quinta-feira, 23 de julho de 2009

Chuvas causam queda de 30% na safra cearenseO

Chuvas causam queda de 30% na safra cearenseO presidente Lula lançará hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o Plano de Safra 2009/2010. Para participar do ato, encontra-se em Brasília o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana. Ontem, ele participou de reunião preparatória.
Segundo Camilo Santana, os recursos a serem disponibilizados para o Plano Safra 2009/2010 só serão conhecidos na solenidade, mas ele se diz “otimista” quanto aos repasses federais. A safra cearense, deste ano, conforme o secretário, por causa das fortes chuvas, registrou queda de 30% em média, o que dá uma colheita de 850 a 900 mil toneladas de grãos.
“A gente até comemora, porque, em razão de tanta chuva, temíamos perdas maiores. Claro que há locais onde houve quebra de 50% da produção, mas em média a perda é de 30%”, complementou o secretário. Ele destacou que o milho foi o produto com melhor desempenho e que corresponde a 75% da safra. Já o feijão teve as maiores perdas.
Santana disse que o Seguro Garantia Safra já está fechado em termos burocrático e pronto para atender aos que perderam a safra. O Ceará é o Estado nordestino com o maior volume de cotas para atendimento. “Temos 300 mil cotas, enquanto o segundo lugar é Pernambuco com 100 mil cotas”, acentuou.
Fonte: O Povo - 23/07/09

Nenhum comentário: