sábado, 24 de janeiro de 2009

Flores exportadas pelo Ceará saem por SP

Flores exportadas pelo Ceará saem por SP
Os produtores cearenses de flores estão exportando suas mercadorias por outros estados como São Paulo. O problema, segundo empresários do setor, seria a quantidade ainda pequena de vôos regulares da Capital cearense com destino a outros países, sobretudo, os da Europa. ´Estamos tendo uma dificuldade muito grande com a logística. Não estamos conseguindo espaço nos aviões. Esse ano, partindo de Fortaleza, só existe um vôo direto para Amsterdã [Holanda]´, ressalta o presidente da Reijers Produção de Flores, Roberto Reijers. Segundo ele, embarcando as flores via São Paulo, gasta-se até 40% mais, uma vez que inclui o frete terrestre do Ceará até lá.
´O exportador paulista está levando vantagem. Não só ele, mas o pessoal da África, Colômbia e Equador que são países que investem muito na logística´, salienta.
O empresário, com atividade no município de São Benedito (distante 315 quilômetros de Fortaleza), diz que está com boa parte de sua produção sem ter como escoar. ´Com sacrifício estamos embarcando entre cinco e sete toneladas por semana. Só que temos 20 toneladas sobrando e o mercado local não absorve´, frisa.
Pista curta
A pista do Aeroporto Pinto Martins, com 2.545 metros de extensão não está preparada para receber aviões cargueiros. Sendo assim, hoje, o que é feito no terminal é a utilização de aeronaves mistas, ou seja, que transportam passageiros e cargas para embarcarem com as flores. ´Os produtores cearenses investiram alto e ficam sem ter como escoar as suas produções. Quando a pista do aeroporto for ampliada é que esse problema deve melhorar´, afirma o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel.
Exportações em queda
Em 2008, segundo dados da Balança Comercial do Estado, as exportações de flores via Ceará somaram US$ 4,88 milhões, contra US$ 4,99 milhões alcançados em 2007 (queda de 2,2%).
Fonte: Diário do Nordeste - 23/01/09

Nenhum comentário: