sábado, 14 de maio de 2011

DIA DO GEÓLOGO-30 DE MAIO.A agitação provocada pelo terremoto de 22 de fevereiro em Christchurch, Nova Zelândia, é ilustrada em imagens de radar novo.

O tremor de magnitude 6,3 matou mais de 160 pessoas e destruiu uma cidade que já sofre de um evento sísmico anterior, em setembro.

Os dados da nave espacial japonês Alos tem sido utilizada para mapear o caminho do solo deformadas durante o recente terremoto mais.

Isso mostra claramente que o foco do tremor foi de direito, nos termos subúrbios sul-oriental da cidade.

O tipo de imagem apresentada nesta página é conhecida como interferograma radar de abertura sintética.

Continue lendo a história principal
"
Iniciar Citação

Para obter um direito de terremoto em sua cidade terá sido uma surpresa para quase todas as pessoas simples "

John Elliott
da Universidade de Oxford
É feita pela combinação de uma seqüência de imagens de radar adquiridos por um satélite em órbita "antes" eo "depois" de um terremoto.

A técnica permite medições muito precisas para ser feita de qualquer deslocamento de terra que ocorre entre a aquisição da imagem.

As faixas coloridas, ou franjas, representa o movimento em direção ou para longe da nave espacial.

Neste interferograma, o pico de movimento do solo é quase 50 centímetros de movimento para o satélite.

"É como um mapa de contorno, mas é mostrando ao sudeste de Christchurch que o movimento do solo é para Alos. Isso é melhoria", explicou o Dr. John Elliott, do Centro de Observação e Modelagem de terremotos e Tectônica ( Cometa ), da Universidade de Oxford , Reino Unido.

"E depois à direita em Christchurch, vemos subsidência. Isso é em parte devido à liquefação, mas é principalmente devido à forma como a Terra se deforma quando encaixá-lo como um elástico".

Sempre à margem do arco-íris tornam-se mais firmemente espaçados é onde a quebra de culpa era a mais próxima à superfície, embora os dados indicam a culpa é improvável que tenha direito quebrado através da superfície.

perigo Blind
Liquefação é um fenômeno que aflige sedimentos soltos em um terremoto e é semelhante a um deslizamento lateral.

É uma questão importante para Christchurch, porque a cidade é construída sobre uma planície aluvial, e este tipo de solo vai amplificar qualquer agitação durante um tremor.

Por Jonathan Amos
correspondente da ciência, notícia da BBC

Nenhum comentário: