domingo, 22 de julho de 2012

Escolher a carreira


Feira da USP orienta jovem sobre carreira

Categoria: AgendaCarreiraeducação
Bernardo Caram
Especial para o Jornal da Tarde
Escolher a carreira é um dilema para grande parte dos alunos de ensino médio. Para facilitar a escolha, ter contato com estudantes e profissionais das mais diversas áreas pode ser uma boa opção. Essa é a proposta da Feira de Profissões, que é realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e está com inscrições abertas.
A sexta edição do evento ocorre nos dias 2, 3 e 4 de agosto e deve receber 50 mil estudantes. No Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP) serão montados 70 estandes com informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela universidade. Os visitantes terão contato com a vivência de funcionários, professores e alunos de graduação.
De acordo com a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Maria Arminda Arruda, a feira vai apresentar tudo o que a universidade oferece em termos de carreira. As profissões de todas as áreas de conhecimento estarão presentes. “Teremos muitas possibilidades de esclarecimento”, garante.
Segundo a pró-reitora, os alunos poderão conhecer experimentos e protótipos desenvolvidos na USP, além de assistir a palestras de professores importantes em várias áreas.
Na edição de 2011, estiveram presentes alunos de 136 escolas particulares e 120 escolas públicas. A orientadora educacional do Colégio Montessori Santa Terezinha, na região do Jabaquara, Ivete Segabinazzi, acredita que a feira é uma ótima oportunidade para os alunos. Ela observa que mais da metade deles chega à reta final do ensino médio com muitas dúvidas sobre qual carreira seguir.
Para Ivete, por causa do leque cada vez maior de opções de graduação, os jovens acabam ficando confusos. Só na USP, são oferecidos 240 cursos e habilitações. “Mais do que conteúdo pedagógico, o papel mais importante da escola é de orientar”, diz.
Ivete destaca que os alunos costumam ter uma visão distorcida dos cursos. Por isso é importante esse contato com pessoas que podem apresentar a realidade das carreiras. “Os estudantes voltam da feira com objetivos mais claros. Eles começam a se preocupar mais com essa fase de decisão”, acrescenta a orientadora.
Aos 16 anos, a estudante Beatriz da Matta já precisa fazer a difícil escolha. Ela está no terceiro ano do ensino médio mas ainda está em dúvida entre psicologia e música. Beatriz diz que está preocupada com a proximidade das inscrições do vestibular, que começam em setembro, e tem vontade de visitar a feira para conhecer um pouco mais de cada carreira.
A ideia é que jovens como Beatriz saiam da feira com todo tipo de informação sobre os cursos, como disciplinas, grade de estudos, duração, estágios e mercado de trabalho.
O estudante da pós-graduação de Química da USP São Carlos Érik Ceschini, já passou por essa fase. Ceschini conheceu a universidade em 2004 durante uma feira de profissões. Logo que entrou na graduação, resolveu ser monitor. Pelo sexto ano consecutivo ele estará entre as pessoas que vão oferecer orientação aos visitantes. “Eu sempre me coloco no lugar deles. Tento falar aquilo que eu gostaria de ter ouvido quando tinha dúvidas”, diz.
De acordo com o diretor do Nace Orientação Vocacional Sílvio Bock, a escolha é sempre difícil para o ser humano. No caso dos jovens, é ainda pior. “É uma das primeiras escolhas feitas sem a tutela dos pais. Traz uma dose maior de insegurança e angústia”, explica.
O pedagogo ressalta que uma boa escolha envolve conhecimento de si mesmo, da realidade em que a pessoa vive e das carreiras. Segundo Bock, a feira é uma forma de obter informações antes de tomar a decisão.
Serviço:
Dias: 2, 3 e 4 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: CEPEUSP – Centro de práticas esportivas da USP – Praça 2 – Professor Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Inscrições individuais e grupos escolares somente pela internet:
 uspprofi at usp.br

Nenhum comentário: