quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ROCHAS ORNAMENTAIS


Copa: mercado de Rochas Ornamentais vê bons negócios

Faltando pouco mais de dois anos para a realização da Copa do Mundo no Brasil, o presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Roberto do Amaral Ribeiro, está otimista com a expansão do setor no Estado até 2014. "Muitos aspectos positivos estão acontecendo no momento. Com as obras da construção civil aquecidas, e nós trabalhamos para abastecer esse mercado, temos uma excelente expectativa para criarmos um ambiente de negócio saudável e competitivo", comentou.
Exportações recordes
 
Um setor que em 2011, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), bateu recorde de exportações, embarcando do Brasil para outros países um montante de US$ 999,6 milhões em produtos como granito e mármore. Ocupando a 4ª colocação no ranking brasileiro de vendas externas de Rochas Ornamentais, o Ceará deteve no último ano uma fatia de 1,34% do embarque do setor ao mercado internacional. Ao todo, o Estado registrou uma cifra de US$ 13,4 milhões.
 
Ficando atrás do Espírito Santo (maior produtor brasileiro), Minas Gerais e Bahia, o grande diferencial de 2011 foi que o Ceará passou a vender mais produtos manufaturados, registrando um crescimento de 7,08%, enquanto que as exportações de blocos registraram uma queda de 17,94%.
 
As Rochas Ornamentais são usadas, sobretudo, para atender as demandas do setor de construção civil, onde são utilizadas em pisos, decoração, revestimentos, móveis, dentre outras aplicações.
 
Com participação de aproximadamente 5% na produção mundial de blocos de mármores e granitos e com aproximadamente 6% do volume total das exportações mundiais, o Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de rochas ornamentais e vem se consolidando como exportador, sendo 80% de suas vendas internacionais constituídos por matéria-prima bruta.
 
Feira
 
Com o mercado brasileiro fortalecido e com a previsão de crescimento - por conta dos investimentos para a Copa e também dos Jogos Olímpicos em 2016 -, a Vitória Stone Fair 2012, considerada uma das principais feiras do segmento, exibirá a rica diversidade de granitos clássicos e exóticos brasileiros, mármores portugueses e egípcios, ardósias e quartzitos.
 
O evento, que será realizado entre os dias 7 e 10 de fevereiro na cidade de Vitória (ES), ocupará uma área de 35 mil metros quadrados com previsão de receber visitantes de 65 países e de estados brasileiros. Serão cerca de 400 expositores, sendo 110 internacionais. "A Vitória Stone Fair é o termômetro do mercado mundial de rochas ornamentais, sendo um espaço de apresentação de novos materiais, produtos, equipamentos e insumos, consolidando ainda mais o desenvolvimento e maturidade do setor. Estamos confiantes no aumento no fluxo de visitantes", destaca a organizadora do evento, Cecília Milanez.
 
Além das rochas, as empresas irão apresentar o que há de mais moderno em equipamentos, máquinas e insumos para a cadeia de rochas ornamentais. São produtos que vão desde máquinas pesadas, teares de multifios diamantados e peças para os equipamentos de extração até o beneficiamento. "A Vitória Stone Fair deste ano comprova o fortalecimento da imagem do Brasil no mundo, apostando na diversidade de suas rochas ornamentais e por ser um ambiente favorável para a realização de novos negócios", ressalta Cecília Milanez.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: