de negócios no Brasil, e no exterior, por meio de missões comerciais e reuniões com grandes importadores. O Diretório das Tradings do Brasil é um catálogo eletrônico, que classifica as tradings conforme o seu perfil de produtos, país de destino, faixa de valores e localização geográfica.

“A idéia de envolver as tradings nas ações de promoção comercial surgiu em 2008, quando iniciamos o trabalho de mapeamento e análise histórica do setor, seguido pelo levantamento dos principais gargalos e sugestões que viabilizassem uma atuação mais arrojada do setor, propondo soluções para os principais entraves”, explica o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.

Diagnóstico e Proposições

Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre as tradings e propor soluções para as dificuldades enfrentadas pelo setor, a Apex-Brasil contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realizou uma análise histórica, levantou obtáculos e indicou sugestões para a dinamização do setor.

Um dos problemas levantados é a baixa procura pelos serviços de tradings, devido ao pouco conhecimento das pequenas e micro empresas. Há carência na divulgação de dados que, adequadamente, as apresente como facilitadoras do comércio internacional.


As tradings criticam o elevado número de garantias exigidas para as linhas de financiamento nas operações internacionais. Outro ponto delicado refere-se ao fato de que a maioria das micro e pequenas indústrias não percebem a exportação como estratégia para o aumento de negócios. Consequentemente, iniciam e interrompem o fluxo de contratos com as tradings, dificultando a formação de parcerias duradouras.

Desde os anos 80, o setor deixou de ser monitorado e avaliado por falta de uma organização ativa. Ao não constituir uma voz representativa, as tradings se deparam com obstáculos para pleitear suas necessidades junto ao poder público.

Para solucionar parte dos problemas, a Apex-Brasil prepara um programa de capacitação que irá munir as tradings com novas competências. A meta é aprimorar o relacionamento entre elas e seus fornecedores (fabricantes brasileiros). Também já está em discussão uma proposta envolvendo BNDES, Banco do Brasil e Apex-Brasil para melhor utilização das linhas de crédito para o setor.

Há ainda um consenso para que a Apex-Brasil apóie, institucional e tecnicamente, a formação de grupos que estruturem uma nova entidade representativa do setor.

Ações para 2010

Março – Projeto Comprador África em São Paulo (importadores de países africanos virão ao Brasil participar de Rodadas de Negócios com tradings brasileiras).


Maio – Projeto Vendedor no Oriente Médio (Rodada Internacional de Negócios em Dubai –Emirados Árabes – com importadores da região).


Agosto – Projeto Vendedor Eurásia (Rodada Internacional de Negócios em Istambul – Turquia – com importadores da região).


Outubro – Projeto Vendedor Sudeste Asiático (Rodada Internacional de Negócios em Xangai – China – com importadores da região).

Fonte: Apex-Brasil - 26/11/09

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