domingo, 27 de março de 2011

transferências de água necessitam de um melhor tratamento - relatório

Transferências maciças de água entre bacias hidrográficas - os chamados mega-transferências - pode resultar em degradação ambiental generalizada como os níveis de exigências dos órgãos reguladores envolvidos nos processos não são suficientemente rigorosas, segundo um novo relatório da WWF para a Semana Mundial da Água. O "Pipe Dreams?" Relatório investigou a prática de todo o mundo, incluindo os regimes na Europa, Austrália, África do Sul, América do Sul e Ásia, cada vez revelando um alto custo e estratégia de alto risco.

Estima-se que na próxima década o volume de água utilizado em tais transferências, atingirá cerca de 800 quilômetros cúbicos por ano, com o número total de esquemas que variam entre 760 e 1.240 a nível mundial - os valores que definem a sua própria escala da prática.

"Com o número de sistemas de água grande transferência, possivelmente, quase triplicando em 2020 eo volume de água transferido deverá duplicar, mal avaliados mega-transferências têm o potencial de causar danos imensos em ambas as comunidades doando a água e as comunidades de recebê-lo", disse Dave Tickner, chefe do WWF-Reino Unido de água doce.

"Não se arrisque em transferências interbasin menos que você tenha feito sua lição de casa sobre os impactos e alternativas", acrescentou. "Caso contrário, você poderá enfrentar impasses planejamento sério, o déficit operacional, perturbações económicas e ambientais imprevisíveis, e caro acompanhamento de obras, que só em parte reparar o dano. Se a evolução dos lençóis freáticos através das alterações climáticas não são devidamente tidos em conta, a água prevista para a transferência pode não ser lá mais no futuro. "

Nenhum comentário: