sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nasa realiza impacto bem sucedido de foguete em cratera da Lua

Nasa realiza impacto bem sucedido de foguete em cratera da Lua
Sex, 09 Out, 10h04



WASHINGTON, EUA (AFP) - A Nasa conseguiu jogar com êxito um foguete Atlas chamado Centauro contra uma cratera da Lua a uma velocidade de 9.000 km por hora, em uma missão em busca de água, anunciou nesta sexta-feira a agência espacial americana.


A televisão da Nasa não mostrou imagens do flash provocado pelo impacto do projétil de 2,3 toneladas às 11H31 GMT na crater.


A sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) partiu da Terra em junho passado a bordo de um foguete Atlas V, junto à sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter), encarregada de elaborar uma carta detalhada do único satélite natural do nosso planeta.


Os dois artefatos integram a primeira missão do programa Constellation, que prevê a volta do homem à Lua a partir de 2020.


A sonda LCROSS viajou para a Lua durante três meses, carregada por um estágio do foguete Atlas chamado Centauro.


Centauro bateu contra a Cabeus a uma velocidade de 9.000 km por hora, criando uma cratera de 20 metros de diâmetro por cinco de profundidade.


O impacto deve lançar 350 toneladas de material, a até 10 km de altura, que esta nuvem de solo lunar será amplamente iluminada pelos raios do Sol.


A sonda LCROSS, com 891 quilos, sofreu o mesmo destino do Centauro, quatro minutos depois, o tempo necessário para que seus nove instrumentos, entre eles três espectrômetros, possam captar e determinar a natureza das partículas projetadas pelo primeiro impacto, e transmitir os dados à Terra.


Os cientistas pretendem determinar se há água congelada no fundo da cratera, que jamais recebe a luz solar e tem temperaturas médias de 240 graus negativos.





Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados.

Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: