domingo, 5 de setembro de 2010

Tremor pode ter aberto falha geológica na Nova Zelândia

Tremor pode ter aberto falha geológica na Nova Zelândia
1 hora, 54 minutos atrás



O forte terremoto que destruiu prédios, estradas e linhas férreas na cidade Christchurch, na Nova Zelândia, abriu uma nova falha geológica na superfície terrestre, disse um geólogo. Pelo menos 500 prédios, incluindo 90 no centro da cidade, foram dados como destruídos pelo tremor de magnitude 7,1 que atingiu o país.


Apenas dois ferimentos sérios foram reportados causados pelo terremoto que derrubou muros e chaminés em outros edifícios. O primeiro-ministro John Key disse que era um milagre o fato de ninguém ter sido morto. Parte da razão pela qual a cidade não teve mais feridos foi o horário da ocorrência do tremor, antes do amanhecer, disse Key. "Se tivesse ocorrido cinco horas mais cedo ou cinco horas mais tarde (quando muito mais pessoas estavam na cidade), teria sido uma carnificina", disse à TV One News, hoje.


O tremor cortou o fornecimento de energia elétrica na região, bloqueou estradas e interrompeu o fornecimento de gás e água, mas o prefeito de Christchurch, Bob Parker, disse que os serviços estavam sendo restaurados hoje. A energia elétrica havia voltado para 90% da cidade e o fornecimento de água para cerca de 15% a 20% dos residentes, afirmou. Banheiros portáteis foram providenciados e tanques de água fresca colocados na cidade para os residentes. Parker disse que levará tempo para reparar totalmente alguns serviços centrais, como água e esgoto. "Nossa prioridade são as pessoas", disse. "Esta é a nossa preocupação."


Há alerta de fortes ventos na região, o que pode criar problemas diante da quantidade de escombros.


O meteorologista Philip Duncan disse que ventos de 65 quilômetros por hora ou mais "poderiam causar sérios problemas para árvores e prédios que foram enfraquecidos pelo terremoto".


Engenheiros começaram a avaliar os danos nos prédios da cidade hoje, disse Paul Burns, do serviço de resgate. Os oficiais afirmam que as escolas vão permanecer fechadas por mais dois dias.


Falha geológica - O professor de geologia da Canterbury University Mark Quigley afirmou "que pode ser que uma nova falha" geológica tenha se aberto no solo e empurrado áreas da superfície para cima. O tremor foi causado pela colisão entre as placas tectônicas do Pacífico e Australiana, disse Quigley, cuja equipe está procurando a origem do tremor. "Um lado da terra se deslocou 3,5 metros para a direita encavalando-se em alguns lugares", Quigley disse para a Rádio Nacional. "A fratura longa e linear na superfície do solo faz coisas como destruir casas e estradas. Nós vimos duas casas que estavam cortadas ao meio pelo terremoto", afirmou.


Roger Bates, cuja fazenda em Darfield estava próxima do epicentro do terremoto, disse que a provável nova falha geológica rasgou a superfície da terra. "Toda a fazenda é como um mar agora, com ondas reais (de solo). Onde a falha se espalha (o solo) se elevou em um metro ou um metro e meio", disse para a rádio. "O problema é que eu perdi dois metros de terra da minha fronteira", disse.


Especialistas argumentam que o baixo número de feridos no terremoto reflete o rígido código de construção local. Ainda, Euan Smith, professor de geofísica da Victoria University, especula que o solo fofo de Christchurch "absorveu o choque por um período curto, o que causou menos prejuízo para prédios pequenos".


Key diz que a cidade "parece saída de uma cena de cinema", diante dos danos sofridos. Especialistas estão instalando 40 sismógrafos para detectar abalos pós-choque. Mais de 60 já foram registrados até o meio da tarde. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: