segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã



Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasileira

Brasília – Os candidatos que tiveram a inscrição homologada para participar do processo de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina têm até as 23h59 de amanhã (12) a fim de fazer o cadastramento para as próximas etapas da avaliação.



Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país. Os ministérios da Saúde e da Educação deram início em 2009 a um novo sistema de reconhecimento desses documentos, já que o processo anterior era demorado e podia levar até seis anos.

A primeira fase do processo de validação foi a apresentação de documentos para comprovar que o candidato atendia a alguns pré-requisitos como o de ter concluído o curso de medicina em universidades reconhecidas com carga horária mínima de 7,2 mil horas.

Os 500 selecionados nessa fase participarão agora de provas objetivas e discursivas. A data provável para aplicação dos testes é dia 24 de outubro. Os locais serão divulgados na página do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), que é o responsável pelo certame.



Para ser aprovado, o candidato precisará obter um mínimo de 112 pontos. Quem atingir essa média passa para a última fase do processo, um exame prático de habilidades clínicas. A avaliação está prevista para ser aplicada nos dias 4 e 5 de dezembro.

O projeto piloto de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina no Brasil recebeu 502 inscrições. A maioria dos candidatos estudou na Bolívia (237), seguido por Cuba (154) e Peru (24).



Edição: Aécio Amado

Nenhum comentário: