sábado, 26 de março de 2011

Chuvas de verão: Importância da geologia na prevenção de desastres naturais

Chuvas de verão: Importância da geologia na prevenção de desastres naturais

25/3/2011

Dia 30/3/2011

Faltam 4 dias para o início do evento. Duração: 1 dia

Agência FAPESP – O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental realizarão no dia 30 de março, em São Paulo, o workshop Chuvas de verão: Importância da Geologia na prevenção de desastres naturais.

O evento debaterá a importância do conhecimento geológico na redução dos desastres naturais relacionados a escorregamentos e inundações, fenômenos naturais que fazem parte do cotidiano da população brasileira e que são passíveis de serem previstos.

Especialistas discutirão a atuação do poder público, dos institutos de pesquisas e da universidade na previsão e prevenção dos desastres naturais, bem como no gerenciamento do risco inerente, particularmente no período das chuvas de verão.

“Chuvas de verão no município de São Paulo”, “A abordagem fisiográfica na cartografia de perigos e riscos”, “História do desenvolvimento do mapeamento de risco como atividade do geólogo”, “Cartas geotécnicas e cartas de risco: distinções no significado, na elaboração e no uso” e “O serviço geológico no Brasil – CPRM – Atuação na prevenção de desastres naturais” serão alguns dos temas em pauta.

Mais informações: www.igc.usp.br

Nenhum comentário: