quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Empresas australianas revelam interesse por mineração no Brasil

Empresas australianas revelam interesse por mineração no Brasil
09/08/2010 - 12:22
No maior evento da mineração da Austrália, o “Diggers and Dealers - 2010”, diversas empresas e investidores daquele país revelaram o seu crescente interesse em aportar capitais na mineração brasileira, visando o desenvolvimento de operações de exploração mineral, bem como na abertura de novas minas.


O “Diggers and Dealers” que ocorre anualmente na cidade de Kalgoorlie, em Western Austrália, aconteceu na sua vigésima versão no período de 2 a 4 de agosto, reunindo cerca de 1.700 congressistas e 135 expositores. Esse evento australiano se notabiliza por ser um fórum de mineradores e financistas, em que se discutem as principais tendências do mercado de commodities minerais, política mineral, economia internacional, investimentos estrangeiros e as perspectivas futuras das empresas de mineração que atuam dentro e fora daquele país.


A conferência magna ocorrida na sessão de abertura do Diggers and Dealers foi proferida pelo Professor Niall Fergusson, docente de história da Harvard University, que abordou a conjuntura atual da economia mineral internacional, a crise européia, o crescimento da China e os desafios a serem enfrentados pela mineração da Austrália, nesse contexto.


A convite do Consul -Geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis, o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery, participou do Diggers & Dealers - 2010 com o objetivo de conhecer o evento e avaliar possibilidades de investimentos de empresas australianas em nosso país. Na oportunidade, além de participar da programação oficial do evento, Miguel Nery reuniu-se com as empresas de mineração da Austrália que investem no Brasil, discutindo suas dificuldades e possíveis soluções para os diversos problemas por elas enfrentados com relação aos seus direitos minerários. Atualmente, já são sete grupos australianos que investem em mineração no Brasil.


Aproveitando a ida ao Diggers & Dealers - 2010, Miguel Nery visitou o diretor-geral do Departamento de Minas e Petróleo de Western Austrália, Richard Sellers, na J. H. Lord Core Library, que é uma Biblioteca de testemunhos de sondagens, vinculada ao Serviço Geológico daquela província. No encontro com seu colega australiano, Miguel Nery conheceu a sistemática de coleta, armazenagem e estudos decorrentes de testemunhos que compõem a base geológica de dados da Biblioteca, além do sistema de gestão mineral utilizado em Western Austrália. Alguns pontos relacionados à legislação minerária vigente em Western Austrália também foram discutidos pelos dirigentes dos dois países, particularmente no que diz respeito à ação regulatória do poder público na atividade de mineração.


Em outra reunião com investidores e analistas de finanças, o diretor-geral do DNPM assistiu vários relatos sobre o andamento de diversos projetos de sucesso financiados por bancos de investimento e pela Australian Securities Exchange - ASX, bolsa australiana que lista e financia projetos de empresas australianas na atividade de mineração em todo o mundo, inclusive no Brasil.


A cidade de Kalgoorlie, sede do Diggers & Deallers, é um grande pólo da mineração australiana, aonde se localiza a maior mina de ouro a céu aberto da Austrália, com um “Super Pit” operado pela Kalgoorlie Consolidate Gold Mine – KCGM. É uma mina de mais de cem anos de atividade, já tendo sido uma atividade subterrânea de pequena escala no passado em que se lavrou minério de ouro de alto teor e, atualmente, a mina forma uma grande cava de 3,5 kilometros de extensão e 500 metros de profundidade. O Super Pit produz até 850 mil onças de ouro por ano e o seu funcionamento supera de longe qualquer outro centro de mineração na Austrália.


Na opinião de Miguel Nery, de fato, a Austrália, a exemplo do Canadá, é um país em que a atividade de mineração é bastante diversificada, possuindo várias empresas com grande intensidade de tecnologia e capital, além de um forte estrutura para financiamento de risco em exploração mineral, e o estreitamento das relações com aquele país poderá contribuir para novos investimentos no Brasil.


O Brasil foi convidado a montar um estande de empresas de mineração no Diggers & Dealers em 2011 como já o faz em outros eventos internacionais, expondo oportunidades de investimentos em mineração, visando estimular a atração de capitais australianos para o país.


Setor Mineral , Assessoria de Comunicação Social do DNPM.

Nenhum comentário: