domingo, 20 de março de 2011

O Dia Mundial da Água, 22 de março,


O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado em 1992, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, quando foi aprovado o texto da Declaração Universal dos Direitos da água, composto por 10 artigos.

Em seu artigo primeiro o texto diz: “A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.” Portanto, cabe a todos nós cuidar, educar, enfim, ser guardiãs e guardiões da preservação deste líquido precioso.

Nesse ano de 2010, o tema proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser trabalhado é “Água limpa para um mundo saudável”.

A escola enquanto instituição educativa tem o dever de desenvolver com seus alunos atividades relacionadas ao tema de acordo com a faixa etária dos educandos. No entanto, ações mais efetivas, posturas mais responsáveis deveriam permear o nosso cotidiano.

Sabemos que a vida moderna nos trouxe muitos “benefícios”, que facilitam o nosso dia a dia: máquinas domésticas, carros e mesmo uma variedade de artigos descartáveis ou de “vida curta” que logo serão descartados, são utilizados por nós todos os dias.

Se por um lado esses “benefícios” tornam a nossa vida mais fácil, por outro lado, isso gera um consumo de bens naturais como água, energia hidráulica, além de muitas vezes provocar a contaminação da água, do ar e do solo.

Precisamos nos questionar diariamente tentando obter um equilíbrio, de como usufruir dos recursos que nos é oferecido pela sociedade de consumo e ao mesmo tempo preservar a qualidade da água, do solo e o do ar, enfim a Vida no planeta Terra. Esse é um constante desafio.

Desafio esse que precisa do trabalho das escolas, dos demais órgãos governamentais, das associações, das igrejas, dos meios de comunicação, etc. Todos têm o papel de sujeitos nessa empreitada.

Pesquisas nos informam que 97% da água do planeta está nos oceanos e mares, portanto é salgada; 2% está armazenada nas geleiras em lugares inacessíveis; e apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera.

Muitas pessoas desinformadas e educadas dentro de uma concepção que concebia a água como um recurso infinito, não acreditam na possibilidade de ficarmos sem água potável!

Segundo dados postados no site www.aomestre.com.br por Priscila Risso, a média de consumo dos brasileiros é de 240 litros por dia, enquanto que a ONU propõe um consumo diário de 150 litros. Vejam que gastamos quase 100 litros a mais!

Portanto o compromisso com as futuras gerações é de todos, temos que nos comprometer! Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, nos propõe uma reflexão, que considero pertinente: “Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, se atrelam a um passado de exploração e rotina”.

Não podemos pensar somente no nosso bem estar e nem fechar os olhos para o problema. Talvez seja preciso deixar de lado alguns “benefícios” e fazer alguns “sacrifícios” em prol da preservação da Vida no planeta.

Maria Cecilia Rizo Pereira, Mestre em Educação pela FCTUNESP e Professora Coordenadora Pedagógica da E.M. Dr. Francisco Marques Bonilha de Martinópolis

Nenhum comentário: