sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Reportagens
Brasília, 18/11/2008Consumidor ajudará a definir tema do RDHClientes de Natura e TIM podem responder a questionário para indicar assunto do Relatório de Desenvolvimento Humano sobre o Brasil-->
Responda à enquete
Quais são os maiores desafios do Brasil?
Leia também
Primeira audiência sobre RDH será em SPAjude a ONU a escolher o tema do próximo relatório sobre desenvolvimento no Brasil
SARAH FERNANDESda PrimaPagina
O PNUD firmou uma parceria com as empresas Natura (cosméticos) e TIM (telefonia celular) para que elas pesquisem com os consumidores qual tema eles gostariam de ver abordado no próximo RHD (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil. A expectativa é que 36 milhões de pessoas respondam a questionários e mensagens de celular sobre o que é preciso mudar no país para melhorar a vida da população.
A pesquisa faz parte de um levantamento maior sobre o tema, que inclui cinco audiências públicas — em São Paulo (já realizada), Belém, Brasília, Porto Alegre a João Pessoa —, coleta de opiniões de internautas no site do PNUD e no Portal do Voluntário, envio de informações pela comunidade acadêmica e pesquisa com moradores de municípios de baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Os resultados da consulta e o tema escolhido devem ser divulgados em abril.
“Para promover desenvolvimento é necessário envolver as pessoas nas discussões e na construção dos direitos humanos”, afirma o coordenador do RDH Brasil, Flávio Comim. “A idéia é pensar em um novo modelo de relatório, melhorado e aperfeiçoado, que seja mais fácil das pessoas entenderem”.
As campanhas da TIM e da Natura devem começar entre fevereiro e março. A Natura vai repassar questionários para as revendedoras dos produtos, que irão entregá-los para as consumidoras. A pergunta é: “O que é preciso mudar no Brasil para sua vida dar uma melhorada? E para mudar de verdade?”. A expectativa é que 1 milhão de questionários sejam respondidos.
A TIM deve enviar 35 milhões de mensagens de celular (torpedo) com essas mesmas perguntas. As respostas serão compiladas pela empresa e enviadas para o PNUD. A Caixa Econômica Federal e os Correios também são parceiros, mas ainda não está definido como as instituições colaborarão com a pesquisa.
Audiências Públicas
A primeira das audiências públicas aconteceu em São Paulo, em 10 de novembro. O evento reuniu 85 representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais, empresas e centros comunitários. Eles debateram temas como educação, desigualdade, ineficiência de leis e acesso de deficientes físicos e mentais.
A próxima audiência acontecerá em 26 de novembro, em Belém, seguida pela edição do Distrito Federal, dia 27. Em dezembro acontecem as duas últimas reuniões: em Porto Alegre, dia 10 e em João Pessoa, dia 15.
O levantamento de opiniões inclui também pesquisas com moradores dos dez municípios de mais de mais baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do IDH aos indicadores regionais brasileiros). Um consultor do PNUD e um fotógrafo começaram as viagens em 16 de novembro. As imagens da pesquisa serão publicadas no relatório.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Nenhum comentário: