sábado, 31 de março de 2012

Análises confirmam normalidade das águas dos poços de Caetité

Análises confirmam normalidade das águas dos poços de Caetité


O resultado das pesquisas realizadas durante todo o ano de 2011 em águas subterrâneas de Caetité pelo Programa de Monitoração Ambiental da INB, com o apoio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN - mostra que esses mananciais estão com índices normais de urânio, ou seja, abaixo do limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

O IPEN, que é ligado à Universidade de São Paulo e à Comissão Nacional de Energia Nuclear, realizou análises das amostras de águas dos poços situados nas Fazendas Mangabeira, Gameleira e Lajedo, e nos distritos de Juazeiro e São Timóteo. Em todos esses pontos, as médias de concentração de urânio ficaram abaixo da do limite estabelecido para consumo humano, determinado pelo Ministério da Saúde, em 0,03 mg/L, e pelo CONAMA, em 0,015mg/L.

O gráfico acima mostra a quantidade encontrada em cada ponto, com a respectiva distância deles da mina de urânio, representada por zero. Nota-se que não há maior concentração de urânio em poços mais próximos da mina. Na Fazenda Mangabeira, a distância é representada negativamente, para indicar que o poço se localiza no caminho oposto da direção do percurso da água.

Essas análises endossam as pesquisas realizadas pelo Laboratório Ambiental da INB e pelo grupo de cientistas da Universidade Federal de Sergipe, divulgadas recentemente. Os resultados da primeira comprovaram que o nível de urânio encontrado em águas superficiais está abaixo do limite estabelecido pela legislação e os especialistas da UFS concluíram que a presença deste minério nos mananciais acontece por fenômenos naturais e não pela mineração.

Veja também

Projeto Saber Mais forma 74 alunos em Caetité
O urânio nas águas de Caetité ocorre naturalmente
INB realiza concurso público para provimento de 181 vagas e formação de cadastro de reserva
Material para construção de adutora chega à comunidade rural de Caetité
Projeto Saber Mais forma mais 51 jovens para o mercado de trabalho
Projeto propõe recuperação ambiental da INB Caldas
Águas de Caetité: nível de urânio abaixo do limite
Águas do Ribeirão das Antas estão livres de radioatividade
INB, empresa cidadã 2011
CNEN e Inca pesquisam a incidência de câncer em locais com radiação natural elevada

Nenhum comentário: