quinta-feira, 12 de julho de 2012

ANA recebe missão da China sobre recursos hídricos


ANA recebe missão da China sobre recursos hídricos
3/7/2012
Andreu (à esq.) e Siyi conversam sobre parceria entre dois países
chamada
Gestão integrada de recursos hídricos, hidroeletricidade e desenvolvimento sustentável. Estes foram os temas principais da reunião entre o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o vice-ministro de Recursos Hídricos da China, Hu Siyi, nesta terça-feira, 3 de julho, na sede da ANA em Brasília.
 
Enquanto Andreu e a equipe da Agência traçaram para o vice-ministro chinês o panorama da situação dos recursos hídricos no Brasil, Siyi destacou o interesse da missão da China em aprender experiências brasileiras na gestão integrada de recursos hídricos e na proteção dos recursos naturais. “A missão veio para conhecer as políticas públicas e medidas no tema dos recursos hídricos”, afirmou Siyi.
 
Outro tema tratado durante o encontro foi o memorando de entendimento na área de recursos hídricos, assinado em 12 de abril de 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e pelo Ministério de Recursos Hídricos da China. Entre os temas do memorando, estão: o controle de enchentes, o combate a seca e a mitigação de eventos críticos; a gestão sustentável e proteção dos recursos hídricos; a proteção e restauração dos ecossistemas aquáticos; o reforço e reabilitação de barragens; e os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos.
 
Segundo o vice-ministro chinês, os dois países vivem contextos parecidos no setor de recursos hídricos e podem contribuir mutuamente. “China e Brasil têm desafios e problemas semelhantes na gestão de recursos hídricos e esperamos que a cooperação seja proveitosa para ambos os países”, destacou Siyi.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Flávio Serra/Banco de Imagens ANA

Nenhum comentário: