quinta-feira, 9 de julho de 2009

Organização, programação e ação são termos essenciais para a diversão das crianças e jovens nas férias escolares.

06-07-2009
Julho
O que fazer com os filhos durante o período de férias escolares?
-->


Mês de julho chegou e, com ele, as férias escolares, momento tão aguardado pelas crianças e adolescentes. O termo férias designa o período de descanso que têm direito empregados e estudantes, após um período de trabalho ou de atividades. Provém do latim "feria, - ae" que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava na prescrição religiosa.
As férias de julho apresentam algumas características em comum: crianças e jovens livres dos estudos, acordando tarde, passando horas à frente da TV, navegando na internet, e impacientes de ficar em casa. O recesso escolar faz com que os pais tenham a preocupação em proporcionar atividades de lazer para ocupação do tempo livre dos seus filhos. Além de ser um bom período de descanso às crianças é também uma oportunidade de construir novas relações sociais através do convívio sócio-afetivo com familiares e outras crianças.
Os pais precisam canalizar a energia que provém da garotada para opções sadias e inteligentes de lazer.
Aproveite bem as férias unindo economia e conforto
Uma das opções mais tradicionais nas férias são os acampamentos educativos, onde as crianças viajam para um acampamento de lazer, como sítios e hotéis-fazenda, e se hospedam, geralmente, por uma semana, onde participam das atividades recreativas que propiciam contato direto com a natureza, baseando o trabalho na relação de direitos e deveres, respeitando o próximo e formando novas amizades.
"Mesmo parecendo assustador ficar longe do carinho e conforto de casa, estas são semanas que geralmente ficam marcadas na vida da criança acampante, pela intensidade do que é vivenciado, sempre com muitas festas, brincadeiras e jogos, sendo garantia certa de diversão e animação. As atividades são organizadas e dirigidas por recreadores, que são profissionais competentes para atingir tais objetivos", diz o recreador Gustavo Nakagava.
Porém não devemos deixar de destacar outra opção importante nesse período do ano que é a realização de programas em família. Ações como visitas a museus, aquários temáticos, parques de diversões, circos e exposições tornam-se ótimas possibilidades de manutenção afetiva entre pais e filhos, sendo essas muitas vezes afetadas pela vida cotidiana dos mesmos.
Alimentação x férias: O que fazer com os filhos neste período?
A maioria das cidades possui áreas verdes e estruturadas ao lazer, como parques e bosques. Essas estruturas são excelentes opções para o desenvolvimento e a prática de algumas atividades, como os passeios de bicicleta, skate e patins, e dos esportes, como futebol e voleibol, por exemplo.
Tanto os programas de família e os passeios nos parques são dinâmicas diferentes da rotina familiar e tornam-se inesquecíveis e especiais para pais e filhos. Afinal, o que torna realmente uma atividade especial são os momentos de convívio afetivo e social entre pais e filhos.
Se por algum motivo, a ida aos parques e acampamentos for inviável, outro programa interessante para realizar nas férias é estimular as crianças e jovens para a prática de brincadeiras e jogos tradicionais, podendo ser realizados nas ruas, condomínios residenciais e na própria casa, sendo atividades que levam a marca cultural, pois o avô brincou, o pai aprendeu e ensinou ao filho.
O jogar peão, bolinha de gude, ioiô, soltar pipa, brincar de pega-pega, esconde-esconde e pular corda nunca estiveram tão na moda, pois possibilitam a diversão saudável, substituindo os jogos eletrônicos e o não fazer nada (ociosidade).
Vai viajar? Já preparou as malas? Veja a listinha do que levar
"O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, mental e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os tempos mais remotos. Por meio dele a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão-adulto", explica Kaoê Gonçalves, sócio-proprietário da Supimpa Recreação e Eventos.
Um ponto importante, de acordo com Tiago Aquino da Costa e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), é que os pais se certifiquem da qualificação dos recreadores, já que esses profissionais atuarão de forma direta na vida de seus filhos, levando-os a estados psicológicos positivos por meio dos jogos e brincadeiras.
Independente de qual seja a escolha, os pais devem entender que seus filhos têm muita energia e disposição, vão fazer algumas traquinagens e às vezes irão além do permitido. É importante estabelecer regras e criar caminhos para que toda essa energia seja bem distribuída e direcionada, afinal, como podemos reclamar que nossos filhos ficam tempo demais na frente do computador se não oferecemos opções de lazer? Estimular novas práticas de lazer pode ser um grande desafio aos pais nesse período de férias.
Organização, programação e ação são termos essenciais para a diversão das crianças e jovens nas férias escolares.
Agradecimentos - Recreador Gustavo Nakagava, coordenador de eventos empresariais da Ludo Eventos.Recreador Kaoê Gonçalves, sócio-proprietário da Supimpa Recreação e Eventos - kaoegiro@yahoo.com.br - (11) 7837-7815.Recreador Tiago Aquino da Costa e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE) e professor de Recreação da Uniban - tiago@supimparecreacao.com.br - (11) 7673-4671.

Nenhum comentário: