domingo, 6 de novembro de 2011

Ceará vai tirar Copa ´de letra´, diz Bismarck


Ceará vai tirar Copa ´de letra´, diz Bismarck

O secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, mostrou ontem estar confiante quanto ao bom andamento dos serviços que serão oferecidos por Fortaleza e outras cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, durante a realização da competição, principalmente no que diz respeito a hotéis, restaurantes e lazer. "Um país como o Brasil, que tem capacidade de promover eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro, o Carnaval de Salvador e o Fortal, consegue tirar a Copa de letra", garantiu o secretário, ao ser questionado sobre a possibilidade de haver uma superlotação no período dos jogos, podendo gerar um mau atendimento.

A confiança de Maia provém, segundo ele, da boa oferta de leitos na rede hoteleira da cidade, que deve chegar em 2014 a 40 mil, e da qualidade dos outros serviços. Apesar do otimismo, o secretário ressaltou que a estrutura dos nossos hotéis precisa ser renovada. "Do jeito que está, não dá. O setor privado tem que melhorar isso. Trocar os pisos, as camas, os aparelhos de ar condicionado, as televisões e outros aspectos", reclamou o secretário.

Pode melhorar

Do outro lado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, disse que a situação atual é de boa qualidade, mas pode ser melhorada. "É muito mais vantajoso investir na qualificação e atualização dos hoteis que já existem do que construir novos estabelecimentos", avaliou.

Companhias aéreas

Preocupado com o baixo número de companhias aéreas estrangeiras que fazem rotas diretas com Fortaleza, intensificado ainda mais com a recém-saída da espanhola Iberia e, no ano passado, da americana Delta Airlines, o secretário de Turismo, Bismarck Maia, salientou que o Governo do Estado não tem medido esforços para trazer de volta a Iberia, assim como quer atrair companhias de outros países. "Estamos de olho no mercado russo e de outras regiões", garantiu.

Há duas semanas, Maia revelou que também está negociando com a americana United Airlines. Atualmente, as que promovem voos diretos da Capital com o exterior são a portuguesa TAP, a italiana Air Italy, a TACV, do Cabo Verde, e a holandesa Tui Airlines.

Alta estação

O secretário disse que não tem previsões para a alta estação que se aproxima, nos meses de dezembro e janeiro. No entanto, espera hotéis lotados durante o período. Em 2010, o Ceará recebeu cerca de 2,7 milhões de turistas. Até agosto deste ano, a Setur calcula um crescimento de 9% em relação ao acumulado de igual mês do ano anterior.

Para os próximos três anos, tempo que falta para a Copa, Maia diz que o desafio do Estado é promover melhorias em sua estrutura, concluindo o Centro de Eventos, o Acquario, os aeroportos de Aracati e Jericoacoara, e duplicando estradas.

EM NOVEMBRO
Capital sedia conferência de turismo

Evento contará com presença de autoridades estaduais, nacionais e internacionais do setor, além do BID

A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, por meio de seu titular, Bismarck Maia, anunciou ontem a realização, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, da Conferência Internacional de Turismo, que receberá, no Centro de Convenções, diversas autoridades nacionais e internacionais do setor. O tema do evento é "O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração social". O principal objetivo é divulgar ideias e projetos de ministros e secretários de outras regiões, cujas imagens foram reposicionadas no mercado, além de como o segmento pode ser usado para o crescimento de áreas sociais.

Casos de cidades como Barcelona, Buenos Aires e Bilbao serão expostos, além do exemplo de países como a África do Sul e o seu legado social e estrutural após a última Copa do Mundo, ocorrida lá, e a Colômbia, que sofria com uma imagem negativa de região violenta.

Organização

Além da secretaria estadual, a promoção do evento é por conta do Ministério do Turismo, do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e da Organização Mundial do Turismo (OMT). Dentre os principais nomes, estarão presentes o presidente do BID, Luís Alberto Moreno, e o secretário Geral da OMT, Taleb Rifai.

Programação

No primeiro dia de evento, a pauta é a América Latina. Pela manhã, ocorre a palestra "O turismo na América Latina e do mundo: uma análise corporativa", com a participação do diretor executivo da OMT, Márcio Favilla. Em seguida, há a palestra "Ações e visão do BID no campo do turismo na América Latina" e, no fim do turno, um debate sobre os dois assuntos. À tarde, a região debatida e o setor são os mesmos, no entanto, sob a ótica da economia. O dia se encerra com a palestra intitulada "Turismo como gerador de equidade social".

O segundo dia, um pouco mais atrativo, tratará de assuntos como "O turismo como fator de integração regional e a mudança da imagem externa de um país", "Desafios e oportunidades do turismo em megaeventos esportivos" e "Turismo e patrimônio cultural e natural", com casos latinos.

HOJE
Ministro visita obras estruturantes do Estado

O recém-empossado ministro do Turismo, Gastão Vieira, visita hoje, por volta das 9 horas, no Ceará, algumas das principais obras de infraestrutura turística da região. Acompanhado do governador do Estado, Cid Gomes, e do secretário de Turismo, Bismarck Maia, Vieira irá, primeiramente, conferir como andam as obras do Centro de Eventos do Ceará (CEC), 90% concluído e com previsão para ser totalmente erguido no fim de dezembro deste ano.

Em seguida, o ministro fará um sobrevoo pela rodovia estadual CE-040 e pelo Aeroporto de Aracati (a 140Km da Capital). A estrada, que é uma das principais vias do litoral leste, está sendo ampliada. Depois da duplicação entre o início dela em Fortaleza, na avenida Perimetral, até o Iguape, em Aquiraz; será entregue até setembro o trecho restante, entre o Iguape e Beberibe. Mais da metade das obras já está concluída.

Aeroportos

Terceira parada no roteiro, o Aeroporto de Aracati também é uma das obras que visa facilitar o acesso ao lado leste de nosso litoral. O contrato para a aquisição e ampliação da pista de pouso foi firmado por meio da Setur com a interveniência do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado. Após pausa para almoço no Palácio da Abolição com autoridades, a comitiva visita, por último, o Aeroporto de Jijoca de Jericoacoara.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: