quinta-feira, 16 de abril de 2009

Termelétrica: Obras avançam e operação está prevista para 2011

Termelétrica: Obras avançam e operação está prevista para 2011
A usina termelétrica a carvão que está sendo erguida no Complexo Industrial e Portuário do Pecém já está com a terraplanagem concluída e até o fim deste ano terá todas estacas das fundações instaladas. O cronograma das empresas que formam o consórcio da Porto do Pecém Geração de Energia, a brasileira MPX - do grupo EBX - e a portuguesa EDP, prevê que a UTE Pecém comece a operar no segundo semestre de 2011 e gere 720 megawatts de energia.
"Estamos com 100% da terraplanagem pronta e com 87% das estacas, de um total de 1.000, que vão sustentar blocos de concreto enormes. A expectativa é que em meados deste ano cheguem as peças maiores, importadas, para que o início da operação comercial das duas primeiras unidades, com 360 megawatts cada, seja no segundo semestre de 2011", detalha o diretor-presidente da Porto do Pecém Geração de Energia, Moacyr May Carmo.
De acordo com ele, estão sendo investidos US$ 1,2 bilhão divididos entre a MPX e a EDP, sendo que 30% sairão dos cofres das duas empresas e 70% de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "Esse valor se refere às duas primeiras unidades, que vão gerar 720 megawatts. No segundo semestre de 2012, terá uma terceira unidade geradora de outros 360 megawatts, mas não faz parte do consórcio, é apenas da MPX", afirma Carmo.
Quanto aos questionamentos ambientais por ser abastecida com carvão mineral, o diretor-presidente da empresa diz que na UTE Pecém serão obedecidos os padrões mais rigorosos do mundo para que a usina não traga efeitos maléficos. "A gente vai atender aos padrões preconizados pelo Banco Mundial (Bird) de emissão de gases e partículas, que são bem maiores que os do Brasil. O financiamento é do BID e o banco é muito exigente na parte ambiental, por isso exigiu os padrões do Bird. A suspensão das obras em dezembro do ano passado foi porque o Ministério Público questionou a legitimidade da Semace (Superintendência Estadual de Meio Ambiente) para dar licenciamento, mas o questionamento foi em relação ao Complexo (Industrial e Portuário do Pecém) como um todo. Nós temos todos os licenciamentos necessários", garante.
EMAIS
UTE PECÉM
- A empresa portuguesa EDP, que compõe o consórcio da Porto do Pecém Geração de Energia com a brasileira MPX, possui uma usina termelétrica em Sines, no litoral sul de Portugal.
- O governador Cid Gomes vistou a usina termelétrica de Sines, que tem algumas semelhanças com o projeto cearense e disse: “Permitam que use uma expressão chula para exemplificar o que vi em Sines: seria possível lamber o chão”.
- Cerca de 4,5 mil pessoas serão empregadas direta e indiretamente durante a fase de construção da usina termelétrica do Pecém.
Fonte: O Povo - 14/04/09

Nenhum comentário: