segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oceanos e Sociedade

Oceanos e Sociedade

4/10/2010

Dia 18/11/2010

Faltam 45 dias para o início do evento. Duração: 1 dia

Agência FAPESP – O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, no dia 18 de novembro, o evento “Oceanos e Sociedade”, com a proposta de debater o papel da pesquisa oceanográfica na elaboração de políticas públicas e seus impactos na sociedade.

Estão previstas as mesas-redondas “Pesquisa oceanográfica e políticas públicas no Brasil: lacunas e potencialidades” e “Pesquisa oceanográfica e políticas públicas no Brasil: políticas de fomento” e a conferência “A Comissão Oceanográfica Intergovernamental e suas linhas de atuação”.

A abertura do encontro será feita por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

O evento lembrará várias datas comemorativas, como os 50 anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o 60º aniversário da primeira expedição oceanográfica brasileira e o 60º aniversário do Brazilian Journal of Oceanography e o 120º aniversário de nascimento do professor Wladimir Besnard.

Falecido há 50 anos, Besnard é considerado o pioneiro da pesquisa oceanográfica brasileira. Foi fundador do Instituto Oceanográfico da USP e sua contribuição à pesquisa foi reconhecida pela comunidade científica por meio de inúmeras espécies que levam o seu nome, o qual também batiza o navio oceanográfico da universidade. Sua trajetória profissional foi contada no livro Prof. Wladimir Besnard, cujo lançamento será feito durante o evento.

O Instituto Oceanográfico da USP fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

Mais informações: www.oceanosesociedade.io.usp.br

Nenhum comentário: