segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coopercon e os grandes projetos

Coopercon e os grandes projetos
Se a engenharia civil cearense for desafiada a levantar um prédio de 120 metros de altura, usando a melhor arquitetura, a última tecnologia e os mais novos materiais, não apenas saberá construi-lo, mas também como fazê-lo. Já sabemos a quem procurar", foi que afirmou, ontem, ao Diário do Nordeste, o presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon), Marcos Novaes.
Após duas semanas de viagem pelo Oriente Médio e a Ásia, onde se encontra a mais inovadora construção civil do planeta, os empresários da Coopecon iniciarão amanhã, 17, a viagem aérea de 30 horas de volta ao Brasil. "Chegamos aqui com uma cabeça e voltaremos com outra bem mais arejada pelo que vimos nos canteiros das obras e nas fabricas que visitamos", disse ele.

Mais acesso

A Missão Empresarial da Coopercon - que esteve em Dubai e Abi Dabi, nos Emirados Árabes; em Pequim, Quingdao, Shangai e Guangzhou, na China; e em Seul, na Coreia do Sul, "teve acesso ao conhecimento e às tecnologias atuais", o que foi possível pela colaboração da Apex Brasil, que intermediou as reuniões e as visitas técnicas aos canteiros de algumas das maiores obras verticais da engenharia em execução em Dubai pela empresa Arabtec, respeitada no mundo inteiro.

"A Coopercon tem, agora, relação direta com a cúpula da Arabtec, cujos diretores foram convidados a visitar o Ceará para que esse relacionamento seja ainda mais estreitado", revelou Marcos Novaes. Ele fez questão de destacar a atenção com que os diretores da Coopercon foram recepcionados pela Arabtec, expondo-lhes detalhes de cada uma de suas obras, entre as quais se incluem o Khalifa, mais alto edifício do mundo, com 828 metros de altura e 160 pavimentos; e o Infinity, prédio de apartamentos com 73 andares e com elevadores, fabricados pela Hyundai, alcançam a velocidade de 1.080 metros por minuto.

Marcos Novaes referiu-se à parte chinesa da viagem, destacando a visita à empresa Hongda, que fabrica gruas e elevadores de cremalheiras, "aprovada para ser fornecedora das 77 associadas da Coopercon, pois atende as nossas especificações técnicas, as condições de preço e o prazo curto de entrega. Agora, faremos à Hongda as nossas primeiras encomendas".

Também da mesma maneira aconteceu com JVK, empresa que fabrica metais sanitários, e a com a Foshan JBN Ceramics, fabricante de porcelanato. Ambas foram também aprovadas pelos Comitês de Compras de Porcelanato e de Metais da Coopercon como suas fornecedoras.

"No caso do porcelanato, tivemos uma grata surpresa, pois a JBN, além das peças "commodities", usadas na grande maioria dos países, fabrica ainda muitos outros produtos com diferentes dimensões e acabamento, todos com tratamento ´super gloss´ de dupla proteção impermeabilizante". Isto quer dizer que as construtoras da Coopercon poderão personalizar as encomendas, dando a elas distintas dimensões, cores e acabamentos.

Germano Câmara, sócio e diretor da Construtora Cameron, confirmou que, por meio da Coopercon e da trade TAFF4, de São Paulo, que organizou a etapa técnica da visita à China, sua empresa fez o primeiro pedido de porcelanato fabricado pela JBN: "Nossa encomenda chegará a Fortaleza em julho", informou Câmara, que se declarou satisfeito "com a qualidade, o prazo de entrega e com o preço". Ele não disse, mas o Diário do Nordeste apurou que o preço fechado é cerca de 30% mais barato do que o do similar fabricado no Brasil.

Canton Fair

Ontem, a missão da Coopercon visitou a Canton Fair, maior exposição mundial de produtos industriais. A feira, abrigada em área de um milhão de m², tem 55 mil estandes e 155 mil produtos expostos, prosseguirá até o dia 1º de maio. Mais de 200 mil pessoas deverão visitar o evento. Na visita, os construtores cearenses dividiram-se em dois grupos: o primeiro fez encomenda de pontes rolantes e empilhadeiras para suas unidades de corte e dobra de aço. O outro visitou exposição de porcelanato, metais e vasos sanitários. Amanhã, em Hong Kong, eles têm visita técnica e à noite retornam ao Brasil.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: