quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conselho de Direitos Humanos procedimento de denúncia

Conselho de Direitos Humanos procedimento de denúncia
Em 18 de Junho de 2007, o Conselho de Direitos Humanos aprovou o texto Presidente intitulado "Conselho dos Direitos Humanos: Desenvolvimento Institucional" (Resolução 5/1) pelo qual um novo procedimento de denúncia está sendo criado para tratar padrões consistentes de bruto e confiável atestada violações de todos os direitos humanos e todas as liberdades fundamentais que ocorrem em qualquer parte do mundo e sob quaisquer circunstâncias.

O novo procedimento de denúncia é estabelecida em conformidade com o mandato confiado ao Conselho de Direitos Humanos pela Assembléia Geral da Resolução 60/251 de 15 de Março de 2006, em que o Conselho foi convidado a analisar e, se necessário, melhorar e racionalizar, dentro de um ano depois a realização de sua primeira sessão, todos os mandatos, mecanismos, funções e responsabilidades da antiga Comissão de Direitos Humanos, incluindo o processo de 1503, a fim de manter um sistema de procedimentos especiais, consultoria especializada e um procedimento de queixa.

Assim, o ECOSOC Resolução 1503 (XLVIII) de 27 de Maio de 1970, revisto pela Resolução 2000/3, de 19 de Junho de 2000, serviu como base de trabalho para o estabelecimento de um novo procedimento de denúncia e foi melhorada quando necessário para garantir que o processo de reclamação ser imparcial , objetivo, eficiente, as vítimas orientadas e conduzidas de uma forma atempada.

Revisão do procedimento 1503
Em conformidade com o mandato que lhe foi confiada pela Assembléia Geral, o Conselho decidiu em 30 de junho de 2006 para estabelecer o Grupo de Trabalho sobre a aplicação do parágrafo dispositivo 6 da resolução da Assembléia Geral 60/251 (decisão 1/104), para formular recomendações concretas sobre a questão da revisão e quando necessário, melhorar e racionalizar todos os mandatos, mecanismos, funções e responsabilidades da antiga Comissão de Direitos Humanos, incluindo o processo de 1503.

O Grupo de Trabalho realizou três formais abertas sessões de 13-24 novembro de 2006, 05-16 fevereiro de 2007 e 10-27 abril de 2007. O segmento sobre o processo de reclamação foi presidida pelo Representante Permanente da Suíça, que foi nomeado pelo Presidente do Conselho, para facilitar as consultas sobre esse mecanismo. As discussões no Grupo de Trabalho e várias rodadas de consultas informais foram realizadas com base em um quadro inicial e, posteriormente revisado para discussões elaboradas pelo facilitador. Após a última sessão do Grupo de Trabalho, uma proposta final (A/HRC/5/15) foi apresentado pelo Facilitador do Presidente, tendo em conta, na medida do possível, as posições expressas durante vários meses de consultas, com uma com vista a facilitar a elaboração da seção sobre o processo de reclamação de um documento final sobre o reforço das instituições do Conselho a adoptar em Junho de 2007.

Os resumos das discussões realizadas no Grupo de Trabalho sobre o processo de reclamação estão contidas em documentos A/HRC/3/CRP.3, A/HRC/4/CRP.6 e A/HRC/5/CRP.6.

Como funciona o procedimento de queixa?
Nos termos da resolução do Conselho de 5/1, o procedimento de reclamação está sendo criado para tratar padrões consistentes de bruto e confiável atestada violações dos direitos humanos e todas as liberdades fundamentais que ocorrem em qualquer parte do mundo e sob quaisquer circunstâncias.

Ele mantém a sua natureza confidencial, com vista a reforçar a cooperação com o Estado em causa. O procedimento, inter alia, é ser vítimas orientada e conduzida de uma maneira oportuna.

Dois distintos grupos de trabalho - o Grupo de Trabalho sobre Comunicação e do Grupo de Trabalho sobre Situações - são estabelecidas com o mandato de analisar as comunicações e para chamar a atenção dos padrões do Conselho consistentes de bruto e confiável atestada violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Manifestamente infundada e comunicações anônimas são avaliados pelo presidente do Grupo de Trabalho sobre Comunicações, juntamente com a Secretaria, com base nos critérios de admissibilidade. Comunicações que não são rejeitados na triagem inicial são transmitidas ao Estado em questão para obter seus pontos de vista sobre as alegações de violações.

O Grupo de Trabalho sobre Comunicações (WGC) é designado pelo Conselho de Direitos Humanos Comitê Consultivo de entre os seus membros por um período de três anos (renovável uma vez mandato). É composto por cinco peritos independentes e altamente qualificados e é geograficamente representativo dos cinco grupos regionais. O Grupo de Trabalho se reúne duas vezes por ano para um período de cinco dias úteis para apreciar a admissibilidade e os méritos de uma comunicação, inclusive se a comunicação por si só ou em combinação com outros meios de comunicação, parece revelar um padrão consistente de grave e confiável atestado de violações direitos humanos e liberdades fundamentais. Todas as comunicações admissíveis e recomendações são transmitidas para o Grupo de Trabalho sobre Situações.

O Grupo de Trabalho sobre Situações (WGS) composto por cinco membros indicados pelos grupos regionais entre os Estados membros do Conselho para o período de um ano (renovável mandato uma vez). Ele se reúne duas vezes por ano para um período de cinco dias úteis, a fim de analisar as comunicações para ele transferidos pelo Grupo de Trabalho sobre Comunicações, incluindo as respostas dos Estados respectivos, bem como as situações que o Conselho é já apreendidos sob a acusação de procedimento. O Grupo de Trabalho sobre Situações, com base das informações e recomendações fornecidas pelo Grupo de Trabalho sobre Comunicação, apresenta ao Conselho um relatório sobre padrões consistentes de bruto e confiabilidade atestada violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais e faz recomendações ao Conselho sobre o curso de ação a tomar.

Posteriormente, é a vez de o Conselho tomar uma decisão relativa a cada situação, assim, levados ao seu conhecimento.

Quais são os critérios para uma comunicação para ser aceito para o exame?
A comunicação relacionada a uma violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais é admissível, a menos que:

• Ela tem motivações políticas manifestamente e seu objeto não é consistente com a Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros instrumentos aplicáveis ​​em matéria de direitos humanos, ou

• Ele não contém uma descrição factual das alegadas violações, incluindo os direitos que alegadamente a ser violados, ou

• Sua linguagem é abusivo. No entanto, essa comunicação pode ser considerada se atender aos outros critérios de admissibilidade após supressão da linguagem abusiva, ou

• Não é apresentada por uma pessoa ou um grupo de pessoas que alegam ser vítimas de violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais ou por qualquer pessoa ou grupo de pessoas, incluindo ONGs agindo de boa fé, em conformidade com os princípios de direitos humanos, não recorrer a motivação política está contrária às disposições da Carta da ONU e afirmando ter conhecimento direto e confiável de tais violações. No entanto, de forma confiável atestada comunicações não são admissíveis exclusivamente porque o conhecimento do autor individual é de segunda mão, desde que sejam acompanhadas por provas claras, ou

• É exclusivamente com base em relatórios divulgados pela mídia de massa, ou

• Trata-se de um caso que parece revelar um padrão consistente de grave e confiável atestada violações dos direitos humanos já estão sendo tratadas por um processo especial, um corpo tratado ou de outras nações Unidos ou semelhante procedimento de reclamações regional no domínio dos direitos humanos; ou

• Os recursos internos não foram esgotados, a menos parece que tais recursos seriam ineficazes ou injustificadamente prolongada.

As Instituições Nacionais de Direitos Humanos (NHRI), quando são estabelecidas e trabalhar sob as orientações dos princípios relativos ao Estatuto das Instituições Nacionais (Princípios de Paris), incluindo no que diz respeito a quase-judicial de competência, podem servir como meios eficazes na abordagem humana individual violações de direitos.

Onde o envio de comunicações?
As comunicações destinadas à manipulação sob o procedimento de reclamação do Conselho podem ser endereçados para:

Conselho de Direitos Humanos e Tratados Divisão de
Processo Reclamação
OHCHR-UNOG
1211 Genebra 10, Suíça
Fax: (41 22) 917 90 11
E-mail: CP@ohchr.org
Para reclamações mecanismos dos Procedimentos Especiais, por favor clique aq

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