sábado, 21 de agosto de 2010


ABAS promove XVI Congresso de Águas Subterrâneas







Evento acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, em São Luis (MA) e deve receber mais de 2 mil pessoas

As chuvas mais intensas do inverno e as poucas que acontecem no verão seco do Estado do Maranhão atingem 1600 mm/ano de água. A quantidade é insuficiente para atender os diversos usos da população. Como “todos precisam viver”, no verso do poeta maranhense, João do Vale, 80% das cidades maranhenses abastecidas pela Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (CAEMA) e a área rural se valem das águas subterrâneas para suprir suas necessidades. Para esclarecer e discutir as questões mais importantes referentes a este recurso natural, São Luis sedia o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a Feira Nacional da Água (FENÁGUA).

Com promoção da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e realização do Núcleo Ceará da ABAS, o evento será realizado de 31 de agosto a 03 de setembro de 2010, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, tendo como tema central “Águas Subterrâneas: Patrimônio Natural da Humanidade”. O Congresso visa promover debates e retirar conclusões para avançar estudos e pesquisas sobre a conservação e uso deste recurso hídrico, trazendo-o para o centro do debate de especialistas e da sociedade.

Entre os destaques do XVI Congresso estão a Conferência de Abertura, que será proferida pelo deputado federal (PV), Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente de 1999 a 2002; e a participação do escritor, conferencista e estrategista, Fernando Almeida, uma das maiores referências em sustentabilidade do país e ex-presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que falará na Conferência 2, no dia 2 de setembro, quinta-feira. O evento terá ainda nove mesas redondas, 12 palestras-debates, três conferências, além da apresentação de cerca de 180 trabalhos técnicos do Brasil e do exterior.

Para o presidente da ABAS, Everton Luiz da Costa Souza, “A realização de um evento desta magnitude suscita uma série de discussões que fazem com que o tema água seja profundamente debatido e soluções sejam encontradas para os problemas existentes”. De acordo com ele, o evento também é um divisor de águas para o Maranhão; momento que o estado reflete sobre importantes avanços, fundamentais à melhor gestão de seus recursos hídricos, investindo fortemente na capacitação de quadro técnico tanto do órgão gestor quanto ambiental.

De acordo com a organização do evento, são esperados cerca de 800 participantes, 250 expositores e 2 mil visitantes. As principais empresas do setor de águas subterrâneas, públicas e privadas, também já confirmaram presença na Fenágua, que ocorre junto com o congresso. Everton Souza ressalta que esta edição deve ser novamente um marco para o setor no Brasil e uma grande oportunidade para troca de conhecimento, networking e negócios.



A programação completa esta disponível no site do evento:
www.abas.org/xvicongresso







Atendimento à imprensa:



Marlene Simarelli
marlene@artcomassessoria.com.br



Daniela Mattiaso
daniela@artcomassessoria.com.br



Isabella Monteiro

isabella@artcomassessoria.com.br



ArtCom Assessoria de Comunicação
Telefone: (19) 3237-2099
Campinas – SP

Nenhum comentário: