sábado, 6 de dezembro de 2008

Investimentos da Petrobras

Investimentos da Petrobras: Novo plano não terá reduções
O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse ontem que a empresa petrolífera não vai diminuir os investimentos ou excluir projetos do novo plano de negócios 2009-2013, que deverá ser divulgado no próximo dia 19.
´A empresa não está pensando [em reduzir projetos]. Não é premissa deste plano a diminuição de investimentos e tampouco a exclusão e não realização de novos projetos´, afirmou Estrella durante participação do Plano Nacional.
O diretor de abastecimento e refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, já havia dito que o momento de crise é o mais adequado para se investir e sinalizou que a estatal não iria diminuir o ritmo os investimentos, apesar da menor demanda prevista parta os próximos anos.
Costa evitou comentar sobre possíveis adiamentos de projetos já anunciados, como os das duas refinarias Premium, previstas para serem instaladas nos Estados do Maranhão e do Ceará. O diretor ressaltou ainda que o investimento no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) não será alterado, uma vez que as obras já foram iniciadas.
O executivo minimizou a previsão de retração da demanda do mercado petroquímico e lembrou que a visão sobre o Comperj é de longo prazo.
Sem prejuízo a projetos
Já o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi mais direto e taxativo, afirmando ontem que a construção de novas refinarias da Petrobras não será adiada. Ele disse que a crise financeira internacional e a escassez de crédito não deverão prejudicar projetos nesse sentido. ´Não se constrói uma refinaria em um ano. Se constrói em cinco ou seis anos, e essa crise não pode durar mais que um ano´, afirmou o ministro, após participar do início de um debate no Senado sobre a futura exploração de petróleo na camada pré-sal.
Fonte: Diário do Nordeste - 04/12/08 Cortesia SFIEC

Nenhum comentário: