quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que vem a ser a próstata?

O que vem a ser a próstata?
A próstata é uma glândula (estrutura que secreta alguma substância) exclusiva do sexo masculino e que se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Ela pesa entre 25 e 30 gramas e tem formato de uma castanha. Sua consistência torna-se endurecida quando apresenta câncer.

Qual a função da próstata?
Ela produz cerca de 70% do líquido seminal, substância fundamental na vitalidade e no transporte dos espermatozóides. Portanto, a próstata representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Qual a relação entre próstata e ereção?
Diretamente, nenhuma. A ereção masculina depende de fatores orgânicos como: secreção normal de testosterona (hormônio masculino), aporte sangüíneo satisfatório e condução adequada de impulsos nervosos. Além disso, é necessária uma boa condição emocional. Na superfície externa da próstata estão situados alguns nervos chamados erigentes, que podem ser lesados por trauma ou ocasião da retirada completa da glândula, nos casos de câncer.

Existe alguma relação entre o câncer de próstata e a propensão familiar?
Sim. Um homem que tenha um parente de primeiro grau com câncer de próstata tem ao redor de duas vezes mais chances de ter a doença. Com dois parentes relacionados, o risco de desenvolver este câncer sobe para quase nove vezes.

Qual a chance de um homem ter câncer de próstata durante a sua vida?
De maneira geral, esta doença acomete cerca de 10% dos homens após os 50 anos. À medida que a idade avança, as chances crescem, chegando a acometer cerca de 50% dos homens aos 75 anos.

A partir de que idade e com que freqüência deve-se efetuar o toque retal?
A partir dos 45 anos é aconselhável a sua realização anual. Caso haja algum caso de câncer de próstata num parente relacionado, aconselha-se o seu início aos 40 anos. Existem alguns dados recentes que tentam identificar, através da dosagem inicial do PSA [sigla em inglês para dosagem do antígeno prostático específico] e seu posterior comportamento ao longo do tempo, quais homens devem ser avaliados de maneira mais cuidadosa. Pacientes com níveis de PSA muito baixos e com toque retal normal podem ser avaliados com intervalos mais longos.

Existe algum exame que substitua o toque retal?
Não. Ainda nenhum exame foi capaz de avaliar, com a mesma eficácia, a consistência da glândula que sua palpação digital. O câncer da próstata pode se apresentar como uma área endurecida na sua porção periférica, região esta facilmente acessível ao toque retal.

Fonte: “Câncer de Próstata – Tire suas dúvidas - 99 respostas e um alerta”.

Nenhum comentário: