sábado, 21 de agosto de 2010

Água subterrânea na torneira de casa

Água subterrânea na torneira de casa

Grande parte do abastecimento público e privado no país já utiliza parcialmente ou totalmente recursos hídricos vindos do subsolo. O estado de São Paulo é, atualmente, o maior usuário das reservas subterrâneas do país



A idéia de que a água que consumimos no dia a dia provém exclusivamente de rios, não pode mais continuar existindo no imaginário dos brasileiros. Grande parte do abastecimento público no país, já é realizado com captação de água do subsolo, seguindo para as torneiras de casa. Segundo o Censo de 2000 (IBGE, 2003), aproximadamente 61% da população brasileira é abastecida por água subterrânea para fins domésticos. Outros tipos de usos urbanos também utilizam o recurso de forma exclusiva ou complementar, só que por meio da instalação de sistemas de abastecimento privado com poços artesianos. São usuários destes serviços: indústrias, propriedades rurais, escolas, hospitais, shoppings, clubes e outros estabelecimentos. Além do uso no meio urbano, há a utilização de água subterrânea nas áreas rurais, uma grande consumidora, por conta das atividades agropecuárias no Brasil.


O estado de São Paulo é, atualmente, o maior usuário das reservas subterrâneas do país. Cerca de 70% da zona urbana e aproximadamente 90% das indústrias são abastecidas, de forma parcial ou total, por água subterrânea, de acordo com dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, por exemplo, já é abastecida integralmente pela água proveniente do aqüífero Guarani, por meio de sua própria rede pública. No Maranhão, mais de 80% das cidades são abastecidas por águas subterrâneas, assim como no Piauí e no Paraná, que possui o mesmo percentual de utilização. No Rio Grande do Sul, 55% do sistema de abastecimento é proveniente total ou parcialmente de água subterrânea. Já em Goiás, cerca de 30%. Outras importantes cidades do país também dependem integral ou parcialmente do recurso, como, por exemplo: Mossoró (RN), Natal (RN), Maceió (AL), a Região Metropolitana de Recife (PE) e Barreiras (BA).



Para falar sobre os usos e desafios, além da gestão da água subterrânea no país, a Associação Brasileira de Águas subterrâneas promove do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro, o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, no país. O evento será realizado no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, situado na Avenida Jerônimo Albuquerque, em São Luis , no estado do Maranhão.



Estarão presentes os mais importantes profissionais e pesquisadores da atualidade para debaterem o assunto. Entre eles, o deputado federal (PV), Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente de 1999 a 2002, e o escritor e estrategista, Fernando Almeida, uma das maiores referências em sustentabilidade do país e ex-presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Serão nove mesas redondas, 12 palestras-debates, três conferências, além da apresentação de cerca de 180 trabalhos técnicos do Brasil e do exterior sobre o assunto. O congresso será um verdadeiro fórum de experiências sobre a gestão deste recurso hídrico no Brasil.



A programação completa esta disponível no site do evento:
www.abas.org/xvicongresso





SERVIÇO



XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Data: de 31 de agosto a 3 de setembro

Local: Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana - Avenida Jerônimo Albuquerque, no Sítio Rangedor, Altos do Calhau, em São Luis (MA).
Site: www.abas.org/xvicongresso
Telefone: (11) 3871-3626

E-mail: xvicongressoabas@acquacon.com.br

Nenhum comentário: