quinta-feira, 8 de março de 2012

CURSO – MÉTODOS PRÁTICOS PARA CÁLCULOS HIDROGEOLÓGICOS.

CURSO – MÉTODOS PRÁTICOS PARA CÁLCULOS HIDROGEOLÓGICOS.
INSTRUTOR: ZOLTAN C. RODRIGUES.
PERÍODO DO CURSO:14 a 16 de março de 2012.( Quarta,quinta,sexta) carga horária:24 horas.
Horário:08:00 às 12:00hs e de 13:00 às 17:00hs
Local:Avenida Barão de Studart,1980-Sala 02/3º andar.para mais informações:85-99882178/ -32181557 com Said .
Aldeota- Fortaleza-Ceará.
INVESTIMENTO: Sócio da ABAS:R$ 300,00(trezentos reais)
Estudante sócio da ABAS:200,00(duzentos reais),não sócio 260,00(duzentos e sessenta reais)
Profissionais:R$ 400,00(quatrocentos reais)
Justificativa para o curso:

A água é uma parte importante do sistema geológico da Terra e do ponto de vista das necessidades humanas, é um recurso natural essencial, que em virtude de um aproveitamento inadequado tem se tornado crítico em alguns locais.
Considerando que a maior parte da água potável é subterrânea, o entendimento, tanto no sentido geral quanto em um sentido quantitativo do volume e do movimento das águas subterrâneas é essencial nos dias atuais.
Por esta razão, este curso não é recomendado apenas para geólogos, mas para todos cujas atividades envolvem o estudo, a proteção ou a gestão dos recursos naturais.

Objetivos:

A ênfase do curso será sobre métodos práticos para cálculos aplicados às águas subterrâneas, incluindo o conhecimento empírico de sua residência e fluxo, bem como uma série de seus aspectos quantitativos. Serão abordados alguns itens referentes a contaminantes das águas subterrâneas e alguns dos diversos aspectos relacionados ao meio ambiente.
O aluno que concluir o curso deverá sair com uma boa compreensão geral do movimento das águas subterrâneas sob condições de estado estacionário e transitório em aquíferos freáticos e confinados, bem como determinar a direção e o volume de água subterrânea nos aquíferos, sua velocidade e os volumes disponíveis em uma área qualquer.
Também será abordado o efeito dos poços nos aquíferos em estado estacionário, os rebaixamentos esperados e a aplicação de testes de bombeamento para determinação das propriedades do aquífero.
Além disso, os alunos obterão conhecimentos sobre o comportamento de diversos poluentes em sistemas de águas subterrâneas e um conhecimento introdutório de sua movimentação.

Esboço do curso

u Revisão básica de matemática para nivelamento;
u Propriedades dos aquíferos : Porosidade, lei de Darcy , condutividade hidráulica, carga hidráulica, armazenamento, transmissividade e suas aplicações;
u Fluxo de água subterrânea: Velocidade das águas subterrâneas, equações do fluxo, elaboração de redes de fluxo, orientação e refração de linhas de fluxo, fluxo regional;
u Fluxo de água subterrânea para poços : Rebaixamento. Cone de depressão.
u Mapa quantitativo de águas subterrâneas e cálculo de fluxo em estado estacionário em aquíferos confinados e não confinados;
u Transporte de poluentes nas águas subterrâneas.

Matemática abordada no curso


A matemática e os cálculos utilizados neste curso serão de cunho eminentemente prático, podendo ser efetuados em campo com a utilização de calculadora científica ou em planilhas eletrônicas (Excel, BrOffice-Calc, etc.), no caso de notebooks.

O pagamento deverá ser efetuado através de cheque nominal à ASSO (Ass. Serv.da SOHIDRA).
Depósito bancário através do BANCO BRADESCO.Agência 0624-6 na conta corrente 10389-6 cujo o comprovante deverá ser enviado via fax-85-32181557 ou pelo e-mail asso.sohidra@yahoo.com.br, para identificação de crédito ou na própria entidade.ASSO OU FIEC.(com Aurélia)


observações:1º)Sera conferido certificado aos participantes que tiverem frequência igual ou superior a 80%
2º)Todo participante deverá trazer caneta/lápis e calculadora científica/ou notebook.
3º)A ABAS-CE reserva-se o direito de reprogramar ou cancelar o evento,desde que notificando antecipadamente aos participantes.Neste caso será devolvido integralmente o valor pago pelas inscrições.
CANCELAMENTO só por escrito,com antecedência de até 10 dez)dias da data do evento e sofrerão retenção de 30% para cobertura de custos administrativos.
Organização da Associação dos Servidores da SOHIDRA -ASSO em parceria com o Núcleo Ceará da ABAS.
FICHA DE INSCRIÇÃO:NOME,EMPRESA,ENDEREÇO,E-MAIL,TELEFONE,ANEXO COMPROVANTE DE PAGAMENTO.últimas vagas...

Nenhum comentário: