quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oportunidade no CInAPCe

Oportunidade no CInAPCe
22/7/2009
Agência FAPESP – O Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética para o Estudo de Modelos Animais tem uma vaga em aberto para pós-doutorado, com bolsa da FAPESP.
O centro fica no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) para atender às necessidades de pesquisa do programa Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro (CInAPCe) da FAPESP.
O centro é responsável pela definição de um sistema de experimentação com MRI/MRS (imagens e espectroscopia por ressonância magnética) para estudos de plasticidade cerebral em animais.
As três fases da pesquisa – definição e identificação das necessidades, desenvolvimento de protocolos e metodologias de MRI/MRS e a operação deste sistema – serão executadas com uma interação muito próxima com membros da rede CInAPCe.
O candidato à bolsa deve ter algumas das seguintes experiências (nem todas necessárias):
Pesquisa em pulsos adiabáticos (desenvolvimento de pulsos de RF e metodologias) com aplicações no desacoplamento, edição espectral, saturação, inversão seletiva (para ASL), refocalização e excitação;
Desenvolvimento, ou pelo menos avaliação, de ressoadores (probes) de MRI/MRS para diferentes núcleos e anatomias específicas de pequenos primatas (marmosets) e roedores, que permitam a utilização de pulsos adiabáticos;
Desenvolvimento de subsistemas de MRI/MRS necessários aos novos experimentos propostos;
Avaliação preliminar e propostas para o desenvolvimento, bem como adaptação, dos atuais módulos do espectrômetro, com perspectiva do desenvolvimento de sistemas dedicados;
Pesquisa em mecanismos de melhoramento de contraste em fMRI, Diffusion Weighted Imaging (DWI, DTI) e Multiple Quantum Filtered MRS.
Segundo o pesquisador responsável pelo projeto, a definição real e propostas detalhadas dependerão das necessidades específicas dos pesquisadores desse e de outros centros de pesquisa do programa. Outros experimentos poderão ser propostos visando à utilização de outras espécies atômicas.
Devido a peculiaridades dos tempos de relaxação, deslocamento químico e outros, cada experimento deverá apresentar condições específicas para a montagem experimental. Nesse ponto, o candidato será auxiliado pelos componentes do grupo em instrumentação de ressonância magnética nuclear.
Candidatos poderão enviar currículo e breve descrição de suas propostas e experiências em pesquisa, bem como questões adicionais para o professor Alberto Tannús, pelo e-mail (goiano@if.sc.usp.br).
O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.
Mais informações: www2.iq.usp.br/docente/srmarana.
Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br

Nenhum comentário: