quarta-feira, 28 de março de 2012

Água e Segurança Alimentar serão temas de Audiência na AL

Água e Segurança Alimentar serão temas de Audiência na AL
tamanho da fonte Imprimir E-mail

Dep. Eliane Novais (PSB)
Em comemoração ao Dia Internacional da Água, a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos e Pesca da Assembleia realiza, nesta quinta-feira (29/03) às 14h30, audiência pública para discutir o tema “Água e Segurança Alimentar”. O debate foi proposto pela deputada Eliane Novais (PSB) e acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.


A audiência terá como palestrantes o diretor do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará, engenheiro Cássio Borges; o superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado (Sohidra), Leão Montezuma e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiágua), Jadson Sarto.

Em seu requerimento Eliane Novais destaca dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) que mostram que as atividades agropecuárias consomem cerca de 70% da água doce do mundo. A expectativa da FAO é de que três bilhões de pessoas serão afetadas pela falta de água até 2025.

Eliane ressalta que “atualmente, para produzir um quilo de alimento gasta-se 1,5 mil litros de água”. Ela também citou estudos que mostram que o Brasil poderia economizar cerca de 20% da água e 30% da energia consumidas na produção agrícola irrigada. “É necessário discutir alternativas para aumentar a eficiência do consumo no setor”, diz a parlamentar.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992. Desde então, o dia 22 de março de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este bem natural. Ao criar a data, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para questão da água.

Dentre as principais sugestões estão atividades cotidianas, como não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água no banho, na escovação de dentes e na lavagem de louças; a reutilização da água e a divulgação de ideias ecológicas para sociedade.
CV/LF

Nenhum comentário: