quinta-feira, 30 de abril de 2009

Treinamento Operacional

Treinamento Operacional destinado a operadores de equipamentos Dessalinizadores e Sistemas de Osmose Reversa.
Data:11 de maio de 2009-Local:Auditório do Espaço das Águas-COGERH-SOHIDRA
Rua:Adualdo Batista 1550-Messejana- Ponto de Referência:Centro Administrativo Virgílio Távora no Cambeba-Fortaleza-Ceará.
Carga Horária: 08(oito)horas aula-Teoria e Prática.Será realizada avaliação no final do curso.
Realização da Associação dos Servidores da SOHIDRA/PERENNE/SOHIDRA
Investimento:R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais )
Inscrições: Investimento Valor :R$150,00(cento e cinquenta reais)
O pagamento poderá ser efetuado através de cheque nominal à ASSO ou deposito
bancário através do Banco Bradesco, Agencia 0624-6, Conta 010389-6, cujo comprovante deverá ser enviado via fax(3218-1557) para identificação do credito ou na própria entidade


Primeira Etapa (Teórica):

- Processo de Filtração Osmose Reversa;
- Elementos de Membranas;
- Pré-Tratamento;
- Dosagem de Químicos;
- Limpeza Química;
- Solução de Problemas;
- Acompanhamento Operacional.

Segunda Etapa (Prática):

- Pré-Tratamento;
- Dosagem de Produtos Químicos %;
- Regulagem das Bombas Dosadoras;
- Partida e Desligamento do Sistema de Osmose Reversa;
- Regulagem (Pressões, Vazões);
- Inspeção dos Filtros Cartucho;
- Limpeza Química (ácida e alcalina);
- Diagnóstico do Vaso de Pressão;
- Substituição dos Elementos de Membranas;
- Paradas por Longos Períodos/ Conservação;

O treinamento operacional apresentado pela Perenne tem o objetivo de capacitar os participantes a operar sistemas de tratamento de água por osmose reversa e a realizar manutenções, demonstrando os benefícios de uma operação adequada, maximizando a vida útil dos equipamentos, instrumentos e membranas, minimizando assim o consumo de produtos químicos, as interrupções do sistema e o consumo energético.

O treinamento será constituído de duas etapas, uma teórica e outra prática em um sistema de Osmose Reversa.

Carga Horária: (08 horas /01 dia)
INSTRUTOR DA PERENNE DE SÃO PAULO.
SOLICITO POR GENTILEZA DIVULGAR.GRATO-Informações com Said-85-32181557.
Geólogo Francisco Said GonçalvesCREA-CE 4197/D-SOHIDRA/PESQUISAGUA

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Potencialidades do método do potencial espontâneo no estudo de áreas contaminadas

Agenda
Potencialidades do método do potencial espontâneo no estudo de áreas contaminadas
29/4/2009
Dia 30/5/2009
Faltam 31 dias para o início do evento. Duração: 1 dia
Agência FAPESP – A conferência “ Potencialidades do método do potencial espontâneo no estudo de áreas contaminadas” será apresentada no dia 30 de abril, em São Paulo, pelo professor Carlos Mendonça, do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo Mendonça, observa-se com frequência a existência de um potencial elétrico espontâneo em locais nos quais a água subterrânea é contaminada por compostos orgânicos – cenário que se repete tanto em aterros sanitários como em infiltrações de material combustível no solo.
Durante a conferência, o professor discutirá fatores que condicionam a geração do sinal geofísico em tais ambientes, estendendo o conceito de geobateria previamente identificado na prospecção de minerais eletricamente condutivos.
Mais informações: teca@iag.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-4760.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Laudo sobre o Aterro Sanitário comprova a não contaminação da água

Laudo sobre o Aterro Sanitário comprova a não contaminação da água
PALMAS (ABN News) - Dados apontados pela análise das águas subterrâneas próximas ao Aterro Sanitário de Palmas, feita pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a responsabilidade do professor doutor Aurélio Pessoa Picanço, descartam qualquer tipo de contaminação oriundas do Aterro. Os resultados apontam apenas pequenos índices de contaminação de origem externa, não caracterizando contaminação por parte do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo. O laudo analisou quatro poços, sendo três de monitoramento dentro do próprio aterro e um externo à área, o poço Mirindiba, localizado a 802 metros do aterro. O Mirindiba foi analisado por se encontrar mais próximo às lagoas anaeróbicas do chorume. De acordo com o resultado, o poço a montante do aterro (acima da trincheira de depósito do lixo) foi o que apresentou maior quantidade de coliformes termotolerantes. No entanto, por estar acima do nível das lagoas e por ser impossível o transporte de bactérias em águas subterrâneas, o laudo comprova que a contaminação é de origem exterior. Além disso, como os valores encontrados nos demais poços são muito baixos, foi descaracterizada a contaminação por parte do Aterro Sanitário.Com relação ao poço Mirindiba, todos os parâmetros estão de acordo com a portaria 518, com exceção dos dados microbiológicos que, de acordo com o resultado do laudo, essa contaminação é comum nesses tipos de poço, pois pode ocorrer até mesmo na retirada da água com o balde, além da vedação desse tipo de poço ser muito difícil, facilitando a entrada de contaminantes animais. Com este resultado a Prefeitura de Palmas tranquiliza a população palmense e principalmente os moradores do Assentamento São João, pois segundo o responsável pelo Aterro, o lixólogo e engenheiro especialista em Saneamento Ambiental, João Marques, a população não precisa se preocupar já que a operação do aterro está dentro dos padrões ambientais. “O que nos deixa certo da boa operação do aterro é saber que os pequenos índices de contaminação encontrados são de origem externa, não caracterizando contaminação por parte do aterro”, frisou Marques.

MÃE - Articulista: Heitor Reis

08/05/2005 00:43
MÃE - Articulista: Heitor Reis
MÃEHeitor Reis (heitorreis@brfree.com.br) é Engenheiro Civil, articulista colaborador da ABN Agência Brasileira de Notícias (www.abn.com.br) e da KITNET. É membro da AIDF Associação de Imprensa do Distrito Federal (www.imprensa.org.br) e palestrante da Fenai/Faibra - Federação Nacional da Imprensa / Federação das Associações de Imprensa do Brasil (www.fenai.org.br - www.faibra.org.br)Um caso de amor. Uma paixão. Um caso pensado. Uma relação, não tendo nenhuma reflexão. Um "zóide", um óvulo. Uma concepção! Pequena viagem, sem tribulação, da trompa ao útero para instalação. Começa o fenômeno: multiplicação. De apenas uma célula, mamãe fez um bilhão! Suguei o seu sangue... Eu não tinha não, ainda batendo, o meu coração e nem condição de alimentação. Pelo umbilical, aquele cordão, sentia amor e dedicação, também as batidas de sua emoção. Ali confortável, sem preocupação, nadava no líquido, aminiótico, por definição. Cresci, expandi, virei bebezão. Não tinha lugar, começou a pressão. Com tempo mais curto, mais contração, quando uma luz brilhou na escuridão. Apertado caminho (que situação!) levando-me à vida, não tive opção. O choque do mundo, minha confissão: não foi agradável a primeira impressão. Com custo, aprendi amamentação. Sem curso, eu fiz uma digestão. Sujei minha fralda com convicção de quem suja o mundo por compensação de perder o conforto ... (não queria não). Fraldas, cueiros sujos de podridão, cheiro que hoje não agüento não. Uma coisa eu sei: dei um trabalhão. Cresci exigindo toda a atenção, até que um dia, chegou meu irmão. Agora agradeço sua dedicação. Amor de uma mãe beira à perfeição que a gente despreza por uma paixão, que, depois, acabada nos deixa no chão. Sutilmente buscamos numa regressão, no porto seguro da mãe, uma mão. A cena repete até compreensão dos riscos da vida que não tem solução. Buscamos no espírito a eternização do útero tranqüilo, a meditação Ainda aqui regeneração, novo nascimento, sem reencarnação. Um filho de Deus, nova criação. A cara do Pai, sonha perfeição. Um novo alimento, um novo pão, um renascimento, santificação. Um novo céu, nova dimensão. Uma nova Terra, nova habitação. Bodas do Cordeiro, com celebração, um fim que é começo, além da razão. Termina assim a história da vida sem a explicação, que tu só alcanças por revelação de teu Criador, que te amou de montão, através de Seu filho, morrendo a morte da crucificação, tentando chamar tua atenção para o mistério da cruz e da ressurreição.

Reduzir, reutilizar, reciclar > Conscientização ou marketing?

Reduzir, reutilizar, reciclar > Conscientização ou marketing?
Continuação da página 1
Por Mônica Vitória • 22/04/2009
É verdade que, vendo os apelos de ONGs, ambientalistas e instituições públicas mundiais, as empresas estão tentando fazer a sua parte e promover o desenvolvimento sustentável - principalmente porque são elas as responsáveis pelos impactos maiores na natureza. Mas o professor Jorge Saboya alerta para as segundas intenções que partem de muitas indústrias que pensam apenas em aumentar o consumo. "A verdade é que o discurso ambiental é um bom negócio para o capitalismo. Toda empresa causa impacto no meio ambiente, então passam a falar de sustentabilidade e responsabilidade social para venderem a imagem de 'ecologicamente corretos' e lucrarem", indica. Não devemos esquecer que o consumismo desenfreado esgota os recursos naturais e gera lixo que, se não reciclado, certamente causará mais prejuízos ao planeta.
Mas é claro que existe gente no mercado realmente preocupada com o meio ambiente. Empresas diminuem suas embalagens para evitar acúmulo de lixo depois do descarte. Lojas têm criado e estabelecimentos têm adotado as sacolas de papel e tecido para substituirem as de plástico, que demoram muito mais para serem decompostos pela natureza. Na Alemanha, por exemplo, quem não anda com sua própria sacola para levar compras é obrigado a pagar uma taxa pelo uso de sacos plásticos. Há também o plástico oxi-biodegradável, que, ainda sendo caro, constitui uma nova esperança para o problema do lixo.
Embora 77% dos consumidores brasileiros estejam muito interessados em conhecer as práticas de responsabilidade social das empresas, apenas 30% buscam informações sobre o assunto. Mas esta tarefa está cada dia mais fácil. O recém-lançado Catálogo Sustentável, ferramenta online criada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, pode ajudar a população a escolher produtos e serviços sustentáveis, com informações sobre os impactos ambientais que eles provocam, da matéria-prima até o descarte.
O problema do lixo
");
//]]>-->
-->
document.context='YjoxNTQjYjoxNTQjYjoxMjZ8';

Cada brasileiro gera, em média, de 600 gramas a um quilo de lixo por dia. O número só aumentou nos últimos anos. Para se ter uma idéia, a cidade de São Paulo produzia, em 1985, quase quatro toneladas de lixo diariamente. Em 2000, quinze anos depois, este número saltou para 16 mil. Estima-se que cerca de 30% da composição dos resíduos encaminhados aos aterros são embalagens que poderiam ter outro destino. Além do espaço que ocupa, o lixo pode contaminar o solo, a água, o ar e oferecer riscos à saúde humana.
Por outro lado, cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reutilizados ou reciclados. O impacto negativo que provém do consumo da sociedade é amenizado quando os três "Rs" são seguidos: reduzir (o consumo), reutilizar (o que for possível) e reciclar (o lixo). Veja o tempo em que os materiais demoram para se decompor e reflita se a reciclagem dos produtos não é uma ótima iniciativa de preservação ambiental:
Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Toco de cigarro: 20 meses
Chicletes: 5 anos
Isopor: 8 anos
Lata de aço: 10 anos
Nylon: mais de 30 anos
Copos de plástico: 50 anos
Garrafa plástica: 400 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos
Pneus: 600 anos
Vidro: 4.000 anos
(Fonte: Reciclagem.Net)
Brasília, 24 de abril de 2009 - 13h40Projeto Educanvisa 2009 promove a saúde nas escolas
Mais de 500 professores da rede pública de todo país irão receber, a partir de maio, capacitação da Anvisa para promover, nas escolas, o consumo responsável de medicamentos. A capacitação faz parte do Projeto Educanvisa, realizado pela Agência desde 2005, e que teve suas atividades prorrogadas para 2009.
O objetivo do Educanvisa é conscientizar a comunidade local em relação aos riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária influenciado pela propaganda. Para atingir este resultado, o projeto capacita professores da educação básica de escolas públicas e profissionais de vigilância sanitária para aplicar em sala de aula as temáticas relacionadas ao consumo inadequado de produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Além dos professores, mais de 60 profissionais de vigilância sanitária também receberão o treinamento. O foco da educação é na reflexão sobre a influência da propaganda no consumo desses produtos. Com o Projeto, o aluno também se torna um multiplicador do conhecimento, repassando o que aprendeu na escola aos seus familiares, amigos e vizinhos.
A expansão do Projeto Educanvisa é uma das metas do Programa Mais Saúde, que busca contribuir para o fortalecimento da consciência da população sobre o seu direito à saúde e a importância das práticas e comportamentos saudáveis. Entre 2006 e 2008, o Projeto capacitou 136 profissionais de vigilância sanitária, 450 professores e mais de 20 mil alunos. Em 2009, 32 novas cidades (PDF) e 136 escolas serão incluídas no projeto.
No último dia 16, a Anvisa realizou a 1ª Reunião do Projeto Educanvisa 2009, em Brasília. O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Educação e das Vigilâncias Sanitárias de 12 estados (Acre, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Rondônia e Minas Gerais).
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Brasília tem o mês de abril mais chuvoso de sua história

Agencia Estado - 26/4/2009 19:15
Brasília tem o mês de abril mais chuvoso de sua história
As chuvas deste fim de semana tornaram este mês de abril o mais chuvoso da história em Brasília. Segundo a Climatempo, as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam o acumulado de 301,4 milímetros de chuvas. Esse índice ultrapassou os 297,9 milímetros verificados em abril de 1992. O volume de chuvas este mês também supera as médias registradas em dezembro de 2008 e em janeiro deste ano, historicamente os mais chuvosos na região.
Após os períodos de instabilidade e chuvas fortes, uma massa de ar polar reduziu os níveis de umidade do ar. O sol passou a aparecer mais e o tempo tornou-se seco. Apesar disso, a previsão é a de que, até a próxima quinta-feira, dia 30, o Distrito Federal deverá registrar mais pancadas de chuva.

Sobe número de mortes suspeitas por gripe suína

Sobe número de mortes suspeitas por gripe suína
Autoridades de saúde mundiais intensificaram, nesta segunda-feira, a luta contra a gripe suína após o governo mexicano informar que o número provável de mortos pelo vírus subiu para 103, sendo que 22 já foram confirmados. O governo dos Estados Unidos declarou ontem estado de emergência pública, depois que 20 casos da doença foram confirmados em cinco Estados do país.
O ministro da Saúde mexicano, José Angel Córdova, anunciou ontem na televisão que o número das pessoas hospitalizadas devido à epidemia se situava em cerca de 400. O ministro afirmou também que já foram notificados mais de 1.600 casos suspeitos de gripe suína e que cerca de 1.000 pessoas conseguiram se curar e foram liberadas dos hospitais.
O número de mortes continua a aumentar desde o início da infecção, que tem assumido proporções internacionais.
O pânico cresceu no México uma vez que o governo alertou os cidadãos para que evitem contato com outras pessoas.

domingo, 26 de abril de 2009

71 açudes estão sangrando no Ceará

71 açudes estão sangrando no Ceará
— registrado em:
Dos 131 açudes monitorados pela Cogerh, 71 estão sangrando e o volume acumulado já ultrapassa os 15 bilhões de metros cúbicos, o que representa um acúmulo de 85,48% de água nas 11 Bacias que compõe o Estado do Ceará. No momento temos 10 açudes com mais de 80% de acúmulo de água e 15 com mais de 90%, isto significa que a qualquer momento teremos mais reservatórios sangrando no Ceará.
Segue Quadro Demonstrativo da situação nas 11 Bacias Hidrográficas do Estado:
Bacia do Alto Jaguaribe – 18 açudes, com dois sangrando.
Bacia do Salgado – 13 açudes, cinco sangrando
Bacia do Banabuiú – 18 açudes, sete sangrando
Bacia do Médio Jaguaribe – 13 açudes, sete sangrando
Bacia do Baixo Jaguaribe – Um açude, sangrando
Bacia do Acaraú – 12 açudes, 10 sangrando
Bacia do Coreaú - Nove açudes, sete sangrando
Bacia do Curu – 13 açudes, nove sangrando
Bacia do Parnaíba – Nove açudes, cinco sangrando
Bacias Metropolitanas – 18 açudes, 12 sangrando
Bacia do Litoral – Sete açudes, com seis sangrando
Os três maiores reservatórios do Estado, Castanhão, Orós e Banabuiú, estão respectivamente com: 85,93%, 98,26% e 73,42% de água.
Assessoria de Imprensa da Cogerh:
Vanja Boaventura (mailto:vanja@cogerh.com.br%20-%203218.7024 / 8895.9225)
O Dia do Trabalho no Brasil


No Brasil, como não poderia deixar de ser, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.
Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como chefe revolucionário e ditador por 15 anos e como presidente eleito por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.
Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratização do Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio liberais, comunistas e cristãos progressistas), apesar de termos 80% dos tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão – como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.
A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.

Boa Notícia para os servidores estaduais??

Nota à Imprensa

O Governo do Estado informa que a secretária do Planejamento e Gestão do Estado, Silvana Parente, pediu na última quinta-feira (23/04) afastamento do cargo. Ela realizará um sonho antigo de fazer doutorado em Economia Social na Espanha. Ela permanece no cargo até o próximo dia 30 de abril. O nome do novo titular da pasta será definido nos próximos dias.
Coordenadoria de Imprensa do Governo
Casa Civil
(comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101-6247)

Contatos da AL.CE

Principal > Contatos da AL


VOLTAR
Contatos da AL
Nome
Sala
Fone
4ª C.P.G
105
3277.2514
Acomp. Previdência Parlmentar
109
3277.2760
Almoxarifado
3277.2863
Arquivo Geral
1º Andar
3277.3726
Biblioteca
128
3277.2695 / 2696
Bradesco
209
3272 6990
Brigada de Combate de Incêndio
126
3277.2684
Cantina
3277.2750
Cargos e Carreiras
3277.3736/3744
Central de Telefone e Som
127
3277.2845
Cerimonial
Térreo
3277.2853
Comitê de Imprensa
125
3277.2849 / 2731
Comunicação Legislativa
3277.2742
Comunicação Social
Térreo
3277.2921 / 2727
Consignação
3277.3724/3725
Controladoria
3º Andar
3277.2671
Controle de Pessoal
3277.3724/3725
Coordenadoria Militar
316
3277.2533
Coordenadoria de Planejamento e Informática
404
3277.2847 / 2848
Coordenação das Comissões Técnicas
3º Andar
3277.3799
Corpo da Guarda
105
3277.2515
Correios
208
3277.2868
Departamento Administrativo
202
3277.2605
Departamento Financeiro
403
3277.2967 / 2612
Departamento Legislativo
212
3277.2717 / 2718
Departamento de Recursos Humanos
2° andar-Anexo
3277 3724/ 3725
Departamento de Recursos Humanos
2° andar
3277.3724/ 3725
Departamento de Saúde e Assistência Social
3277 3760/ 3780/ 3779
Departamento de Saúde e Assistência Social
3277.3760/ 3780/ 3779
Direitos e Vantagens
3277.3731/3732
Diretor
3277.3735
Diretor da Consultoria Técnico Jurídica
3277.3723/3741
Comissões Permanentes


Em número de 16, são aquelas que subsistem através da Legislatura. Formadas por cinco a nove deputados, tem entre suas atribuições a realização de audiências públicas com entidades da sociedade civil e nas diversas regiões do Estado; convocar secretários de Estado para subsidiar o processo legislativo ou prestar informações sobre os assuntos inerentes às suas atribuições; receber reclamações, representações ou queixa de qualquer pessoa contra ato ou omissão de autoridade pública, de concessionário de serviço público; acompanhar a elaboração da proposta orçamentária; acompanhar e apreciar programas de obras, planos estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais Ciência e Tecnologia Constituição, Justiça e Redação Da Infância e Adolescência Defesa Social Defesa do Consumidor Direitos Humanos e Cidadania Educação, Cultura e Desporto Fiscalização e Controle Industria, Comercio, Turismo e Serviço Juventude Meio Ambiente e Des. Semi-Árido Orçamento, Finanças e Tributação Seguridade Social e Saúde Trabalho, Administração e Serviço Publico Viação, Transporte, Des. Urbano e Interior

sábado, 25 de abril de 2009

Comunicado: Surto de influenza em humanos no México

Brasília, 24 de abril de 2009 - 18h20Comunicado: Surto de influenza em humanos no México
Por precaução e proteção da saúde da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) intensificará as ações de vigilância em saúde e controle sanitário nos pontos de entrada do Brasil. Essa ação é resultado dos casos de influenza humana, com notificação de óbitos, no México, e a possibilidade de que seja um novo subtipo de vírus suíno.
As principais medidas adotadas pelas Coordenações de Vigilância Sanitária da Anvisa em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados serão:
- orientação aos viajantes que se dirigem ou procedem do México;
- vigilância de casos suspeitos;
- inspeção de cargas e bagagens;
- orientação e fiscalização das medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências desses pontos de entrada; e
- a utilização dos equipamentos de proteção individual necessários.
O Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é o ponto focal do Regulamento Sanitário Internacional (2005) no Brasil e tem como atribuição emitir parecer sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional. Nesse sentido, está preparando Nota Técnica sobre o assunto e na oportunidade veiculará maiores informações e medidas complementares sobre o agravo.
Confira Nota Técnica (pdf) encaminhada para as Coordenações de Vigilância Sanitária da Anvisa em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Açude Pesqueiro


Governo inaugurac, em Capistrano
— registrado em:
O açude beneficiará 17 mil habitantes da Região e tem capacidade para 9,6 milhões de metros cúbicos de água.

Foto: Geraldo Silva
Como parte do Plano Estadual do Recursos Hídricos do Ceará, o governador Cid Gomes inaugurou nesta sexta-feira (24) o Açude Pesqueiro, localizado no município de Capistrano, região do Maciço de Baturité. Situado na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar 9,6 milhões de metros cúbicos de água, o que garantirá segurança hídrica para a população de Capistrano, com cerca de 17 mil habitantes, e mais quatro distritos do município.
O açude, que será monitorada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), faz parte do Programa de Gerenciamento e Integração de Recursos Hídricos (Progerirh) e recebeu investimentos do valor de R$ 3,2 milhões, com recursos provenientes da parceira entre Governo Estadual e Banco Mundial. Segundo o governador Cid Gomes, o Pesqueiro garantirá não só a segurança hídrica da região, mas também permitirá que a população tenha melhores condições de produzir. “Água é vida, portanto o Governo Estadual está priorizando as ações na área dos recursos hídricos”, ressaltou.
Com a construção do Pesqueiro e demais obras hídricas, o Governo pretende aumentar em mais 10% a capacidade de armazenamento de água do Estado. A atual capacidade é de cerca de 18 bilhões de metros cúbicos de água. Para isso, só na atual gestão já foram construídos 29 açudes e mais oito deverão ser construídos até o fim de 2010.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, César Augusto Pinheiro, essas obras são um grande avanço para o Estado. Segundo informações da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), serão construídos ainda este ano os açudes Missi, no município de Miraíma, na Zona Norte do Estado, e Riacho da Serra, em Ibicuitinga, no Vale do Jaguaribe. Estão sendo preparadas as licitações dos açudes Amarelas, em Beberibe; Gameleira, em Itapipoca; Jatobá, em Ipueiras; Jenipapeiro, em Baixio; Mamoeiro, em Antonina do Norte; e Umari, em Madalena.
A obra do Pesqueiro compreende ainda um vila que irá reassentar 50 famílias da região, que haviam sido retiradas da bacia hidráulica do açude. A Agrovila, como é chamada, é formada além das habitações, por escola, igreja e redes de distribuição de água e de energia elétrica. Na solenidade, o governador anunciou ainda a construção da estrada que ligará Capistrano ao município de Canindé, na Região Central do Estado. Cid Gomes também anunciou que está nos planos do Governo ampliar a duplicação da estrada que liga Fortaleza ao município de Redenção, no Maciço de Baturité, o que segundo o governador beneficiará também a população de Capistrano.
Coordenadoria de Imprensa do Governo:
Casa Civil
Julyana Silveira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

Açude Pesqueiro

Governo inaugurac, em Capistrano
— registrado em:
O açude beneficiará 17 mil habitantes da Região e tem capacidade para 9,6 milhões de metros cúbicos de água.

Foto: Geraldo Silva
Como parte do Plano Estadual do Recursos Hídricos do Ceará, o governador Cid Gomes inaugurou nesta sexta-feira (24) o Açude Pesqueiro, localizado no município de Capistrano, região do Maciço de Baturité. Situado na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar 9,6 milhões de metros cúbicos de água, o que garantirá segurança hídrica para a população de Capistrano, com cerca de 17 mil habitantes, e mais quatro distritos do município.
O açude, que será monitorada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), faz parte do Programa de Gerenciamento e Integração de Recursos Hídricos (Progerirh) e recebeu investimentos do valor de R$ 3,2 milhões, com recursos provenientes da parceira entre Governo Estadual e Banco Mundial. Segundo o governador Cid Gomes, o Pesqueiro garantirá não só a segurança hídrica da região, mas também permitirá que a população tenha melhores condições de produzir. “Água é vida, portanto o Governo Estadual está priorizando as ações na área dos recursos hídricos”, ressaltou.
Com a construção do Pesqueiro e demais obras hídricas, o Governo pretende aumentar em mais 10% a capacidade de armazenamento de água do Estado. A atual capacidade é de cerca de 18 bilhões de metros cúbicos de água. Para isso, só na atual gestão já foram construídos 29 açudes e mais oito deverão ser construídos até o fim de 2010.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, César Augusto Pinheiro, essas obras são um grande avanço para o Estado. Segundo informações da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), serão construídos ainda este ano os açudes Missi, no município de Miraíma, na Zona Norte do Estado, e Riacho da Serra, em Ibicuitinga, no Vale do Jaguaribe. Estão sendo preparadas as licitações dos açudes Amarelas, em Beberibe; Gameleira, em Itapipoca; Jatobá, em Ipueiras; Jenipapeiro, em Baixio; Mamoeiro, em Antonina do Norte; e Umari, em Madalena.
A obra do Pesqueiro compreende ainda um vila que irá reassentar 50 famílias da região, que haviam sido retiradas da bacia hidráulica do açude. A Agrovila, como é chamada, é formada além das habitações, por escola, igreja e redes de distribuição de água e de energia elétrica. Na solenidade, o governador anunciou ainda a construção da estrada que ligará Capistrano ao município de Canindé, na Região Central do Estado. Cid Gomes também anunciou que está nos planos do Governo ampliar a duplicação da estrada que liga Fortaleza ao município de Redenção, no Maciço de Baturité, o que segundo o governador beneficiará também a população de Capistrano.
Coordenadoria de Imprensa do Governo:
Casa Civil
Julyana Silveira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Unidos contra o câncer

Política de C & T
--> Colaboração
Unidos contra o câncer
Grupos de pesquisa sobre tumores articulam-se em rede nacional
Fabrício Marques
Edição Impressa 158 - Abril 2009
Pesquisa FAPESP -
© Eduardo Cesar
Uma iniciativa voltada para articular os principais grupos de pesquisa do câncer no Brasil foi lançada oficialmente no início de março. A Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer nasce com a ambição de incentivar estudos básicos e aplicados, como o mapeamento de genes relacionados ao surgimento de tumores e a realização de testes clínicos de novos tratamentos. “Além das atividades de pesquisa básica, de bancada e relacionadas, por exemplo, ao genoma e ao proteoma dos tumores, a ideia da rede é investir em pesquisa aplicada voltada diretamente aos pacientes”, disse Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenadora do programa é a pesquisadora Anamaria Camargo, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (LICR, na sigla em inglês).A iniciativa reúne 19 grupos ligados a várias instituições, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Butantan, o Instituto Nacional do Câncer, a Universidade de Brasília e as universidades federais de Mato Grosso, do Rio de Janeiro e de Uberlândia, além da empresa Recepta Biopharma. No final de 2008 a rede foi contemplada com R$ 5,38 milhões por meio de um edital conjunto do CNPq e do Ministério da Saúde, que priorizava três linhas de pesquisa: estudos de alterações moleculares do câncer de mama, testes preliminares de vacina terapêutica e estudos de epidemiologia clínica do câncer de mama, estômago e próstata. “Novos editais deverão ser lançados nos próximos anos, pois a rede terá fôlego longo”, disse Luiz Eugênio de Souza, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.A princípio os estudos devem concentrar-se nos tumores mais prevalentes no Brasil. “Como não dá para começar tudo de uma vez, definimos como primeiro objeto de estudos da rede o câncer de mama”, explicou a coordenadora da rede, Anamaria Camargo. A previsão é que as informações geradas pelos pesquisadores permitam aumentar o leque de marcadores moleculares disponíveis para esse tipo de tumor, além de levar à identificação de novos alvos terapêuticos e à diminuição da mortalidade e morbidade associadas à doença. Para isso, os cientistas trabalharão com base no sequenciamento do genoma de uma linhagem tumoral do câncer de mama, que ocorreu no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro. O material biológico utilizado foi cedido pelo LICR de Nova York. O Instituto Butantan testará, no âmbito da nova rede, uma vacina contra o câncer de ovário, um dos tumores mais frequentes e agressivos. O medicamento, desenvolvido nos Estados Unidos, será usado para evitar que o tumor reapareça após a cirurgia.Segundo Andrew Simpson, diretor científico do LICR em Nova York, uma parte importante do trabalho da rede está vinculada a avanços em técnicas de diagnóstico. “As tecnologias de sequenciamento evoluíram muito nos últimos anos a ponto de, a partir do genoma de um tumor específico, podermos estimar como um paciente responderá a determinada terapia”, explicou. De acordo com Luiz Eugênio de Souza, a rede deverá integrar pesquisadores que atuam em abordagens epidemiológicas, uma vez que a população brasileira tem características bem específicas

Mecanismo da dengue

Divulgação Científica
Mecanismo da dengue
23/4/2009
Agência FAPESP – A dengue é não apenas um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, mas também do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectadas a cada ano em mais de 100 países, com cerca de 20 mil mortes.
Não há medicamentos específicos e os únicos tratamentos recomendados para a doença são a ingestão de líquidos, repouso e antitérmicos não-esteróides para a febre. Mas uma boa notícia vem de um estudo publicado na edição desta quinta-feira (23/4) da revista Nature, que identificou fatores importantes para a infecção do vírus.
Um grupo de cientistas nos Estados Unidos descobriu componentes celulares em mosquitos Aedes aegypti e em humanos que o vírus da dengue usa para poder se multiplicar após infectar os hospedeiros. São dezenas de proteínas das quais o vírus depende para o seu desenvolvimento.
Segundo o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do governo norte-americano, que financiou a pesquisa, a descoberta de tais alvos pode levar ao desenvolvimento de drogas capazes de inibir um ou mais desses componentes, barrando a infecção e o desenvolvimento da doença.
Todos os vírus cooptam partes das células que invadem, mas os cientistas estimam que o vírus da dengue precise de muitos componentes dos hospedeiros, por ter um material genético próprio muito pequeno. Mas até agora poucos desses fatores haviam sido identificados.
Mariano Garcia-Blanco, da Universidade Duke, e colegas usaram um modelo mais conhecido, da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster), por suas semelhanças com o mosquito transmissor da dengue e pela disponibilidade de muitas ferramentas para determinar suas funções genéticas.
Os cientistas usaram uma técnica chamada de interferência de RNA para silenciar segmentos do genoma da drosófila e identificar de quais deles o vírus depende para crescer eficientemente. Encontraram 116 fatores genéticos, dos quais apenas cinco haviam sido descritos anteriormente. Dos 116, os pesquisadores verificaram que 42 têm correspondentes em humanos.
Em seguida, os pesquisadores usaram interferência de RNA e mosquitos vivos para testar se, ao silenciar alguns dos fatores, o vírus teria alguma redução na capacidade de infectar o tecido do intestino dos insetos. A resposta foi clara: observaram que o silenciamento reduzia grandemente a capacidade do o vírus se multiplicar no mosquito.
Segundo os autores do estudo, os resultados, embora preliminares, levantam a possibilidade de inibir propositalmente o crescimento do vírus em mosquitos. O que abre o caminho para, por exemplo, desenvolver um spray que possa ser usado não para matar os mosquitos, mas torná-los menos eficientes no transporte do vírus.
Como tais alternativas não atacariam o vírus diretamente, mas sim seu hospedeiro, o vírus teria menos oportunidade de desenvolver resistência a drogas.
O artigo Discovery of insect and human dengue virus host factors, de Mariano Garcia-Blanco e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Uneb ganha Agência de Inovação

Uneb ganha Agência de Inovação
24/4/2009
Agência FAPESP – A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inaugurou sua Agência de Inovação, uma nova estrutura vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação que estará voltada para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica da universidade.
Implementada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o objetivo é que a agência atue como gestora de um sistema favorável à promoção das atividades de pesquisa e das diversas redes de ensino de que a Uneb participa.
Entre outras funções, a unidade será responsável pelo levantamento dos indicadores quantitativos e qualitativos da pesquisa na Uneb, difusão do conhecimento e promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento regional.
Segundo os responsáveis, a agência também deverá identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e proteger a propriedade intelectual, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da Bahia por meio da transferência ao setor produtivo de tecnologias produzidas na universidade, além de estimular a interação entre governos, empresas e demais instituições.
De acordo com o gerente executivo da agência, Edisio Brandão Sousa, a criação da agência vem atender à necessidade apontada no planejamento institucional da universidade de criação de uma entidade que seja responsável por incentivar, sistematizar, difundir e proteger a pesquisa científica e tecnológica da instituição de ensino e pesquisa.
Mais informações: www.ppg.uneb.br

Aquecimento global é fogo

Divulgação Científica
Aquecimento global é fogo
24/4/2009
Agência FAPESP – O fogo aquece – e mais do que se imaginava. De acordo com um artigo publicado na edição desta sexta-feira (24/4) da revista Science, o efeito do fogo nas mudanças climáticas globais é mais profundo do que se acreditava e deve ser encarado com preocupação ainda maior do que a atual.
O artigo aponta o que a ciência sabe e o que desconhece a respeito do impacto do fogo na biodiversidade, clima e reservas de carbono do planeta e destaca que as queimadas ligadas ao desflorestamento são responsáveis por cerca de 20% do aquecimento global promovido pela ação do homem.
“O total pode aumentar em pouco tempo. Está muito claro que o fogo é um catalisador primário das mudanças climáticas globais. O artigo que escrevemos é um chamado à ação para que os cientistas investiguem e avaliem melhor o papel do fogo no sistema terrestre”, disse Thomas Swetnam, da Universidade do Arizona, um dos autores.
O texto é assinado por um grupo internacional de pesquisadores, entre eles Paulo Artaxo, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, coordenador do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e ex-coordenador da área de geociências da FAPESP.
Os autores apontam que todos os episódios de queimadas e incêndios combinados liberam na atmosfera uma quantidade de dióxido de carbono equivalente à metade de tudo o que deriva da queima de combustíveis fósseis.
Os cientistas alertam que a capacidade do homem de lidar com o fogo pode cair no futuro, à medida que as mudanças climáticas alteram padrões de queimadas e incêndios. O risco, entretanto, é difícil de avaliar, uma vez que os fogos estão ainda precariamente representados em modelos climáticos globais.
Mas eles ressaltam que, na última década, incêndios de grande dimensão e difíceis de controlar ocorreram em todos os continentes em que há vegetação disponível, independentemente dos programas de combate a tais episódios desenvolvidos em diversos países.
“O fogo é obviamente uma das principais respostas às mudanças climáticas, mas ele não é apenas isso, ele retroalimenta o aquecimento, que alimenta mais fogos”, disse Swetnam. A fuligem liberada na atmosfera também contribui para o aquecimento.
Quando a vegetação queima, a quantidade de dióxido de carbono liberado aumenta o aquecimento global. Quanto mais incêndios e queimadas, mais dióxido de carbono é liberado e mais aquecimento é promovido. E, quanto mais elevadas as temperaturas no planeta, maiores são as chances de se ter mais fogo.
Os autores pedem que iniciativas como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) reconheçam a importância do fogo nas mudanças climáticas e o integrem mais adequadamente em modelos e relatórios futuros.
“O fogo é tão elementar como o ar e a água. Nós vivemos em um planeta de fogo. Somos uma espécie do fogo. Ainda assim, seu estudo tem sido muito fragmentado. Sabemos bastante sobre o ciclo do carbono e do nitrogênio, mas muito pouco sobre o ciclo do fogo”, disse Jennifer Balch, do Centro Nacional para Análises e Sínteses Ecológicas em Santa Bárbara, Estados Unidos.
O artigo Fire in the Earth System, de David Bowman e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

Bolsa na Universidade Columbia

Bolsa na Universidade Columbia
24/4/2009
Agência FAPESP – Termina no dia 30 de abril o prazo para inscrições no Programa Dra. Ruth Cardoso em Antropologia e Sociologia na Universidade de Columbia, que apoiará a participação de um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York.
O programa é apoiado pela FAPESP, pela Comissão Fulbright, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Columbia.
“O Programa Dra. Ruth Cardoso é uma justa homenagem a uma das mais importantes personalidades do nosso país e que foi bolsista da Comissão Fulbright”, disse Luiz Valcov Loureiro, diretor executivo da instituição.
Os candidatos devem ter atuação acadêmica reconhecida nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem na áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.
Entre os benefícios estão bolsa mensal de US$ 5 mil, por até nove meses, auxílio-instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta, moradia no campus e acesso às instalações e serviços da Universidade Columbia.
“A expectativa da FAPESP é que pesquisadores de São Paulo aproveitem essa oportunidade acadêmica para desenvolver colaborações com colegas da Universidade Columbia, uma das instituições de maior prestígio na área. Para isso, a Bolsa Dra. Ruth Cardoso oferece condições bem superiores àquelas oferecidas em programas tradicionais de visita de pesquisa”, destaca Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.
Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/5111

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Susan Boyle -Blog do GERMANO

esta altura todos já devem ter visto o vídeo de Susan Boyle na estreia da nova temporada do Britain's Got Talent, o programa Ídolos da Inglaterra.A novidade é a legenda em português:É uma lição de moral para todos nós que julgamos pela aparência. Mas reparem também na letra da música. Ela chama-se I Dreamed a Dream (Eu Sonhei um Sonho) e faz parte do espetáculo musical Les Misérables, por sua vez baseado na obra (fantástica!) de Vitor Hugo e em cartaz há 23 anos em Londres. É uma música tão bela quanto triste e mostra a força que um sonho pode ter, mesmo frente à cruel realidade da vida. É uma visão secular, descrente. Mas é honesta e verdadeira.Não há como não comparar a poesia com a história da intérprete, uma solteira desempregada de 47 anos cuja única companhia na pequena cidade onde vive é seu gato.O vídeo emociona, seja pela performance de Susan, sua história pessoal, o exemplo de superação ou mesmo pelos recursos sonoros e visuais usados pela produção do programa.Ao final, minha vontade era ter a oportunidade de dizer a ela que existe uma esperança que não está nos sonhos, mas é real e concreta. Gostaria que ela soubesse que em Jesus Cristo temos a certeza de uma eternidade sem decepções ou mágoas, que este mundo está corrompido, mas pela graça e misericórdia de Deus não somos mais "os miseráveis" pecadores que sempre fomos (muito embora ainda pequemos), mas cidadãos de um mundo vindouro onde toda lágrima será enxugada! Maranata!

Patativa do AssaréO grande poeta popular do Nordeste


O voo de Patativa do AssaréO grande poeta popular do Nordeste, cujo centenário se celebra este ano, vira tese de doutoradoGonçalo Junior.fonte:PESQUISA FAPESP
A vida prometia ser injusta para o pequeno lavrador Antônio Gonçalves da Silva, morador da pequena Assaré, no Cea­rá. Do mesmo modo que para milhares ou milhões de moradores do sertão árido do Nordeste. Ainda menino, uma doença lhe tirou a visão de um dos olhos. Aos 8, viu-se obrigado a pegar na enxada para ajudar no sustento da mãe e dos irmãos, após a morte prematura do seu pai. Somente aos 12, durante alguns meses, frequentou a escola local. Foi o suficiente, porém, para alfabetizá-lo. Antônio tinha um dom raro, daqueles que não se explicam à luz da razão: começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por fim, aos 20 anos, ganhou o pseudônimo de Patativa porque sua poesia era comparável à beleza do canto dessa ave.Surgia Patativa do Assaré (1909-2002), poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Seria o mais importante no século XX de uma nação e um quase país chamado Nordeste. Dono de uma memória prodigiosa, era capaz de recitar sem pestanejar longos e incontáveis poemas de sua autoria. Eram frases rimadas que traziam a sabedoria de quem aprendeu a viver nas adversidades e a superar as privações. Vê-lo falar era quase sempre aprender lições de sabedoria e filosofia popular. Não por acaso, recebeu diversas premiações, títulos e homenagens – foi cinco vezes nomeado doutor honoris causa. O Brasil ouviu falar de Patativa graças ao poema A triste partida, que ele mesmo musicou e Luiz Gonzaga gravou em 1964. A letra falava da saga de uma família que, depois de perder todas as crenças, troca a seca por São Paulo “para viver ou morrer”, mas com uma certeza: de um dia voltar.A canção se tornou um marco da música popular brasileira pelas muitas ousadias de sua gravação. Como, por exemplo, conter 19 estrofes, cantadas no decorrer de oito minutos – quando as canções nunca passavam de três minutos e só eram gravadas num único canal, o que significava gravar todos os instrumentos e vozes ao mesmo tempo, como se fosse ao vivo. Conta-se que Gonzaga a ouviu pela primeira vez de um cantador numa feira do Crato. Ficou impressionado com a letra – fora composta em 1958 e era cantada em vários estados da região. Mandou que buscassem o autor e teria feito a proposta de comprar letra e música para que assinasse como único autor. Patativa não concordou mas lhe deu a parceria.
Essa gravação inspirou Claudio Henrique Sales de Andrade a defender na USP o doutorado Aspectos e impasses da poesia de Patativa do Assaré, orientado por Valentim Aparecido Facioli. “Eu sempre ouvi essa música com grande comoção”, recorda Andrade. Em 1978 ele ganhou de presente de uma tia um exemplar do livro Cante lá que eu canto cá, da autoria de Patativa, que acabara de ser publicado pela Editora Vozes. Cinco anos depois, concursado do Banco do Brasil, aconteceu uma grande coincidência: sua vaga de funcionário público era na cidade de Assaré. “Conheci Patativa e nos tornamos grandes amigos.” Durante dois anos, o pesquisador frequentou sua casa quase diariamente e fundou um centro de cultura na cidade que adotou o nome do poeta.Depois de se mudar para São Paulo na década de 1980 e ingressar no curso de Letras da USP, Andrade decidiu estudar a obra de Patativa como tema de mestrado. O pesquisador procurou estabelecer no doutorado as fontes da poética de Patativa do Assaré e acompanhar os desdobramentos que essas fontes receberam em sua produção. “Patativa é um poeta singular no panorama da poesia brasileira do século XX, ele mantém viva e atualizada uma poesia de raízes populares, nutrida no regime da oralidade, mas amplifica os limites temáticos e formais dessas tradições ao acrescentar um forte componente autoral e um refinado lirismo, além de uma atitude reflexiva pouco usual nesse contexto”, explica o autor. Seu trabalho avança no sentido de circunscrever essa produção. Para isso, fez um mapeamento formal de sua obra. Em seguida, estabeleceu pistas que permitam demonstrar a diferença de sua poesia para com a tradição que o formou. “Sempre me moveu o sentimento da diferença e meu desejo foi realizar uma descrição que revele e clarifique essa diferença.”Andrade elaborou uma lista com todos os poemas publicados dispostos em ordem alfabética e registrou ainda o tipo de estrofe em que cada um foi composto e o livro onde foi publicado originalmente. Nesse processo detectou inúmeros erros em todas as edições das obras do poeta – alguns que vêm se perpetuando e outros inéditos que foram cometidos nas edições mais recentes. “Creio que essa parte do trabalho venha a ser útil a outros estudiosos, que poderão se valer do levantamento feito, interessados talvez em investigar algumas questões que coloco e que ainda ficaram em aberto. Ou que, talvez, seja de alguma serventia para uma futura edição crítica dessa obra.” Na etapa seguinte investigou as vertentes culta e popular em diversas análises de texto. Finalmente buscou compreender o que chamou de “a dialética entre modernização e tradicionalismo” em Patativa, com ênfase num núcleo de poemas que discutem e encenam as consequências do progresso sobre a vida do trabalhador rural.
O pesquisador acredita que, dessa forma, se revela toda a riqueza do ponto de vista do poeta. Crítico das formas de dominação paternalistas, afirma Andrade, Patativa do Assaré é, ao mesmo tempo, capaz de resgatar e divulgar a poesia e o humanismo inerentes aos modos de vida arcaico e tradicional e, ao fazê-lo, identifica com penetração toda a negatividade de um progresso que é ele próprio uma imposição e outra forma de dominação. “E nesse passo tudo é contraditório e complexo, e o poeta percorre soberba e belamente as trilhas dessas contradições. Há, pois, ao lado de um anseio por um progresso civilizador e libertador uma visão desmistificadora do progresso que, às vezes, apenas substitui e renova as formas de dominação.” Tudo isso, prossegue o pesquisador, contribui para o argumento de que sua obra descortina uma perspectiva diferenciada que, por um lado, vai além da narratividade rente do cordel e, por outro, resulta de uma perspectiva visceralmente popular.
Cordel - Em seu estudo, Andrade procura descrever características que singularizam Patativa no universo da literatura brasileira. O poeta, afirma ele, tem sido apressadamente considerado por alguns como um autor de cordel. “Mas ele não faz literatura de cordel no sentido rigoroso da expressão. Salvo dois ou três poemas em que incursionou por este tipo de poesia como variação, exercício ou tributo.” O autor explica que sua obra se divide em três vertentes: lírica, narrativa e reflexiva. “Sua poesia é, em certo sentido, bicultural, pois trabalha em dois registros linguísticos: escreve na língua cabocla, num português popular que é uma estilização da fala do matuto sertanejo, realizada com mais conhecimento da causa e de forma mais sistemática do que vemos na obra de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), por exemplo. E escreve também dentro da norma culta. Nessa parte da obra, admiro a riqueza do seu léxico e a complexidade de alguns torneios sintáticos.”Patativa, portanto, foi um atualizador do esquema dualista da peleja poética dos desafios de cantadores, como escreve Andrade. De acordo com ele, o poeta internalizou esse dualismo e o correspondente espírito do desafio criando vários poemas em que dá voz a dois pontos de vista distintos e em oposição, e põe essas vozes a debater tirando efeitos muito interessantes desses desafios de um só autor. “Ao lado dessas produções nutridas no húmus popular tradicional, ele foi um excelente sonetista. Musicou também alguns de seus poemas, sendo Vaca Estrela, Boi Fubá e A triste partida os mais conhecidos. O autor estudou três sonetos porque seu objetivo era apreender a singularidade da produção de Patativa, compreender a natureza e delimitar os contornos de sua poética. Para isso, foi preciso contemplar todas as vertentes que sua obra comporta – a culta e a popular. Para o estudo da primeira, selecionou Minha serra, O pau-d’arco e Minha cinza. “São sonetos muito bem realizados. Trazem temas, imagens, recursos estilísticos que atestam o domínio e a familiaridade de Patativa com valores de uma poesia cultivada para além do cânon da poesia sertaneja.”
Patativa, explica o pesquisador, além de uma formação fundamentada nas poéticas da oralidade – o cordel e a cantoria dos repentes –, foi também um apreciador e um curioso da obra de poe­tas cultos: Camões, Castro Alves, Casimiro de Abreu, Olavo Bilac estavam entre suas leituras. “Numa de nossas últimas conversas, ele me fez perguntas sobre o poeta baiano Gregório de Matos (1636-1696). Lera alguma coisa dele e ficou muito interessado. Essa empatia é muito natural nesse caso, pois, além do espírito de sátira, comum aos dois poetas, Gregório usava a mesma estrofe de dez versos, com a métrica e o esquema de rimas que são adotados até hoje nos desafios de cantadores e que também encontramos na obra de Patativa. Quando Gregório glosava motes sempre o fazia nesse tipo de estrofe e que é o mesmo que Patativa emprega em seus motes e glosas. Vem da tradição, desde o tempo do Brasil Colônia e perdura no Nordeste até hoje. Aproxima e põe em contato um poeta de extração culta e outro de extração popular, separados por três séculos.”
Andrade aponta como erudito na obra de Patativa o gosto pelo soneto e sua métrica decassílaba. “Há também um apuramento do pendor lírico na proporção em que ocorre uma atenua­ção da epicidade, muito acentuada na poesia sertaneja mais tradicional; abertura para temas universais e mais abstratos (direitos humanos, os mistérios da condição humana: o tempo e a morte).” Pode-se dizer que existe ainda uma poesia mais reflexiva, não narrativa, em que o poeta toma distância e enuncia avaliações e juízos críticos sobre as questões sociais. “Isso coexiste com poemas narrativos que discutem as mesmas questões segundo uma estratégia de crítica mais tradicional.”
Ao comentar a escolha do tema de sua pesquisa, Claudio Henrique Sales de Andrade concorda que a obra de Patativa ainda espera por reconhecimento nos grandes centros do Sudeste brasileiro. Mas o interesse tem aumentado significativamente. Como professor universitário, ele tem visto crescer o interesse pela obra de Patativa entre estudantes de letras, assim como por outras manifestações literárias da esfera da cultura popular. Observa também um reconhecimento do valor de sua obra entre muitos estudiosos de grande cacife na universidade. “Então, eu diria que existem resistência e preconceito em relação à sua obra,

Especialistas do IG recebem comenda da Defesa Civil
01 de 10
Medalha reconhece e torna público o mérito dos colaboradores no trabalho de defesa civil.
Com direito a todas as honras militares, cinco especialistas do Instituto Geológico – IG, órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA, receberam em 16.04, no Palácio dos Bandeirantes, a Medalha de Defesa Civil pelo mérito do trabalho desempenhado no apoio ao atendimento às vítimas dos deslizamentos de terra, ocorridos no final de 2008, no Estado de Santa Catarina.
Os geólogos Ricardo Vedovello, Paulo César Fernandes da Silva, Lídia Keiko Tominaga e Daniela Marchiori Faria e o geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro, foram homenageados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo pela atuação no estado catarinense. O único geólogo do IG que já havia recebido a mesma medalha é Jair Santoro, que também trabalhou em Santa Catarina, mas foi homenageado pela elaboração, em conjunto com especialistas da Defesa Civil, do Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC, quando o mesmo completou 10 anos.
Para Lídia o aprendizado ocorreu no âmbito profissional e pessoal. “Aprendemos muito em termos técnicos, a experiência foi muito rica, mas a mobilização e a solidariedade de vários estados atuando juntos foi um outro aprendizado”, destacou. Já Daniela descreveu a experiência vivida em Santa Catarina como um evento único. “Eram vários processos ocorrendo ao mesmo tempo. Vimos coisas que nunca imaginamos presenciar”, afirmou.
De acordo com Paulo a experiência foi excepcional. “Estamos acostumados a trabalhar com a Defesa Civil, mas as condições em Santa Catarina extrapolaram qualquer outro trabalho.”, contou. “Ficamos completamente envolvidos no espírito de companheirismo e voltamos com o sentimento de dever cumprido”, disse. Rogério descreveu a calamidade no Vale do Itajaí como uma situação similar a de guerra. “Foi um treino psicológico, nos conhecemos enquanto técnicos e cidadãos”, relatou.
Os quatro especialistas receberam as medalhas da secretária estadual dos direitos da pessoa com deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e foram aplaudidos de pé pelos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo, também homenageados pela atuação em Santa Catarina. Especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e médicos da Secretaria Estadual de Saúde foram outros agraciados com a medalha.
O sentimento de companheirismo presente entre os profissionais que atuaram no Vale do Itajaí foi visível aos demais presentes quando o termo “viveres” foi clamado no salão. “Viveres é como um código que define as condições mínimas de sobrevivência numa situação de guerra. Significa água, abrigo, roupa, comida e até calor humano e consolo”, explica Rogério. “Quem espera um resgate também quer alguém para ouvir, para chorar, e temos que estar preparados, apesar de às vezes não estarmos”, comentou Rogério.
Jair, que atuou em outro desastre natural no Vale do Itajaí no início da década de 80, fez o contra ponto dos dois eventos. “O que aconteceu em 2008 foi um processo de escorregamento de encosta, com um fenômeno chamado corrida de lama. Já, na década de 80, ocorreu uma forte enchente do rio Itajaí. Com medo da água, as pessoas passaram a subir o morro e ocupar as áreas de encosta, e a intensificação dessas ocupações com as fortes chuvas é que agravou o fenômeno de 2008”, explicou. “Tínhamos que orientar os bombeiros para a própria segurança deles”, disse.
Para Vedovello, que antes de assumir a diretoria do IG compunha o grupo do instituto que atua em áreas de risco, mais gratificante do que receber a medalha foi o orgulho pelo reconhecimento do trabalho dos técnicos do IG. “Fiquei feliz principalmente pela equipe. Essa medalha é o reconhecimento pelo trabalho do IG, que há 20 anos colabora com a Defesa Civil”, destacou.
O major Márcio Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil de Santa Catarina, agradeceu e elogiou o trabalho de todos os profissionais paulistas que atuaram no Vale do Itajaí. “É um prazer para nós Catarinenses estarmos em seu Estado e receber esta comanda, mas é mais importante ver o rosto de todos que abandonaram seus lares e famílias para atender à maior calamidade do país”, ressaltou. “O povo paulista deve se orgulhar do policiamento militar e civil, do corpo de bombeiros, dos médicos, do IG e do IPT. Hoje, eles recebem o obrigado dos catarinenses”, agradeceu.
O comandante geral da polícia militar de Santa Catarina, Coronel Eliésio Rodrigues, e o comandante do batalhão de aviação da polícia militar catarinense, tenente coronel Milton Kern Pinto, bem como o Major Alves, também foram agraciados com a medalha de defesa civil paulista.
Para o secretário chefe da casa militar e coordenador estadual da defesa civil de São Paulo, Coronel Luiz Massao Kita, a solenidade era ainda mais importante. “Celebramos hoje o encerramento da Operação Verão e o aniversário de 33 anos da Defesa Civil do estado de São Paulo e parabenizo o gesto solidário de todos os homenageados aqui presentes”, revelou. O coronel encerrou a solenidade com a declaração que mais poderia representar o sentimento de todos. “Defesa civil somos todos nós e nada é mais forte do que todos nós juntos”.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro calado

quarta-feira, 22 de abril de 2009

UFC sedia Festival de Instalação de Software Livre

UFC sedia Festival de Instalação de Software Livre


22-Apr-2009
Com o objetivo de difundir o uso de software livre, acontece no próximo sábado (25), de 9h às 17h, em Sobral, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre (FLISOL).
O evento será nos laboratórios do curso de Engenharia da Computação da UFC em Sobral (Rua Anahid Andrade, 471 - Centro).
Maior evento de divulgação de software livre da América Latina, o Festival vem sendo realizado desde 2005, em mais de 200 cidades em toda a América Latina. Serão oferecidas palestras, apresentações e mini-cursos sobre o tema, além da instalação gratuita de software livre e legal nos computadores dos participantes.
Os softwares disponíveis serão: Linux: Ubuntu, Openoffice e Firefox. Para quem desejar, haverá ainda a opção de receber um CD da distribuição Linux Ubuntu versão 8.10, bastando, para isto, levar um CD virgem.
A edição cearense do Festival é uma realização do Grupo de Estudos em Linux da Engenharia da Computação (Gelec), do Curso de Engenharia da Computação da UFC. Inscrições e mais informações podem ser feitas no site do Campus de Sobral (www.campussobral.ufc.br/portal ).
Fonte: Prof. Gabriel Paillard, Coordenador do Curso de Engenharia da Computação da UFC - (fone: 88 3613 2829)

Mestrado no Brasil e no exterior

Mestrado no Brasil e no exterior
22/4/2009
Agência FAPESP – A Fundação Ford abriu inscrições para a seleção do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação (International Fellowships Programe - IFP). A iniciativa oferece bolsas de mestrado, por até dois anos, para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social.
Os candidatos para as oportunidades, em cursos no Brasil e no exterior, podem se inscrever até o dia 25 de maio. No Brasil, a Fundação Carlos Chagas coordena o IFP, que também é implementado em 22 países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio, além da Rússia.
As vagas são dirigidas a profissionais que pretendem continuar estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. Os candidatos devem ter diploma de graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários. Todos devem ter residência permanente no Brasil.
A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, sendo incompatível com atividade remunerada. As vagas para a seleção brasileira serão distribuídas prioritariamente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade.
Além da bolsa de estudos, os selecionados terão uma série de apoios, como assistência para a inscrição – para os que não estiverem ainda matriculados em uma pós-graduação –, apoio à participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos, além de auxílios para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.
Os projetos deverão estar relacionados às áreas prioritárias de atuação da Fundação Ford: “Formação de recursos e desenvolvimento comunitário” (financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica, qualificação da força de trabalho e meio ambiente e desenvolvimento), “Conhecimento, criatividade e liberdade” (artes e cultura, educação e ensino superior, mídia, religião, sociedade e cultura e sexualidade e saúde reprodutiva) e “Paz e justiça social” (sociedade civil, governo e direitos humanos).
Mais informações: www.programabolsa.org.br

Exemplo de vida de Ícaro Moreira é seu maior legado

Exemplo de vida de Ícaro Moreira é seu maior legado


20-Apr-2009
O auditório do Centro de Ciências da UFC, no Campus do Pici, recebeu o nome do Reitor Ícaro de Sousa Moreira, em solenidade realizada às 16h da última sexta-feira (17), quando foi assinalada a passagem de um ano de seu falecimento, marcada, também, por uma Celebração da Esperança.
No início da noite, com a presença da Profª. Isaura Diógenes, viúva, dos filhos e irmãos de Ícaro Moreira, houve a aposição de seu retrato na Galeria dos Ex-Reitores. Os oradores que usaram da palavra nos diversos momentos das solenidades enfatizaram que a maior herança deixada pelo Prof. Ícaro é seu exemplo de vida.
O Reitor Jesualdo Farias enfatizou que a memória de Ícaro Moreira “está entronizada em nosso corações, assim como na história da Universidade Federal do Ceará, onde viveu intensamente sua vida acadêmica e, com todas as suas forças e talento, se consagrou a esta Universidade, transferindo para ela, o brilho e entusiasmo que eram suas características maiores”.
O Prof. José Tadeu de Oliveira, Diretor do Centro de Ciências, disse que Ícaro Moreira “nos legou a chama do entusiasmo, otimismo e a crença de que os desafios existem para ser vencidos”.
Em nome dos que fazem o Laboratório de Bioinorgância, o Prof. Jackson Rodrigues de Sousa garantiu que, se pudesse falar com o Ex-Reitor, diria que além da gratidão por todo o incentivo recebido, iria garantir que continuará “trilhando seus caminhos e exercendo seus ensinamentos”.
O retrato do Prof. Ícaro Moreira de Sousa, segundo o autor, artista plástico Ernane Pereira, foi feito sem que ele pudesse posar, pois nem houve tempo. “Tomei como base fotos e pesquisa”, informou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7330 / 3366 7331)

Seleção de professores para Quixadá, Cariri e Fortaleza

Seleção de professores para Quixadá, Cariri e Fortaleza


15-Apr-2009
Estão abertas até 12 de maio as inscrições de candidatos a três vagas de professor efetivo da UFC, para os campi de Quixadá, Cariri e Fortaleza.
O regime de trabalho de 40 horas semanais e dedicação exclusiva. Para o campus de Quixadá a vaga é de professor assistente, setor de estudo Algoritmos e Linguagens de Programação.
Podem concorrer graduados em nível superior com título de mestre e histórico escolar do curso de graduação ou pós-graduação stricto sensu, que comprove correlação com o setor de estudo objeto do concurso.
No Cariri, a vaga é de professor adjunto, setor de estudo Matemática. Podem concorrer candidatos com título de doutor ou livre docente e histórico escolar do curso de graduação ou pós-graduação stricto sensu, que comprove correlação com o setor de estudo objeto do concurso.
Em Fortaleza, a vaga é de professor auxiliar para a Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, no Departamento de Administração, setor de estudo Técnicas de Secretariado I e Comércio Exterior. Podem inscrever-se candidatos com diploma de graduação em Secretariado Executivo.
Mais informações nos editais n° 87, 88 e 91/2009, disponíveis no endereço www.srh.ufc.br/editais.htm .
Fonte: Divisão de Seleção e Orientação da Superintendência de Recursos Humanos da UFC - (fone: 85 3366 7404)

terça-feira, 21 de abril de 2009

POBREZA AUMENTA/PNUD

Reportagens
Brasília, 17/04/2009Pobreza aumenta nas metrópoles do BrasilProporção de pessoas vivendo com menos de meio salário mínimo nas nove maiores regiões metropolitanas cresce 4,9% entre 2000 e 2007-->
Leia também
58% dos municípios falham contra pobrezaBrasil faz mais pelos mais pobresEstudo indica desafio antipobreza no BrasilBrasil reduz a pobreza extrema pela metade
DAYANNE SOUSAda PrimaPagina
Análise feita pelo site de estatísticas Portal ODM mostra que a pobreza nas maiores regiões metropolitanas brasileiras cresceu 4,9% de 2000 a 2007, se considerado o critério de pessoas ganhando menos de meio salário mínimo. Em 2000, 20,02% das pessoas que viviam nessas regiões estavam abaixo da linha de pobreza; em 2007, a proporção passou para 21,01%. Os números vão na contramão da trajetória do país como um todo que, nesse período, passou de 32,75% de pobres para 30%.
De 2000 a 2007 a pobreza cresceu em sete das nove regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo. Mesmo assim, os Estados que abrigam as metrópoles registraram redução da pobreza. A exceção foi o Estado de São Paulo, que teve aumento de 2%. As únicas duas regiões metropolitanas onde houve queda na pobreza no período foram Rio de Janeiro e Curitiba.
A comparação indica que a contribuição dos municípios com menos habitantes é a mais significativa para que os Estados alcancem o primeiro dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), série de oito metas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015. O objetivo é que se reduza pela metade a proporção de pessoas na extrema pobreza, contando a partir de 1990. O critério usado pela ONU, no entanto, é de pessoas que vivem com renda diária inferior a 1 dólar PPC (método que elimina as diferenças de custo de vida entre os países).
A região metropolitana de Recife foi onde mais subiu a proporção de pessoas vivendo com menos de meio salário. O aumento de 14%, porém, não se repetiu no Estado de Pernambuco, que teve queda de 1%. Para o estatístico responsável pela comparação, Alby Rocha, é possível que a contribuição das pequenas cidades se revele quando sair o Censo Demográfico de 2010, que trará os índices municipais atualizados. Atualmente, os últimos dados para municípios são de 2000. De acordo com eles, municípios pernambucanos como Cachoeirinha, Triunfo e Itapissuma (com população equivalente a no máximo 1% dos habitantes da capital) estavam entre as dez cidades que mais combateram a pobreza no período.
“Na última década, a história das regiões metropolitanas e a do Brasil têm sido divergentes”, diz o pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Sergei Soares. Ele afirma que a saída de indústrias das grandes cidades para o interior é responsável pelo ganho maior de renda nos municípios menores. Outra explicação é que até 2004 o país passou por um momento ruim da economia e, depois disso, as cidades menores teriam sido capazes de se recuperar com mais facilidade. Isso se justificaria por alguns problemas mais típicos das grandes cidades, como grande número de desempregados e alta criminalidade. “As regiões metropolitanas têm problemas próprios que não estamos tratando bem”, afirma Soares.
Expectativas
Usando o critério do salário mínimo, a projeção é que o Brasil, como um todo, alcance a meta de reduzir a pobreza pela metade em 2015 (no critério do dólar PPC, ele já alcançou). Até 2007, o país já havia apresentado queda de 38%, mas os índices mostram que a evolução do país na área é desigual. Se mantiverem o ritmo de decréscimo da pobreza detectado entre 1991 e 2007, apenas quatro das nove regiões metropolitanas para as quais há dados cumprirão a meta em tempo.
Em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo a evolução é insuficiente. São Paulo foi onde menos se reduziu a proporção de pobres entre 1991 e 2007: apenas 14,1%. Apesar disso, a metrópole tem, desde 91, a menor proporção de pobres entre as cidades: apenas 17,9%. Já Recife parte dos 56,8% e conseguiu diminuir 28,5%
As mais bem sucedidas são Curitiba e Rio de Janeiro. Em ambas, a pobreza já havia caído 53% até 2007. Se não houver aumento, as metrópoles cumprirão a meta até 2015, junto com Porto Alegre e Belo Horizonte, que, apesar do recente retrocesso, mantém uma média de redução suficiente.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais ReportagensVoltar

Educação promove seleção


Educação promove seleção
segunda-feira, 20 de abril de 2009
A Secretaria da Educação de Sobral abrirá inscrições para a seleção de Diretores e Coordenadores Pedagógicos para escolas públicas municipais. As inscrições para o processo seletivo acontecem no período de 11 a 22 de maio, no horário comercial. Maiores informações 3677.1244 ou na sede da Secretaria, no segundo andar da Prefeitura de Sobral. A Rede Municipal• 42 escolas (21 sede e 19 distrito)• 03 centros de educação infantil• 34.995 alunos atendidos• 45 Diretores • 104 Coordenadores PedagógicosProcesso seletivo 2009Inscrições: 11 a 22 de maioProva Escrita: 07 de junhoCurso de Formação de Gestores: 24 a 26 de junhoProva de Avaliação Situacional: 29 de junho a 10 de julhoEntrevistas: 13 a 24 de julho

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uma mensagem a todos os integrantes de Banco do Planeta

Uma mensagem a todos os integrantes de Banco do PlanetaO Dia da Terra foi criado em 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Ele é celebrado em 22 de abril e, a partir de 1990, outros países passaram a aderir à data.Desde então, muitas manifestações acontecem neste dia, pedindo a proteção da vida no Planeta. A conscientização aumentou. Avanços foram feitos, mas ainda é preciso (e possível) fazermos muito mais!Celebrar não é um ato alienado de fazer festa. Mas sim, a oportunidade de expressar amor e gratidão pelo Planeta que sustenta nossas vidas. É fazer algo a favor de todos, como mutirões de limpeza, economia de água e energia, plantios de mudas, recuperação de solos, redução de consumo... etc.É fazer atos concretos que refletem no equilíbrio de nossa presença sobre a Terra, respeitando todas as outras formas de vida que aqui existem. É tomar consciência da necessidade de mundança e começar a agir, aqui e agora.Vamos juntos? Conte-nos o que você vai fazer para celebrar esta data.Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/

Processo de Georreferenciamento

13 / 04 / 2009 EXCLUSIVO: Até 2011 todas as propriedades rurais do país devem passar pelo processo de georreferenciamento
Danielle Jordan / AmbienteBrasilUm mapa das propriedades rurais do país está sendo elaborado para medição e localização precisa das áreas particulares e públicas. A tecnologia via satélite contribui para o georreferenciamento que está previsto no Decreto 4449/02 e deve ser aplicado em todas as propriedades até 2011.Proprietários que não realizarem a medição dentro do período determinado, não poderão vender, unificar, subdividir ou retificar o imóvel. A medida tem como objetivo formatar um novo mapa das propriedade rurais do país. São utilizadas referências precisas e seguras para a nova medição. A descrição atual dos imóveis é vaga, na avaliação do diretor de registro de imóveis da Associação dos Notários e Registradores do Paraná, Anoreg-PR, João Carlos Kloster.Kloster adverte para o pequeno número de pedidos até o momento no estado. “Nós temos que lembrar que o Paraná é constituído, em grande parte, de pequenas propriedades rurais”, explica. “O prazo para essas propriedades vence em 2011, isso quer dizer que o volume de proprietários que terão que se adequar ao georreferenciamento é enorme e nós não sabemos se teremos engenheiros, topógrafos, equipamentos necessários ou o se próprio andamento do Incra para a certificação, serão suficientes para atender a demanda se todos deixarem para a última hora”, conclui.Em alguns casos o prazo já expirou, como em áreas superiores a 500 hectares, por exemplo, que deveriam ter passado por esse processo entre 2004 e 2008. Para fazer essa adequação, o proprietário deve fazer a medição de acordo com a lei. Os engenheiros e topógrafos que realizam o trabalho devem ser habilitados junto ao Incra.

Divulgação da SBGf

Prezados(as) Associados
Na próxima semana vamos ter na ABGP com a participação da PGS Onshore do Brasil os consultores PhD's Norm Cooper e Yajaira da Mustagh Resources, especialistas em aquisição sísmica (parametrização e controle de qualidade) e processamento de dados, os quais farão uma apresentação para a comunidade de geólogos e geofísicos, empresas e profissionais, interessados nesse tema. Estes consultores são independentes (não tem exclusividade com a PGS) e esta é uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas de quem está fazendo ou pretende fazer aquisição ou processamento de dados sísmicos, segundo os melhores e atuais padrões da indústria internacional.Gostaríamos de convidar Vsa. e os técnicos de sua empresa para essa apresentação, a se realizar na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, a partir das 14:00 horas na sede da ABGP, Av. Alm. Barroso 52 / 21° andar, Ed. do IBP, Centro - Rio de Janeiro. O evento será seguido de um cocktail. Caso haja possibilidade do seu comparecimento e de outros técnicos da sua empresa, pedimos por favor que nos contacte e confirme sua presença para melhor planejarmos o espaço, que é limitado.O site da Mustagh Resources é www.mustagh.com e, caso queria ver o portfólio dos cursos oferecidos por eles, clique aqui.Desde já, agradeço a sua atenção. Atenciosamente,

Mônica Figueiredo
Coordenadora Executiva de Eventos da ABGP
Telefone: +55 21 2215-2353Celular: +55 21 9463-1947
e-mail: monica@abgp.com.br

domingo, 19 de abril de 2009

Iniciativa da Anvisa é premiada em concurso de Inovação

Iniciativa da Anvisa é premiada em concurso de Inovação
A iniciativa “Revisão dos Procedimentos de Pós-Registro de Medicamentos”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficou entre as 10 premiadas no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O concurso é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O resultado do Concurso foi divulgado nesta quinta-feira (16), em cerimônia realizada no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Em primeiro lugar, foi classificado o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) do Ministério da Educação. Desenvolvido em software livre, proporcionou melhoria significativa no planejamento e gestão das políticas e programas educacionais do governo federal. O programa da Anvisa alcançou o nono lugar.
A premiação tem por objetivo estimular a adoção de programas de melhoria da gestão pública e valorizar os servidores que atuam de forma criativa. Em 2008, o Concurso recebeu 161 inscrições – a participação mais expressiva desde que foi criado.
“Precisamos de um Estado moderno capaz de intervir positivamente em situações adversas. Essas experiências mostram que estamos atingindo níveis de excelência na gestão pública brasileira”, afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Também estiveram presentes na solenidade o Ministro da Previdência Social, José Pimentel e o Ministro da Educação, Fernando Haddad.
A análise das experiências foi feita por um comitê julgador, composto por especialistas em gestão e políticas públicas. Os primeiros colocados serão premiados com viagens, e os demais ganham vagas em cursos da ENAP. Todos receberam o Selo Inovação e um livro com as experiências do 13º Concurso. Além disso, têm suas iniciativas divulgadas no Banco de Soluções, no endereço http://inovacao.enap.gov.br.
O Concurso Inovação conta com a parceria da Embaixada da França, da Cooperação Espanhola, da Escola Canadense do Serviço Público (CSPS) e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida).
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Forum Empresarial

Trinta jatinhos em Comandatuba mostram que a crise no Brasil já era(Ilha de Comandatuba) - A oitava edição do Forum Empresarial espera receber, hoje, 12 governadores, 30 senadores e deputados federais, 6 ministros e 320 empresários das maiores organizações do Brasil. Ontem, até o fim da noite, 30 jatinhos supermodernos aterrissaram no aeroporto privado que atende o resort de Comandatuba. No animado jantar, falava-se em tudo, menos na palavra "crise". Seja tudo pela boa vontade da isenção do IPI, diziam...

Fórum Empresarial

19/4/2009 08:25:47Meirelles fala sobre sustentabilidade no Forum de Comandatuba(Ilha de Comandatuba) - O presidente do Banco central, Henrique Meirelles, é o personagem mais importante, segundo o LIDE, neste encontro. Agora pela manhã sua palestra abordará o tema "O desenvolvimento econômico com sustentabilidade". Como o clima é de amizades e comemorações, recomendaram aos participantes "não apertar o convidado". Vejamos o que acontecerá.

8º Fórum Empresarial e 2º Fórum de Governadores

8º Fórum Empresarial e 2º Fórum de Governadores

Dia: 19/4/2009 09:00:00

Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (BA)

Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, a 8a. edição do maior evento empresarial do País reunirá 320 presidentes de grandes corporações nacionais e multinacionais, além de sete ministros, 17 governadores e 25 parlamentares, de 18 a 21 de abril. Nele, acontecerão os seminários “Desenvolvimento Econômico com Sustentabilidade”, dia 19 de abril, das 8h30 às 12h30, e “Sustentabilidade Ambiental”, dia 20 de abril, das 15h30 às 19h30, com as participações dos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes; José Múcio Monteiro, de Relações Institucionais; Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional; Orlando Silva, dos Esportes; e Edison Lobão, das Minas e Energia. Além dos governadores Teotônio Vilela Filho, de Alagoas; Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul; Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina; Jaques Wagner, da Bahia; Cid Gomes, do Ceará; e Eduardo Braga, do Amazonas.

sábado, 18 de abril de 2009

Volume de água já ultrapassa 14 bilhões de metros cúbicos

Volume de água já ultrapassa 14 bilhões de metros cúbicos
— registrado em:
O volume acumulado de água no Estado do Ceará, já ultrapassa os 14 bilhões de metros cúbicos nos 131 açudes monitorados pela Cogerh. Das 11 Bacias que compõem o Estado, 43 açudes já sangraram o que representa um acúmulo de 79% de água. Confira os dados das bacias do Ceará:
Bacia do Alto Jaguaribe – 18 açudes, com dois sangrando.
Bacia do Salgado - 13 açudes, oito ultrapassando os 80% e um com mais de 90%.
Bacia do Banabuiú - 18 açudes, um sangrando, cinco ultrapassam os 80% e dois 90%.
Bacia do Médio Jaguaribe – 13 açudes, com um sangrando, quatro com mais de 80% e um com mais de 90%.
Bacia do Baixo Jaguaribe – Um açude, hoje com 77,16% da sua capacidade.
Bacia do Acaraú – 12 açudes, com oito sangrando, um acima de 80% e um acima de 90%.
Bacia do Coreaú – 09 açudes, seis sangrando e dois já ultrapassam os 90%.
Bacia do Curu – 13 açudes, sete sangrando, um acima de 80%.
Bacia do Parnaíba – 09 açudes, três sangrando, um acima de 80% e um acima de 90%.
Bacias Metropolitanas – 18 açudes, 09 sangraram, um está com mais de 90%.
Bacia do Litoral – 07 açudes, com 06 sangrando.
Assessoria de Imprensa da Cogerh
Vanja Boaventura (vanja@cogerh.com.br - 3218.7024/ 8895.9225.)

cursos profissionalizantes oferecidos pela Cagece

Os cursos serão realizados nos dias 25 e 26 de abril.
Encontram-se com inscrições abertas os cursos profissionalizantes oferecidos pela Cagece em Fortaleza, para formar operadores de estação elevatória de água e operadores de estação elevatória de esgoto. As aulas serão realizadas nos dia 25 e 26 de abril, nas dependências da empresa no bairro Pici. As inscrições podem ser feitas nas unidades do Sine nos bairros Parangaba, Aldeota e Centro. O candidato deve pedir encaminhamento para os cursos.
As formações têm 16 horas de duração cada, sendo realizadas num final de semana, nos turnos da manhã e tarde. Cada turma terá 30 alunos. A partir dos treinamentos, será formado um banco de dados de profissionais capacitados para possíveis vagas que surgirem nas áreas contempladas. Os cursos são ministrados por instrutores da própria Companhia. Entre os itens abordados nos cursos para operador de elevatória de água e esgoto estão noções sobre estações de tratamento de água e de esgoto, assim como a operação e a manutenção das mesmas.
Serviço:
Unidade Sine Parangaba - Av. João Pessoa, 6239Unidade Sine Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015Unidade Sine Centro - Rua Assunção, 699
Assessoria de Imprensa da Cagece:
Janaína Taillade (janaina@cagece.com.br/ 3101.1828 - 3101.1826)

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental.

O período das inscrições vai do dia 20 de abril a 8 de maio.
A Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Saúde, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abre inscrições de 20 de abril a 08 de maio de 2009 para o Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental. O curso, que tem 40 vagas, é direcionado a profissionais de nível superior, que exerçam funções de coordenação ou técnica, na área de vigilância em saúde ambiental, nos municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará.
Ao final da especialização, os participantes devem estar aptos a: detectar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interfiram na saúde humana; recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das situações de risco ambientais; coordenar e executar ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas à qualidade da água, populações expostas a solos contaminados, poluição do ar, produtos químicos e desastres naturais. “Pretendemos oferecer ferramentas para que esses profissionais possam estruturar ou melhorar os serviços de vigilância ambiental nos municípios em que atuam”, explica Edenilo Barreira, um dos coordenadores do curso.
Seleção
São documentos necessários para inscrição: ficha de inscrição preenchida; identidade; foto 3x4; currículo padronizado e cópias dos certificados autenticadas; declaração de vínculo e liberação para a realização do curso, assinada por: no caso de servidor do município: chefe imediato e secretário municipal de saúde; servidor da CRES: coordenador regional; servidor da Secretaria da Saúde nível central: chefe imediato e coordenador; além de carta de intenções dissertando sobre os motivos pelos quais deseja realizar a especialização.
A documentação deve ser entregue no período de inscrições na Central de Serviços da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), localizada na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.
Segundo o edital, o processo seletivo consta de: análise curricular, prova (redação dissertativa) e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 20 de maio. A matrícula dos classificados acontece nos dias 21 e 22 de maio de 2009.
Assessoria de Imprensa da ESP-Ce:
Sheila Raquel (ascom@esp.ce.gov.br - 3101.1412 /9619.1828 / 8877.8389)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

VACINAÇÃO/APRECE

VACINAÇÃO
16/04/2009
Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia dia 25 de abril
A Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – Aprece, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde comunicam aos municípios cearenses que de 25 de abril a 08 de maio de 2009, acontecerá em todo o país a Campanha de Vacinação de Pessoas a partir de 60 anos contra a Influenza (gripe). No período, deverá estar disponível a vacina Dupla Adulto, para aqueles que ainda não se vacinaram ou não completaram seu esquema vacinal contra tétano e difteria. Durante o Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe, todas as Unidades de Saúde com Sala de Vacinas deverão permanecer abertas para atendimento adequado aos beneficiários. A iniciativa de mobilização das prefeituras encampada pela Aprece é para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população cearense. Mais informações com a Secretaria Estadual da Saúde, que está à disposição através de sua equipe técnica (Carmem, Nilce, Júlia, Tereza Wilma e Ana Wilma). Telefone: (85) 3101.5195 e fax: (85) 3101.5203.

A MÍDIA E O IMPERADORAdriano, ou a honra de ser inseto

A MÍDIA E O IMPERADORAdriano, ou a honra de ser inseto
Por Sylvia Moretzsohn em 14/4/2009
Quando, certa manhã, acordou metamorfoseado num inseto monstruoso, aquele pacato caixeiro-viajante cometeu a suprema ousadia de se expor sem máscaras. A repulsa foi previsível e inevitável: a metamorfose daquele pequeno funcionário insignificante que vivia a banalidade metódica de seus dias era a metáfora de um sistema que nos desumaniza a todos, mas que só pode funcionar ao preço da ignorância de nossa condição. Assumindo-se radicalmente como inseto, aquele homem comum e medíocre era nosso espelho insuportável.
A interpretação de Hélio Pellegrino do famoso conto de Kafka, num artigo publicado originalmente em junho de 1968 no Jornal do Brasil e reproduzido vinte anos depois em livro, permite um paralelo com o caso do jogador Adriano: o ex-garoto pobre transformado em celebridade por imposição do complexo midiático-empresarial, que fabrica imperadores e outros fenômenos – e depois os descarta –, decide "dar um tempo" e provoca espanto, indignação e escárnio ao dizer que não é feliz assim e que deseja voltar a ser um homem comum. Suprema ousadia: declara seu amor pelo lugar ("a favela") onde nasceu. Por isso, precisa ser ridicularizado, execrado, criminalizado: é uma afronta insuportável rejeitar o que todos exaltam.
As verdadeiras razões do jogador talvez jamais sejam conhecidas. O que se pode, e de fato importa, avaliar são suas declarações e o tratamento que a nossa imprensa deu ao caso, pelo que revela de insensibilidade, moralismo e preconceito.
O estigma da favela
Adriano deveria ter embarcado de volta à Itália no dia 2 de abril, depois do último jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Não viajou. A partir desse fato, e dos comentários do técnico de seu clube, o Inter de Milão, de que o jogador estaria enfrentando "um problema muito sério", começaram os boatos sobre alcoolismo, drogas e depressão decorrente de uma frustração amorosa.
A aura de mistério intensificava as especulações: como não era localizado, Adriano foi dado como desaparecido, refém de traficantes, teria sido baleado e até morto.
Na verdade, nunca esteve desaparecido. Apenas não aparecia – o que é bem diferente –, e as pessoas com quem poderia ter contato não informavam seu paradeiro.
Os boatos continuaram mesmo depois de amigos, parentes e seu próprio empresário afirmarem que ele estava em casa, "com a família".
Estava mesmo, mas antes havia passado uns dias "na favela".
O medo do caveirão
Essa informação já era objeto de especulação e foi o quanto bastou para detonar a onda de preconceito. O jornal carioca O Dia caprichou: primeiro, destacou o "sumiço"; depois, misturou os ingredientes clássicos para a exploração da conduta reprovável: o convívio na favela – antro do vício, do crime e da perdição – e a "loucura" pela loura da Zona Sul, esse permanente objeto de desejo de pretos e mulatos recalcados. Assim sustentou as edições da semana: Adriano teria sido "resgatado" do morro, era suspeito de estar entre "más companhias" e de consumir cocaína – o gesto banal de esfregar o nariz, congelado numa foto casual do jogador em campo, seria indício bastante para isso –, estava tão perdido que a mãe apelava à oração ("Rezem por meu filho"), pois "salvação, só pela fé".
Ao mesmo tempo, exibida na capa, a loura siliconada de coxas suculentas, embora não desse o menor sinal de ter "caído em prantos", falava sobre o namoro conturbado: negava que o jogador usasse drogas e dizia-se cansada das tantas vezes em que foi buscá-lo no morro, a pedido da mãe dele, "que tem medo do caveirão".
Como se sabe, ninguém precisa sair de Milão ou subir o morro para consumir drogas. E a referência ao medo do caveirão – nem tanto dos traficantes –, embora tão significativa, ficou assim perdida no meio do texto.
Enxurrada de lugares-comuns
Paralelamente, O Dia explorava um jogo de contrastes e de (supostas) contradições. Assim, Adriano aparece feliz ao lado da loura, mas a "paixão maior" da manchete do caderno de esportes tinha outro sentido: o jogador não se referia à mulher, mas à favela. Da mesma forma, estaria "na favela o mesmo Adriano de sempre", embora a foto mostrasse o jogador com suas (boas ou más?) companhias, no mar da Sardenha, batizando seu iate com uma garrafa de Don Pérignon. (O jornal não cita a marca da famosa champanhe, identificável pelo formato do rótulo, talvez por considerar irrelevante esta informação para seu público "popular": champanhe, qualquer que seja, seria "coisa de rico".)
Para arrematar, quando o jogador reuniu a imprensa para comunicar sua decisão, O Dia resolveu associar a frase "dar um tempo na carreira" à negativa do uso de drogas.
Que não se perca por falta de sutileza. Por falta de criatividade, talvez: não faz muito tempo, a mesma frase foi manchete do veículo mais "popular" da casa, o Meia Hora, quando noticiou o afastamento de um ator da Globo para se tratar da dependência de cocaína.
Seria excessivo citar a enxurrada de lugares-comuns e jogos de palavras tão lamentavelmente previsíveis no jornalismo, sobretudo no jornalismo esportivo: "a queda do imperador", "o imperador nos gramados é um rei da confusão", "o imperador vê seu castelo ruir", "joga para o alto a coroa"... Justiça seja feita, imbatível mesmo foi o trocadilho cometido pelo Globo, em matéria retrospectiva que definia os muitos percalços na vida e na carreira do atacante como "a saga onde impera a dor".
É possível recuperar a dignidade
Prisioneiro de estereótipos, esse jornalismo está condenado à simplificação da lógica binária, onde não cabe qualquer complexidade.
Na entrevista coletiva em que anunciou sua decisão de "dar um tempo", Adriano disse que não estava feliz e que queria voltar a viver em seu país, junto dos amigos e da família. Em suma: voltar às raízes. Contradição absoluta no mundo da elite do futebol, que expressa com rara clareza a ideologia da desterritorialização: ali tudo se negocia, inclusive a nacionalidade. Quem pretende penetrar nesse mundo deve abrir mão de toda esperança de cultivo à identidade.
Então o Estadão anota: "Adriano troca a Inter de Milão pelo Complexo do Alemão". A Veja aponta o "milionário do morro" e repete: "Ele prefere a favela a Milão".
A favela é a Vila Cruzeiro, onde morreu Tim Lopes em 2002 e onde a polícia fez uma megaoperação de mais de três meses em 2007, matando oficialmente 19 pessoas em um só dia.
Nessa favela nasceu o menino que ganhou o apelido de Pipoca por causa do lanche que a avó trazia para a garotada que jogava bola no campo de terra. Esse menino despontou para o estrelato, mas agora renega a engrenagem que o transformou em "imperador" e diz que quer voltar para casa. Expõe-se como homem comum, e isso, no mundo de hoje, significa transformar-se em inseto: nas palavras de Hélio Pellegrino, é "dizer `basta!´ a uma estrutura social que, alienando-nos, exige de nós que sejamos, não apenas alienados, mas totalmente insensíveis e inconscientes com relação à distorção alienadora" que nos é imposta.
Reduzido a um inseto, Adriano nos mostra, mesmo sem saber, que é possível recuperar a dignidade.