sábado, 10 de janeiro de 2009

TURISMO-DIÁRIO DO NORDESTE

RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA (9/1/2009)

Santa Catarina aposta no turismo

Galeria

Clique para Ampliar

Praia de Laranjeiras, uma das atrações de Balneário Camboriú, com acesso terrestre ou pelos bondinhos do Parque Inipraias (Foto: EDGONY BEZERRA)

Clique para Ampliar

Ponte Hercílio Luz, ícone de Florianópolis, e o belo centro histórico de São Francisco do Sul (Foto: BETO WESTPHAL E LUIZ AUGUSTO OZÓRIO)

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Montanha Russa, uma das atrações do Beto Carrero World, em Penha (Foto: DIVULGAÇÃO)

Clique para Ampliar

Bondinhos elétricos transportam os turistas no Parque Unipraias (Foto: EDGONY BEZERRA)

Santa Catarina espera receber milhões de turistas nesta temporada de verão, que começou oficialmente no dia 19 de dezembro/2008 e vai até março/2009

Depois das chuvas que castigaram a região turística que compreende destinos famosos como Blumenau e Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, o Estado aposta na demanda turística que ocupará o litoral catarinense para a recuperação da economia em Santa Catarina. Dados oficiais mostram que o Estado está pronto para receber os visitantes, que já começam a chegar pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis.

As chuvas voltaram a cair no Estado, comprometendo alguns municípios da região Sul, mas a região Norte já se encontra com boa parte da sua infra-estrutura garantida para receber os turistas brasileiros e estrangeiros. São 560 quilômetros de litoral no território catarinense com belas praias, desde as mais badaladas até as mais sossegadas, que fazem do turismo de verão uma experiência inesquecível.

As rotas mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros no verão estão nas regiões turísticas da Grande Florianópolis - que compreende a capital e mais os municípios que formam a Rota do Sol e têm Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo na preferência dos visitantes.

´Além das praias, Santa Catarina oferece opções de estâncias termominerais, nas regiões turísticas do Grande Oeste, na Grande Florianópolis, e no Vale do Contestado”, destaca o presidente da Santur, Valdir Walendowksy. ´O turismo será responsável pela retomada da economia, já nos próximos meses. Também será importante para a auto-estima do catarinense´, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. ´A vinda de turistas também representa um ato de solidariedade para com o povo catarinense porque mantém empregos atuais e gera novos postos de trabalho neste momento difícil´, diz o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan.

Atrativos

O roteiro turístico de Santa Catarina pode começar por Balneário Camboriú, que conta com 110 meios de hospedagens, entre hotéis e pousadas, com oferta de 20 mil leitos. O município está posicionado no trecho duplicado da BR-101, próximo a Blumenau (61 km), Beto Carrero Word (27 km). O aeroporto que serve a região fica a 20 quilômetros, em Navegantes. Avenidas e estradas novas e bem conservadas, com boa sinalização turística tornam fácil a locomoção pela cidade, que oferece como atrativos o Parque Unipraias, o Cristo Luz e outros.

Aeroporto

De 1º de janeiro a 31 de março de 2009, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, receberá 740 vôos internacionais, vindos da Argentina, Chile e Uruguai. Os argentinos já começaram a chegar no terminal aéreo, onde o receptivo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur atua com as ações da temporada de verão. No mês de dezembro, a Infraero recebeu solicitações de mais 16 vôos domésticos da Ocean Air, que começaram a chegar no dia 20 de dezembro/08 e prosseguem até o dia 8 de fevereiro próximo.

Rede hoteleira

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) afirma que a rede hoteleira catarinense não sofreu prejuízos com as chuvas. Alguns empreendimentos nas cidades de Blumenau, Itajaí, Timbó e Gaspar registraram alagamentos. O prejuízo maior foi dos trabalhadores dos hotéis. Muitos perderam suas casas e seus pertences. Todos os hotéis catarinenses estão operando normalmente. Segundo a entidade, o número de reservas canceladas foi de apenas 3%. As reservas nos meios de hospedagem em Santa Catarina estavam em torno de 65% da capacidade total do Estado antes das chuvas e do desastre ocorrido no Vale do Itajaí. Oitenta por cento delas são referentes a destinos litorâneos. A maioria é para hotéis e pousadas de Florianópolis, cuja estrutura conta com 30 mil leitos. Segundo a ABIH, o Estado de Santa Catarina conta hoje com 2.750 hotéis, que disponibilizam um total de 275 mil leitos. O setor gera 37.500 empregos diretos e 112.500 empregos indiretos, totalizando 220 mil empregos diretos e indiretos.

Condições das praias

A Fundação do Meio Ambiente avaliou 182 pontos em 107 balneários de 27 municípios de Santa Catarina. Desses, 49 se apresentaram impróprios para banho, o que mostra uma pequena alteração, se comparadas às análises feitas antes das chuvas. Segundo a fundação que analisa as condições de balneabilidade das praias catarinenses, não houve grandes mudanças com relação ao quadro apresentado antes das chuvas.

Operação veraneio

A operação veraneio realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão em Santa Catarina, considerada pelas pesquisas da Polícia Militar como a maior e mais contínua operação policial do mundo, começou no dia 19 de dezembro. A temporada envolve cerca de 890 policiais das localidades visitadas por turistas, em todas as regiões do Estado, além de outros 12,5 mil policiais militares.

HOTELARIA

2.750 hotéis compõem a rede hoteleira de Santa Catarina, com uma oferta de 275 mil leitos. O setor gera 37.500 empre

Nenhum comentário: