segunda-feira, 30 de julho de 2012

GREVE DOS PROFESSORES


Professores das universidades federais do Ceará, em greve desde 12 de junho, rejeitaram a proposta do Governo Federal, apresentada na terça-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia entre 9h e 12h desta segunda-feira (30), no auditório do Centro de Tecnologia do campus do Pici.
Segundo o Sindicato dos  Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), cerca de 295 professores participaram da assembleia, de forma presencial. Outros 30 professores, no Cariri, e seis, em Sobral, participaram por meio de videoconferência. Na ocasião, ficou decidido que não seria feito plebiscito, portanto a decisão da assembleia é definitiva.
Na quarta-feira (1º), a posição das universidades federais cearenses será apresentada ao Governo Federal, em reunião, entre Ministério da Educação (MEC), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).
A última proposta do Governo foi de reajuste mínimo em 25% em cima dos salários atuais, com alteração máxima de 40%, para os professores titulares em regime de dedicação exclusiva. Esse reajuste, contudo, só será integralizado 2015, sendo a primeira parcela paga em 2013 e as demais em março de 2014 e de 2015.
A assembleia que estava pré-agendada para sexta-feira (3) na UFC foi cancelada. A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem cerca de 2.500 docentes.

Nenhum comentário: