sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ceará participa de Conferência Nacional sobre Pessoas com Deficiência

O presidente do Conselho, Alexandre Mapurunga, e mais 44 delegados, representantes de municípios cearenses eleitos na II Conferência Estadual, irão defender 50 propostas nas áreas de educação inclusiva; saúde e reabilitação, geração de emprego e acessibilidade.

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, participa, no período de 1º a 4 de dezembro, da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Brasília. O presidente do Conselho, Alexandre Mapurunga, e mais 44 delegados, representantes de municípios cearenses eleitos na II Conferência Estadual, ocorrida em Fortaleza, em setembro último, irão defender 50 propostas nas áreas de educação inclusiva; saúde e reabilitação, geração de emprego e acessibilidade.
Com o tema “Inclusão, Participação e Desenvolvimento – Um novo jeito de Avançar”, a Conferência vai discutir e determinar as diretrizes e metas para o Programa de Política Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, do Governo Federal. A definição do tema está baseada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU; no Plano de Ação da Década das Pessoas com Deficiência da OEA; na Agenda Social de Inclusão das Pessoas com Deficiência e no controle social a partir de três eixos: saúde e reabilitação profissional; educação e trabalho e acessibilidade.
Segundo o Presidente do Conselho, Alexandre Mapurunga, o Ceará tem mais de 1.300.000 pessoas com deficiência, destas 300.000, aproximadamente, estão em Fortaleza. Acrescenta: “a nossa maior luta é por acessibilidade, pois uma campanha já existe, mas precisa ser de acessibilidade plena. Significa transitar, ter acesso em todo e qualquer tipo de prédio, sejam nos de serviços públicos, nos residenciais ou de um modo geral em qualquer infra-estrutura das cidades”.Lembrou ainda “precisamos quebrar, também, as barreiras atitudinais, diminuir os preconceitos e ver uma pessoa com deficiência, como uma pessoa digna e com direitos e não como merecedora de pena dentro da sociedade. E um privilégio nosso é que dois músicos cearenses, deste contexto, David Valente e Thiago Sandes, farão o show de abertura da Conferência, em Brasília”.

Mais informações:Presidente do CEDEF – CE – Alexandre Mapurunga
Rua Ildefonso Albano, 702 – Meireles – Fortaleza
Fones: 3101.2870 e 8873.4308
Assessoria de Imprensa da SejusValéria Barbosa (valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br - 3101.2862)