sábado, 31 de março de 2012

INB Santa Quitéria


No Município de Santa Quitéria, a cerca de 212 quilômetros de Fortaleza localiza-se a jazida de Itataia onde será implantado complexo industrial para a exploração de fosfato uranífero.
Esse empreendimento, denominado Projeto Santa Quitéria, será realizado em parceria com empresa privada que será a responsável pela exploração e comercialização do fosfato associado, entregando o subproduto desse processo (licor de urânio) à INB, que será a responsável pela produção do concentrado de urânio.

O projeto:

O Projeto Santa Quitéria foi desenvolvido segundo estudos e projetos básicos, análises de infra-estrutura e alternativas tecnológicas, tendo seus efeitos sido relacionados à economia local para a implantação do empreendimento

A concentração mineral de maior interesse é fósforo-uranífera e ocupa parte de uma pequena elevação. O principal corpo mineral tem uma extensão aproximada de 800m na direção leste-oeste, por 250 a 400m de largura na direção norte-sul e ocorre desde a superfície até 180 m de profundidade.

Este projeto objetiva a lavra a céu aberto, o beneficiamento do minério e seu processamento até a produção do ácido fosfórico, matéria-prima para a fabricação de fertilizantes fosfatados e sal mineral para nutrição animal. Como subproduto do processo será obtido um rejeito licoroso uranífero, a ser tratado em instalação industrial separada, na mesma Unidade e com licenciamento específico junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Os procedimentos de extração do minério e da recomposição dos terrenos serão executados de maneira integrada, de tal forma que a lavra dos minérios seja seguida de perto pela sua recuperação ambiental.

Informações Geológicas

O depósito de Santa Quitéria está localizado no Distrito Fósforo-Uranífero P-U, na parte central do Estado do Ceará, a cerca de 45 quilômetros à sudeste da cidade de Santa Quitéria. O Distrito P-U da região central do Ceará divide-se em duas unidades tectônicas conhecidas como Cinturão Dobrado de Jaguaribe e o Maciço de Santa Quitéria.

A jazida de Santa Quitéria possui reservas geológicas de 142,5 toneladas de urânio associado ao fosfato. A reserva lavrável tem 79,5 milhões de toneladas de minério com teores de 11% de P2O5 e 998ppm de U3O8 , contendo neste minério, 8,9 milhões de toneladas de P2O5 e 79,3 mil toneladas de U3O8. Nesta área, a INB dispõe também de reservas de cerca de 300 milhões de m³ de mármore, totalmente isento de urânio.



Nenhum comentário: