quinta-feira, 12 de abril de 2012

Empresárias brasileiras firmam compromisso pelos direitos das mulheres



Reportagens


Brasília, 28/03/2012
Empresárias brasileiras firmam compromisso pelos direitos das mulheres
Associação de Mulheres Empreendedoras assina Memorando de Entendimento pelo empoderamento feminino e promoção de iniciativas das Nações Unidas



Saiba mais

Evento: “O perfil Profissional da Mulher no Século 21: Oportunidades e Desafios” e entrega do Prêmio AME Mulher Pioneira do Brasil

Data: 28 de março, quarta-feira, às 15h

Local: Escola da Magistratura Federal da Primeira Região (ESMAF) - Brasília (DF)

Acesse mais informações no site da entidade.

Princípios de Empoderamento das Mulheres

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres foram lançados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas em março de 2010. Eles nasceram a partir do esforço de engajar o setor empresarial e suas lideranças em práticas e políticas para equidade de gênero e empoderamento das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade.

Sob o subtítulo “Igualdade Significa Negócios”, os Princípios oferecem uma plataforma para as empresas desenvolverem ações e políticas que visem ao empoderamento de mulheres e à equidade de gênero em toda a cadeia produtiva, promovendo resultados econômicos e sociais sustentáveis.

Acesse aqui o documento na íntegra.

Leia também

Guia promove participação política das mulheres

Violência contra a mulher deve ter tolerância zero, diz Secretário-Geral da ONU

do PNUD e da AME
Um memorando de entendimento que será assinado nesta quarta-feira (28) pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reforça o compromisso da entidade com o empoderamento das mulheres.

Pelo documento, a ser oficializado durante evento promovido pela AME nesta quarta-feira (28/3) em Brasília, a associação se compromete a contribuir para atividades que visam promover os direitos das mulheres, fortalecer o empreendedorismo e a independência financeira das brasileiras de baixa renda e desenvolver ações conjuntas para oferecer oportunidades a mulheres em situação de violência doméstica e vítimas de violência urbana.

Maria Celina Berardinelli Arraes, Coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD, acredita que a assinatura desse memorando de entendimento facilitará a divulgação dos princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio entre as associadas. “A iniciativa reforça a capacidade de liderança feminina pelo exemplo do empreendedorismo e contribui para a defesa da causa do empoderamento das mulheres, para que elas tenham cada vez mais voz ativa na sociedade”, destaca Maria Celina.

Durante o evento, a Vice-presidente da AME, Karina Boner, entregará aos representantes da ONU Mulheres um documento com a adesão de diversas empresas brasileiras aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Esta iniciativa, criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas em 2010, é um mecanismo por meio do qual líderes de organizações de todo o mundo se comprometem a implementar práticas e políticas para promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres nas corporações, no mercado de trabalho e na sociedade.

“Nos últimos meses, temos feito um trabalho no sentido de conscientizar os presidentes das empresas brasileiras a aderirem aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU”, afirma Karina. “Queremos que o Brasil seja um dos países com o maior número de organizações que aderiram a esses Princípios. E a AME assumiu um compromisso público de contribuir para que as empresas cumpram as diretrizes. Para isso, vamos montar uma rede para troca de informações e promoveremos eventos periódicos”, complementa Karina.

Atualmente, 42 empresas brasileiras já aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior número de participantes do pacto, figurando atrás apenas da Espanha e do Japão.

Pacto Global

Durante o evento, Karina Boner também vai entregar ao Coordenador-Residente do Sistema ONU e Representante-Residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, um documento com a adesão de várias empresas brasileiras ao Pacto Global das Nações Unidas. Trata-se de uma proposta voltada a estimular as corporações a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

O Pacto Global prevê a adoção de dez princípios por parte da comunidade empresarial, relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

“O empoderamento das mulheres e o engajamento da sociedade aos princípios de responsabilidade social e de sustentabilidade estão entre as prioridades do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon”, destaca Chediek. “A missão da família da ONU aqui no Brasil também é contribuir para que, cada vez mais, empresas, organizações e pessoas adotem e respeitem estas iniciativas”, conclui o coordenador da ONU no Brasil.

Nenhum comentário: