quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto inova na análise de agravos relacionados à água

Projeto inova na análise de agravos relacionados à água

Na última semana de março, pesquisadores de diferentes países se reuniram, no Rio de Janeiro e em Manaus, para pensar em estratégias inovadoras na gestão de agravos relacionados à qualidade da água. Oriundos de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Hungria, Suécia e Grécia, eles fazem parte do Projeto Viroclime, que estuda, desde janeiro de 2010, como as mudanças no clima e no manejo da água podem influenciar as concentrações virais.

Com o objetivo de construir modelos hidrológicos que prevejam seus efeitos no fluxo de vírus causadores de doenças entéricas, a pesquisa produzirá o relatório Estudo de Caso de Vigilância dos Cinco Países Ambientalmente Sensíveis. No Brasil, o estudo envolveu coletas de água do Rio Negro, em Manaus, em pontos localizados nos bairros de Ponta Negra, São Raimundo, Educandos e Colônia Oliveira Machado, e contou com o apoio da unidade da Fiocruz em Manaus, parceira nos trabalhos realizados desde 2004.

Organizado pelo Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro no Brasil foi realizado no Rio de Janeiro e na Fiocruz Amazônia.

Saiba mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Nenhum comentário: