quinta-feira, 23 de julho de 2009

Produção no Ceará cai 22,5%/FIEC

Produção no Ceará cai 22,5%
Enquanto a produção de petróleo e gás da Petrobras, no mês de junho, superou índices de 2008, o desempenho dos poços e plataformas do Ceará ficou aquém do esperado. No país, a estatal produziu uma média de 2.505.379 barris de óleo equivalente por dia, que representa aumento de 3,5% ante igual período do ano passado. No Estado, a média foi de 8.525 barris, que mostram queda de 22,5%.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, desde o primeiro semestre de 2008 a capacidade média de produção diária em poços de terra e mar do Ceará é de 11 mil barris de óleo equivalente. A Petrobras atribui a queda no mês passado a uma paralisação para manutenção no campo de Atum, localizado no município de Paracuru. Segundo a estatal, a atividade já foi retomada.
Se comparada a maio deste ano, a produção total da Petrobras em junho teve redução de 1,6%. A queda foi puxada pelo fraco desempenho da produção interna — a empresa tem campos de exploração em 10 estados. Uma paralisação programada em duas plataformas da bacia de Campos (RJ) e em dois poços do Campo de Golfinho (ES) prejudicou a exploração de petróleo e gás.
Nos nove países onde possui plataformas e poços, a produção da Petrobras registrou, em junho, aumento de 5,4% sobre o mês anterior.
Investimentos
Em 2009 o orçamento da Petrobras na área de exploração e produção de petróleo no Ceará é de R$ 230 milhões. Entre os projetos de investimento, está a ampliação da injeção de água nos campos marítimos, visando o aumento da recuperação de petróleo.
Na área terrestre, para o período de 2009-2013, a companhia estuda a perfuração de centenas de poços a mais na região, com um investimento na ordem de R$ 218 milhões, na produção terrestre.
Para explorar em águas profundas do Estado a estatal prevê a perfuração de três poços, sendo um em 2010 e dois em 2011. Também estão previstas atividades na porção da Bacia Potiguar que se estende para o Ceará, que contemplam estudos geológicos e geofísicos, culminando com a perfuração de dois mais poços exploratórios até o ano 2012.
No momento, está tramitando o processo de licenciamento ambiental, no Ibama, para os poços a serem perfurados na Bacia do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste - 23/07/09

Nenhum comentário: