terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mais de 400 crianças morrem envenenadas por chumbo na Nigéria

Mais de 400 crianças morrem envenenadas por chumbo na Nigéria

1 hora, 45 minutos atrás

KANO, Nigéria (AFP) - Mais de 400 crianças menores de cinco anos morreram por envenenamento causado por chumbo nos últimos seis meses no norte da Nigéria, declarou nesta terça-feira à AFP El Shafii Muhammad Ahmad, coordenador dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"Segundo as cifras sobre as mortes por envenenamento por chumbo, mais de 400 crianças morreram nos últimos seis meses, no estado de Zamfara", declarou Ahmad, coordenador de MSF em uma cidades dessa região.

"Achamos que a cifra pode ser muito mais elevada", acrescentou, ao enfatizar que muitos casos de envenenamento não foram denunciados.

Esse envenenamento em massa, revelado há alguns meses, aconteceu porque garimpeiro voltaram de uma mina de ouro com blocos de rocha que estavam contaminados sem que soubessem.

A terra das rochas fez as águas ficarem contaminadas e também inúmeros habitantes inalaram partículas de poeira.

Em setembro passado, num primeiro relatório, a ONU indicou que 18.000 pessoas podem ter sido afetadas.

Segundo o MSF e a ONU, os aldeões temem que, por causa dessa catástrofe, a busca pelo ouro artesanal, que dá maiores rendimentos que a agricultura, seja proibida.

"Um grama de ouro é vendido a 3.500 nairas (26 dólares), enquanto que 50 kg de milho valem 6.000 nairas", explicou um dos habitantes de uma aldeia contaminada à AFP.

Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados.
Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados.
Privacidade - Termos do Serviço - Direitos Autorais

Nenhum comentário: