terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TEMAS GLOBAIS SOBRE ÁGUAS

Mason Inman

para a National Geographic News

Publicado em 31 de dezembro de 2010

Este artigo é parte de uma série especial da National Geographic Newssobre temas globais de água.

Quase um terço da Índia sofre de escassez crônica de água, e compensando-a com "a maior operação do mundo das águas subterrâneas de mineração", segundo os especialistas.

Uma faixa de terra que se estende entre o norte da Índia, no sopé das montanhas do Himalaia, é um dos mais populosos e intensamente irrigadas das regiões do mundo. A área é uma escassez crônica de água. Mas a região ainda tem uma oferta limitada do que em aqüíferos subterrâneos, de acordo com os recursos hídricos Shama Perveen especialista da Universidade de Columbia.

Segundo um novo estudo realizado por Perveen e seus colegas, Upmanu Lall e Naresh Devineni, algumas partes da Índia estão usando as águas subterrâneas de três vezes mais rápido do que está sendo reabastecido.

nova análise da equipe se baseia em um registro de 100 anos de precipitação diária na Índia, refletindo quanta água está disponível em várias partes do país como seus moradores sofreram tanto secas e inundações.

Pela estimativa da água precisa de mais períodos de seca e ao longo das décadas, e comparando com a estimativa de precipitação real, eles descobriram que muitas áreas foram caindo uma escassez crônica de muitos anos.

Os resultados , apresentados este mês em uma reunião geofísica União Americana em San Francisco, se encaixam com os resultados da gravidade de sensoriamento que detectou a perda de água subterrânea em toda a áreas densamente irrigada do norte da Índia com a extração de água em cerca de 11.000 milhões jardas cúbicas (9.000 milhões de metros cúbicos) de água por ano na última década. (Leia: " Os satélites da NASA Track Fuga das águas subterrâneas . ")

Gestão local da água

urbanistas locais disseram aos pesquisadores que estava ciente de que havia um problema com a escassez de água e tensão sobre o fornecimento de águas subterrâneas, ela disse, mas eles não tinham conhecimento da profundidade do problema, Perveen acrescentou.

Quando apresentado com os resultados do estudo, disse ela, os funcionários eram "impressionado".

Os pesquisadores descobriram que algumas regiões recebem bastante chuva para suprir suas necessidades, desde que construir mais reservatórios, lagoas e tanques para armazenar água quando os suprimentos são abundantes.

Grande parte da chuva anual ocorre durante as chuvas de monção intenso, tão armazenamento é necessário para ajudar a atravessar os longos períodos de seca do ano.

Ao analisar os dados históricos, a cada dia, os pesquisadores mostraram que o estresse hídrico existe mesmo quando a precipitação média anual é aparentemente suficiente para cobrir o uso médio de água.

Mas a maioria do país, as principais áreas de cultivo de alimentos que necessitam de armazenamento de água muito mais para ser capaz de parar de esgotar as águas subterrâneas, Perveen disse.

Soluções de armazenamento de água

Uma solução mais sustentável é a utilização de pequenas lagoas, barragens e outras formas de armazenar água no local, sugere um novo estudo.

Para cerca de metade do país, sua análise sugere que, se as pessoas usadas em pequena escala "a colheita de chuva" de captura de chuva e armazená-lo em tanques e lagos, teriam maior parte da água que eles precisavam, admitindo que continuou a crescer os mesmos tipos das culturas.

(Palavras-chave: " Lições do Campo de coleta de água na Índia . ")

Ao fornecer informações detalhadas sobre pequenas áreas do país, a análise pode ajudar os decisores a decidir quanto espaço de armazenamento adicional de água de que necessitam para evitar o esgotamento das águas subterrâneas ainda, Perveen disse.

"A Índia é [água] infra-estrutura de armazenamento é muito triste em relação a outros países", disse ela, como os reservatórios não armazenar apenas cerca de 325 metros cúbicos (250 metros cúbicos) por pessoa, em comparação com 6500 metros cúbicos (5.000 metros cúbicos) por pessoa na China , ou 7.800 metros cúbicos (6.000 metros cúbicos), nos Estados Unidos.

"Este estudo aponta que a Índia precisa investir em mais infra-estrutura de armazenamento de água seja grande ou pequeno", disse Perveen.

(Relacionadas: " Como Stem uma crise alimentar global de água? Store Mais").

Crop Insurance

Em outras partes da Índia, porém, a colheita de chuva sozinha não será suficiente para evitar o esgotamento das águas subterrâneas ainda, o estudo sugere.

Assim, a equipe é estudar como os agricultores podem mudar a cultura que produzem para aqueles que necessitam de menos água.

Para ganhar a vida com agricultura, os agricultores terão de se afastar a partir de culturas que consomem muita água, como arroz, cana, algodão e. Ou eles terão que mudar drasticamente sua forma de cultivo dessas culturas para tornar a agricultura mais eficiente da água, Perveen disse.

"Este tipo [de trabalho] precisa acontecer mais", disse Edward Moran, especialista em recursos hídricos com a Pesquisa Geológica dos EUA, em Columbia, Missouri.

"O público precisa ser melhor informado" sobre a iminente escassez de água, ele disse, porque em muitos lugares ao redor do mundo "nós não estamos realmente resolver o problema."

(Palavras-chave: " esgotamento das águas subterrâneas Aumenta Risco de crises alimentares globais . ")

Nenhum comentário: