domingo, 8 de maio de 2011

Usina solar ampliada em 2012



A Usina Solar de Tauá ainda nem foi inaugurada, mas sua ampliação já tem data para ocorrer: 2012. No próximo ano, de acordo com o diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, o empreendimento de energia alternativa do Interior do Estado, o primeiro do País, receberá mais 4.680 painéis fotovoltaicos, que elevarão a capacidade de produção da usina de 1 MW para 2 MW.
"No ano que vem, a gente faz uma ampliação, de 1 MW, e vai continuando em sequencia. O projeto final deverá ter 50 MW. Se hoje ela tivesse essa capacidade, seria a segunda maior do mundo, perdendo para um projeto de Portugal, de 63 MW", explica Monteiro.

No momento, a MPX Tauá possui autorização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para expandir-se até os 5MW de capacidade.

"A segunda já não é tão piloto, é comercialmente falando. Os 5 MW já estão mais próximos. O local e as os detalhes do projetos serão iguais ao piloto, mas o custo vai diminuindo, porque já temos o terreno instalado e planejado", afirma o executivo da EBX.

Sucesso comercial

Para que a Solar seja ampliada além dos 5 MW já licenciados será necessário o sucesso comercial do empreendimento, cuja energia produzida ainda é bem mais caro que outros projetos de geração térmica, eólica, ou hidrelétrica, por exemplo.

"Vai depender da evolução, do processo comercial. Não dá pra fazer 50 MW no risco. A gente vai fazendo, e o preço da energia vai caindo. Isso vai se repetir no Brasil todo, esse processo, e vai baratear a conta, para que você possa investir mais. Isso serve para nós e para outros empreendedores que já estão anunciando suas usinas solares", salienta Paulo Monteiro. Uma alternativa para baratear a energia proveniente do sol é a possível vinda de uma montadora de placas fotovoltaicas, projeto que não está definido, mas "está em evolução", e em estudo pelos chineses. "Para ficar mais barata (a energia), teria que se trazer a tecnologia de placas solares. Nós tínhamos feito uma parceria com os chineses, e eles estão estudando vir para cá, pois se pode baratear mais a conta com as nossas reservas de quartzo e silício", diz.

E a inauguração da Usina Solar de Tauá, no próximo dia 25 de maio, contará, sim, com a presença do empresário Eike Batista. O proprietário do grupo EBX virá ao Ceará para a cerimônia de lançamento do empreendimento, considerado a vedete da empresa.

A vinda de Eike Batista foi confirmada pelo diretor de sustentabilidade da EBX.

Monteiro garantiu ainda que a Energia Pecém entrará em operação em setembro. Já a produção da MPX Pecém II começa no ano que vem, e seu último turbo-gerador deve aportar no Terminal Portuário do Pecém no fim deste ano.

POR 20 ANOS

Água com desconto para as térmicas

Está garantido. Durante os próximos 20 anos, as termelétricas Energia Pecém I e MPX Pecém II, em construção, terão desconto de 50% sobre o valor da tarifa de água bruta, concedido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A mensagem de nº 7.247 do

Governo do Estado solicitando o subsídio para os empreendimentos foi enviada na semana passada e aprovada hoje, mas gerou polêmica entre os parlamentares. Com a aceitação do texto, o Ceará deixar de arrecadar com fornecimento de água, pelo menos, R$4,8 milhões por ano.

"O Estado já tem os incentivos fiscais estabelecidos. A empresa já tem benefícios, e no fim do projeto, a água que ela vai consumir é 50% mais barata que a do cidadão, que a do pequeno empresário. Qual o sentido desse tratamento não isonômico?", indaga o deputado estadual Heitor Férrer.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos, destacou o fato de que as empresas, a partir de 1º de janeiro de 2012, serão obrigadas a pagar o valor referente a um consumo mínimo anual de 7,2 milhões de metros cúbicos de água, dividido em 12 parcelas, o equivalente a R$ 400 mil, por mês.

"Tecnicamente, as termelétricas nem sempre funcionam na sua potência máxima, portanto, nesses períodos, o consumo de água será reduzido, mas, independentemente disso, elas terão de pagar esse valor", argumentou o deputado estadual.(DB)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: