sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oportunidades de bolsas

Oportunidades de bolsas
Nº: 229
Título: Bolsa de PD em hidrologia
Área de conhecimento: Engenharia Sanitária

Nº do processo FAPESP: 08/58161-1 (página do projeto na Biblioteca Virtual FAPESP)
Título do projeto: Medidas de mitigação e adaptação de comunidades vulneráveis para enfrentar riscos hidrológicos derivados de cenários de mudanças climáticas em bacias hidrográficas urbanas e periurbanas
Área de atuação: Hidrologia e Recursos Hidricos
Pesquisador principal: Eduardo Mario Mendiondo
Unidade/Instituição: CCST/INPE
Instituição Parceira:
Representante Instituição Parceira:
Publicado em: 20/06/2011

Resumo:
O Projeto Temático oferece uma bolsa de pós-doutorado de dois (2) anos na Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, em São Carlos, para desenvolver uma pesquisa sobre uma componente específica do Projeto relacionada com medidas de adaptação e mitigação de comunidades vulneráveis para conviver com futuros riscos derivados de cenários climáticos em bacias hidrográficas.

Duas medidas de adaptação se relacionam com a pesquisa desta vaga: (1) desenvolver, validar e compartilhar modelos de transferência de risco, p.ex. uma versão dos modelos de seguros, atuando como dispositvos para a redução da vulnerabilidade hídrica em cenários de longo prazo, e (2) testar e implementar uma gestão decentralizada do balance hídrico virtual como medida de adaptação sob cenários de longo prazo.

Os candidatos devem ter experiência em hidrologia e recursos hídricos, especialmente com mestrado e/ou doutorado em caracterização hidrológica e dinâmica quali-quantitativa em bacias hidrográficas e estudos sobre tendências temporais quali-quantitativas de bacias e rios, de preferência no Estado de São Paulo, e com diferentes graus de intervenção antrópica.

A primeira parte da pesquisa explorará combinações de cenários de mudanças climáticas e de uso do solo, e seus impactos no direcionamento de modelos de seguros hídricos. Procuram-se novos indicadores de vulnerabilidade, mecanismos de compensação e políticas de adaptação no longo prazo.

A segunda parte da pesquisa trabalha com (1) análise do balanço hídrico real e virtual derivado a partir de cenários de mudança climática gerados pelo CCST/INPE, (2) estabelecer indicadores de vulnerabilidade e adaptação baseados em balanços hídricos virtuais, com as respectivas “boas-práticas”, sejam medidas estruturais ou não-estruturais, com foco na redução dos impactos nos recursos hídricos; (3) propor medidas viáveis para adaptação e compensação visando à sustentabilidade a partir de gestão decentralizada de recursos hídricos no contexto de cenários de mudança climática.

Os candidatos devem enviar Curriculum Vitae, cartas de apresentação de nomes de duas (2) referências de pesquisa e uma carta explicando os interesses do candidato na área de hidrologia e recursos hídricos.

Essas cartas e material deverão ser enviadas no formato PDF para o professor Eduardo Mario Mendiondo (emm@sc.usp.br) até 30 junho de 2011.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais).

Os candidatos serão contatados para ume entrevista, seja pessoalmente ou via Skype ou telefone.

O projeto consolida as linhas de pesquisa realizadas junto ao Depto de Hidraulica e Saneamento da EESC/USP em parceria com o CCST/INPE, atraves de Projeto Tematico (2011-2014).

FAPESP
R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 São Paulo/SP - Brasil
Tel: (+55) 11 3838-4000 Fax: (+55) 3645-2421

Nenhum comentário: