domingo, 6 de novembro de 2011

Aerogeofísica fomento CBPM disponibiliza novos levantamentos e reduz preços


Aerogeofísica

CBPM disponibiliza novos levantamentos e reduz preços

Em mais uma iniciativa visando a atrair investimentos para o setor mineral, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM disponibilizou dados de seus dois mais recentes levantamentos aerogeofísicos realizados no estado, nas áreas Ipirá - Ilhéus e Porto Seguro - Caravelas.
Os levantamentos fazem parte do Programa de Cobertura Aerogeofísica do Estado da Bahia que, entre 1975 e 2011, executou 35 projetos de aerogeofísica, em caráter regional e de semidetalhe, cobrindo 307.404 km², o que representa 718.807 km lineares de voo, correspondendo a 48% do território baiano, com um custo de cerca de R$ 31 milhões.
Esses valores acrescidos dos levantamentos aerogeofisicos já executados pela CPRM até junho/2011, torna a Bahia um dos estados brasileiros mais pesquisados por aerolevantamentos de alta resolução, com cerca de 65% da área de seu território coberta, e 100% da área de exposição Précambriana.
O levantamento Ipirá - Ilhéus cobriu uma área de 40.077 km², correspondendo a 86.629 km de linhas de voo e abrange, parcial ou totalmente, territórios de 99 municípios inseridos nas regiões econômicas Sudoeste, Paraguaçu, Recôncavo Sul e Litoral Sul.
O levantamento Porto Seguro - Caravelas cobriu uma área de 8.800 km², correspondendo a 19 mil km de linhas de voo e abrange, parcial ou totalmente, territórios de 10 municípios inseridos na região econômica Extremo Sul.
As áreas são constituidas por reconhecidas potencialidades metalogenéticas, onde ocorre a presença de sequências vulcanossedimentares e corpos máfico-ultramáficos estratificados, com mineralizações de níquel, ferro, manganês, fosfato, quartzo, vermiculita, feldspato, talco, titânio, ouro, cobre e gipsita.
Vale ressaltar a presença do depósito de níquel sulfetado no município de Itagibá, com uma reserva de 159,3 milhões de toneladas com 0,52% de níquel e 0,16% de cobre e a presença do distrito pegmatítico de Castro Alves, com comprovada potencialidade para feldspato e quartzo, que são insumos básicos para as indústrias de cerâmica e vidro.
Paralelamente, além da disponibilização destes dois novos aerolevantamentos, a CBPM está promovendo a redução dos preços de todos os produtos oriundos dos 35 levantamentos aerogeofísicos já realizados pela empresa no Estado da Bahia, buscando com isso facilitar a atração de novos investimentos na mineração.
Esta ação dá continuidade à política de geração e disponibilização de informações da CBPM. O acervo total destas informações aerogeofísicas possibilita um grande salto no conhecimento das potencialidades do subsolo baiano, coroando o imenso esforço do Governo da Bahia em apoiar estes trabalhos inovadores, que são de caráter multiuso, como instrumentos de referência para o desenvolvimento do setor mineral, promovendo a exploração mineral através da geração e ampliação do conhecimento científico.
Os interessados terão acesso à nova tabela de preços, aos parâmetros destes aerolevantamentos e aos procedimentos necessários para aquisição dos produtos através dos Editais da área Ipirá - Ilhéus e da área Porto Seguro - Caravelas, através do email:cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br e/ou através do site www.cbpm.com.br
CBPM - 31/10/2011 - Rafael Avena Neto - Diretor Técnico

Nenhum comentário: