sábado, 25 de abril de 2009

Açude Pesqueiro

Governo inaugurac, em Capistrano
— registrado em:
O açude beneficiará 17 mil habitantes da Região e tem capacidade para 9,6 milhões de metros cúbicos de água.

Foto: Geraldo Silva
Como parte do Plano Estadual do Recursos Hídricos do Ceará, o governador Cid Gomes inaugurou nesta sexta-feira (24) o Açude Pesqueiro, localizado no município de Capistrano, região do Maciço de Baturité. Situado na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar 9,6 milhões de metros cúbicos de água, o que garantirá segurança hídrica para a população de Capistrano, com cerca de 17 mil habitantes, e mais quatro distritos do município.
O açude, que será monitorada pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), faz parte do Programa de Gerenciamento e Integração de Recursos Hídricos (Progerirh) e recebeu investimentos do valor de R$ 3,2 milhões, com recursos provenientes da parceira entre Governo Estadual e Banco Mundial. Segundo o governador Cid Gomes, o Pesqueiro garantirá não só a segurança hídrica da região, mas também permitirá que a população tenha melhores condições de produzir. “Água é vida, portanto o Governo Estadual está priorizando as ações na área dos recursos hídricos”, ressaltou.
Com a construção do Pesqueiro e demais obras hídricas, o Governo pretende aumentar em mais 10% a capacidade de armazenamento de água do Estado. A atual capacidade é de cerca de 18 bilhões de metros cúbicos de água. Para isso, só na atual gestão já foram construídos 29 açudes e mais oito deverão ser construídos até o fim de 2010.
Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, César Augusto Pinheiro, essas obras são um grande avanço para o Estado. Segundo informações da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), serão construídos ainda este ano os açudes Missi, no município de Miraíma, na Zona Norte do Estado, e Riacho da Serra, em Ibicuitinga, no Vale do Jaguaribe. Estão sendo preparadas as licitações dos açudes Amarelas, em Beberibe; Gameleira, em Itapipoca; Jatobá, em Ipueiras; Jenipapeiro, em Baixio; Mamoeiro, em Antonina do Norte; e Umari, em Madalena.
A obra do Pesqueiro compreende ainda um vila que irá reassentar 50 famílias da região, que haviam sido retiradas da bacia hidráulica do açude. A Agrovila, como é chamada, é formada além das habitações, por escola, igreja e redes de distribuição de água e de energia elétrica. Na solenidade, o governador anunciou ainda a construção da estrada que ligará Capistrano ao município de Canindé, na Região Central do Estado. Cid Gomes também anunciou que está nos planos do Governo ampliar a duplicação da estrada que liga Fortaleza ao município de Redenção, no Maciço de Baturité, o que segundo o governador beneficiará também a população de Capistrano.
Coordenadoria de Imprensa do Governo:
Casa Civil
Julyana Silveira (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

Nenhum comentário: