quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Camarão: hora do meio ambiente

Camarão: hora do meio ambiente

Está em debate na Assembleia Legislativa um projeto-de-lei de iniciativa do Poder Executivo, tratando da instalação de empreendimentos de carcinicultura no Ceará.

O governador Cid Gomes deseja - se sua proposta for aprovada - incentivar a criação intensiva de camarão "em áreas de salinas, áreas de salgados, áreas de apicuns, áreas de restinga, em toda e qualquer área adjacente aos manguezais, rios, lagoas e dunas, respeitando as Áreas de Preservação Permanente (APP´s)".

O projeto proibe criar camarão "em áreas de manguezais e em Áreas de Preservação Permanente". A proposta já provoca um duro debate que contribuirá para o seu aperfeiçoamento, e este é o desejo do governador. A iniciativa é um passo importante para que o Estado do Ceará - respeitando todos os limites da legislação ambiental - viabilize os projetos já existentes de criação de camarão e os que, certamente, serão implementados por capitais de empresários cearenses ou não.

A carcinicultura gera muito emprego e renda. O Equador, país do tamanho de Alagoas, é o maior produtor e exportador latino americano de camarão; o Brasil, com 8 mil quilômetros de costa, produz muito pouco, quase nada. O Ceará tem 570 quilômetros de litoral, e em partes dele - como Aracati, Fortim e Acaraú - a carcinicultura tecnificada já foi testada com êxito. Os empreendimentos frustrados foram os que desrespeitaram o meio ambiente.

Fonte: Diário do Nordeste - (Egidio Serpa)
Edições Anteriores
Busca



ESTUDO APEX-BRASIL SOBRE A EXPORTAÇÃO DO CEARÁ

Srs. Empresários,

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos - APEX-Brasil, disponibilizou Estudos sobre Exportações dos Estados Brasileiros com o objetivo de traçar um panorama das exportações brasileiras por estado, além de identificar mercados que apresentem oportunidades de negócios para seus setores exportadores.

O Estudo pretende subsidiar o processo decisório dos exportadores, auxiliando na escolha dos mercados de destino de seus produtos.

Clique aqui para ter acesso ao Estudo sobre o Ceará.





CERTIFICADO DE ORIGEM DIGITAL



A forma mais rápida e segura de garantir o reconhecimento de seu produto no exterior!


Através do COD-Brasil, o exportador emitirá on-line o certificado de origem, bem como a fatura comercial e a declaração do produtor, de forma fácil, rápida e segura, reduzindo a ocorrência de erros e dinamizando o processo.

Para maiores informações, clique aqui.





TORNE SUA EMPRESA GLOBAL



Conhecer os procedimentos para uma empresa ingressar ou progredir no mercado internacional ficou mais fácil. Para isto, o Centro Internacional de Negócios da FIEC mantém o Balcão de Negócios, um espaço de atendimento exclusivo às empresas, onde são fornecidas informações estratégicas e orientação adequada para o empresário que deseja incrementar seus negócios no comércio exterior.



Como forma de complementar o serviço prestado às empresas, O CIN/CE dispõe de uma Unidade de Atendimento da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).



O intuito da Unidade é aproximar a Apex-Brasil das empresas cearenses, visando inseri-las em projetos já existentes buscando novas possibilidades de fomentar as exportações através dos variados produtos disponibilizados ao empresariado brasileiro.



Visite o Centro Internacional de Negócios e descubra como aumentar a competitividade de sua empresa!



Maiores informações:



Balcão de Negócios: Marlene Albuquerque - Tel: 85 3421-5420



Unidade de Atendimento Apex-Brasil: Laís Bertozo - Tel: 85 3421-5417




Bolsas Cotação Data
Bovespa -1,21% 19/01
Dow Jones -0,11% 19/01
Nasdaq -1,46% 19/01
Merval 0,63% 19/01
Moeda Venda Data
Dólar R$1,673 19/01
Euro R$2,257 19/01
Risco Brasil Pontos Data
172 19/01

Nenhum comentário: