segunda-feira, 26 de março de 2012

ANA celebra vários acordos no Dia Mundial da Água

ANA celebra vários acordos no Dia Mundial da Água
23/3/2012

Ministra Izabella Teixeira diz que sem parcerias é impossível avançar na agenda

A Agência Nacional de Águas (ANA) celebrou as parcerias no evento do Dia Mundial da Água, ontem (22), na Torre de TV em Brasília. Entre os documentos assinados estão a carta de intenção entre a ANA, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para aumentar a articulação entre os países que dividem a bacia amazônica, e os arranjos institucionais para conservação da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, entre ANA, Secretaria de Estado de Agricultura do DF (Seagri-DF), Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e Adasa.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que há muitos desafios para água para os próximos 20 anos. A Rio+20 vai permitir revisitar os últimos 20 anos e definir os próximos na discussão de recursos ambientais, mudanças climáticas e biodiversidade. Segundo a ministra, “nesses 20 anos tivemos resultados excepcionais, mas nós temos que ter uma ambição maior do que aquilo que já conquistamos. Isso é essencial para que a gente possa avançar em temas como as mudanças do clima e outros temas globais”. “Tenho o desafio de fazer desta uma agenda inovadora, incluindo as mudanças climáticas, e podemos fazer de Brasília um modelo na preservação de mananciais”, comenta ao se referir às parcerias para o programa Produtor de Água no Pipiripau.

Para o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, o Brasil tem sido protagonista no que se relaciona a água. Mas a água é tratada como tema secundário no que se refere às mudanças climáticas. “Se nós conseguirmos levantar dados consistentes nas bacias hidrográficas poderemos contribuir nas ações relacionadas às mudanças climáticas. Nosso continente tem 20% da água do mundo, então é importante fornecer informações consistentes”. Andreu agradeceu o apoio da Ministra no Fórum Mundial da Água, e o apoio, não só para fortalecer o SINGREH (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos), mas também para que o tema entre na agenda política do país, e para isso é preciso promover a discussão entre os diversos setores.

No evento também foram lançados o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras – Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o livro Uso Eficiente da Água em Aeroportos, em parceria com a Infraero. E a partir do evento o portal do Balanço Hídrico Superficial do Brasil, desenvolvido pela ANA, já está disponível na internet no link http://balancohidrico.ana.gov.br/. O portal calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Banco de Imagens ANA

Nenhum comentário: